📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A história de Portugal nos Mundiais

- Advertisement -

Mundial de 2014 – Brasil

Fonte: FIFA

Este Mundial mostrou que a nossa selecção não se dá bem fora do nosso continente.

Depois de uma fase de qualificação onde a equipa das quinas consentiu alguns desaires inesperados (dois empates contra o Israel e um empate caseiro contra a Irlanda do Norte), só conseguiríamos obter o apuramento num play-off empolgante contra a Suécia.

Já a preparação para o Mundial no Brasil foi um dejá vu de 2002. A convocatória feita por Paulo Bento contou com vários jogadores veteranos ou até mesmo com jogadores que não tinham feito mais de 20 jogos ao longo da época como João Pereira, Nani, Hélder Postiga ou Éder. Cristiano Ronaldo, tal como Luís Figo em 2002, tinha acabado de conquistar a Champions e de ser considerado o melhor jogador do mundo. Porém, tinha jogado a final da competição lesionado e apresentou-se na selecção nacional com grandes limitações físicas.

Enquanto houve selecções a partirem para o Brasil duas ou três semanas para o Brasil para se ambientarem ao clima do país, a nossa selecção fez o estágio de preparação em Boston nos EUA (mais uma vez devido aos factores de ordem financeira), partindo para o Brasil apenas quatro dias antes do seu primeiro jogo contra a Alemanha. O estágio ficaria marcado pela péssima preparação física, pelos treinos com 10000 pessoas a assistir e pelo número excessivo de folgas.

Na competição, a derrota contra a Alemanha (com expulsão de Pepe) e o empate contra os EUA deixaram a equipa das quinas a precisar de um milagre para conseguir o apuramento. Mas mais do que os maus resultados, a participação de Portugal no mundial disputado no país lusófono ficou marcada pelos inúmeros problemas físicos que assolaram a equipa. Portugal chegaria por exemplo, a utilizar os três guarda-redes no Mundial.

No final, a vitória sobre o Gana por 2-1 não foi suficiente para conseguir o apuramento. E as divergências entre a equipa técnica e o departamento médico levaram à demissão de Henrique Jones, médico da selecção nacional desde o ano de 2000.

Foto de Capa: O Futebólogo

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.