Pouco importa, pouco importa… | Eslovénia x Portugal

- Advertisement -
Jogo de Preparação: terça-feira, 26 de março de 2024, 19h45.

A ANTEVISÃO: SE JOGAMOS BEM OU MAL? JÁ PASSÁMOS ESSA FASE!

Portugal só sabe o que é confronto futebolístico em solo esloveno no degrau anterior aos séniores. Foi lá que os Sub21 perderam o Europeu em 2021, exactamente no SRC Stozice frente a uma Alemanha com Schlotterbeck, Wirtz ou Nmecha. Do actual elenco, repetem a viagem Diogo Costa, Diogo Leite, Dalot, Dany Mota e Vitinha, que falou abertamente sobre o assunto: «As memórias são boas. Não jogámos apenas a final aqui, contra a Alemanha, mas também na fase de grupos e eliminatórias. Foram momentos muito felizes para mim no torneio. Infelizmente perdemos a final, mas também gosto de recordar o resto».

Voltando à actualidade e ao jogo em cartaz, frente a uns eslovenos que se desenrascaram bem na qualificação, o mesmo Vítor afirma existirem ainda «bastantes coisas a preparar», mas «menos do que quando começámos, mas ainda muitas a preparar, tanto ofensiva, como defensivamente». O treinador, a seu lado na antevisão, puxou pelo mesma narrativa.

«A parte defensiva é muita importante. Gostei muito da atitude nesse espeto contra a Suécia durante 60 minutos. No futebol quer-se a perfeição e é isso que procuramos. Sesko e Sporar são jogadores muito dinâmicos e vai ser uma boa oportunidade para trabalhar esses aspetos. Temos muito talento e precisamos de utilizar isso de forma estruturada e coletiva.»

De salientar da convocatória de Portugal a troca de oito por oito: a Nélson Semedo, Rúben Dias, Toti Gomes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Gonçalo Ramos foi dada guia de marcha para voltarem aos clubes e, em sua substituição, chegam-se à frente Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Rúben Neves, Vitinha, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo – não é descabido admitir que nunca uma selecção portuguesa esteve tão confortável em relação ao talento disponível, sendo perfeitamente possível constituir duas equipas de valia equivalente. Por isso, o sentimento no grupo de Portugal é consensual e confessa-o Vitinha: «Sabemos que somos candidatos. Falta mostrar a qualidade que temos. Nós, juntamente com mais duas ou três seleções, somos bastante candidatos. Assumimos isso».

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Portugal, nos AAs, nunca defrontou a Eslovénia, só mesmo a antiga Jugoslávia – e só em casa conseguiu vencer. A única vez que lá foi – na qualificação falhada para o Euro 1960 – saiu vergado a um 5-1…
  2. A Eslovénia volta a um Europeu 24 anos depois da aventura meritória de Zahovic e companhia. Até chegar à Alemanha, além de Portugal, ainda defronta Arménia e Bulgária.
  3. Matjaž Kek é o grande obreiro do regresso à elite, ele que preparou a equipa para uma qualificação competentíssima, com sete vitórias e um empate em dez jogos, empurrando Finlândia e Cazaquistão para os play-off.
  4. Ao leme da sua selecção, Kek tem 25 vitórias e doze empates em 55 jogos. Normalmente utiliza o 4-4-2.
  5. A Eslovénia é a 55.ª classificada do ranking, um pouco distante do sétimo lugar português.
  6. Antes do empate insonso com Malta a duas bolas, vitória em solo norte-americano (0-1 no Toyota Field, Texas) e garantia de primeira internacionalização a… 14 jogadores, a maioria oriundos da Primeira Liga Eslovena, a Prva Liga.
  7. Sesko tem sete golos em 23 presenças pelo Lepizig nesta temporada – roda com Poulsen no apoio a Lois Openda. De Oblak não se justifica menção depois do recente ‘show’ na Liga dos Campeões, mas de Sporar, o terceiro craque da hierarquia, é importante referir os três golos e três assistências na fase de qualificação, além dos 18 golos em ano e meio pelo Panathinaikos.  
  8. O mais internacional da convocatória é o experiente Jasmin Kurtic, atleta do Sudtirol, da Série B italiana: pode assinar contra Portugal a 91ª internacionalização, ficando a dez do recorde esloveno, 101, que pertence a Bostjan Cesar. Oblak vai nas 63.
  9.  Zahovic é o mais goleador de sempre, com 35 golos em 80 presenças internacionais; Sesko, com 11 em 27 jogos, tem tempo para lá chegar.
  10. O árbitro é o bósnio Irfan Peljto, de 39 anos, que já dirigiu portugueses em três ocasiões: o 0-3 dos juniores do Porto ao Hoffenheim, na Youth League em que se sagraram campeões; A final do Euro sub19 em… 2019, na derrota lusa frente à Espanha; e no triunfo do Vitória vimaranense frente ao Steaua, nos play-off da Liga Europa 2019/20. Nunca arbitrou eslovenos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Francisco Conceição Portugal Sub-21
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Francisco Conceição – Vai cumprindo época de total afirmação no futebol nacional e pode agora ser um dos estreantes nas Quinas, partindo em vantagem em relação a Dany Mota nessa conquista da primeira internacionalização pela falta de tradicionais flanqueadores no jogo português. Francisco, depois de experiência hesitante no Ajax, voltou ao Porto e ajudou o progenitor a encontrar a ambiência tática perfeita para as suas características.

Zan Vipotnik A alternativa ao dinamic duo da frente eslovena é Zan Vipotnik, que completou 22 anos a 18 de Março. Depois dum extasiante 22-23 com o Maribor, quando consegue 20 golos em 30 presenças, os ares de Bordeaux chamaram por ele, para aposta forte no regresso à Ligue 1 – e Vipotnik conta com oito golos marcados até agora como Girondino, o que leva o observatório CIES a avaliar o seu passe em 10 milhões de euros.

XI´s PROVÁVEIS

Eslovénia: Oblak; Karnicik, Blazic, Bijol e Janza; Stojanovic, Gnezda Cerin, Elsnik e Mlakar; Sporar e Sesko

Treinador: Matjaž Kek

«Antes do Europeu, queríamos fazer tudo durante a preparação para medir a nossa qualidade e força e isso vai acontecer contra Portugal. Temos de pensar em nós e na nossa preparação».

Portugal: José Sá; Dalot, Danilo Pereira, Inácio, Diogo Leite e João Cancelo; Rúben Neves, Vitinha e Otávio; João Félix e Cristiano Ronaldo  

Treinador: Roberto Martínez

«O nosso objetivo é conseguir informação de muitos jogadores e dar oportunidades. É preciso dar um período de relaxamento para que os jogadores cheguem frescos no verão. Amanhar ganhar o jogo é uma boa forma de agradecerem ao treinador».

PREVISÃO DE RESULTADO: Eslovénia 1-4 Portugal

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda do AC Milan sobre Thiago Silva: «Pode ajudar o Brasil a tentar vencer [o Mundial 2026]»

Alessandro Nesta jogou com Thiago Silva no AC Milan e só tem coisas boas a dizer sobre o defesa-central do FC Porto.

Morten Hjulmand quer sair do Sporting de forma pacífica: eis a situação

Morten Hjulmand quer sair do Sporting no final da temporada, mas de forma pacífica. Lê mais sobre a situação do médio.

Diretor desportivo do Groningen confirma interesse do Benfica em Stije Resink e explica o que aconteceu

Stije Resink esteve na mira do Benfica neste mercado de inverno. Van Mosselveld, diretor desportivo, explica todo o processo.

Benfica informa qual a lesão de Nycole Raysla

Nycole Raysla lesionou-se no último jogo do Benfica. Águias esclarecem a situação da avançada brasileira de 25 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Rendimento de 2 jogadores travou novas idas do Benfica ao mercado em janeiro

O Benfica fez menos duas contratações do que o previsto em janeiro. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral convenceram a estrutura encarnada.

Eis o valor exigido pelo Sporting para vender Morten Hjulmand em janeiro

Morten Hjulmand foi alvo do interesse do Atlético Madrid em janeiro. Sporting exigia 80 milhões de euros da clásula de rescisão para vender o médio.

Oleksandr Zinchenko deixa Arsenal em definitivo e é reforço do Ajax

Oleksandr Zinchenko foi oficializado como reforço do Ajax. Lateral esquerdo deixa Arsenal em definitivo por 1,5 milhões de euros.