Euro’2014 de Sub-19: Transformar o potencial em qualidade

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

Portugal acaba de se qualificar para as meias-finais do Europeu de Sub-19 e para a fase final do Mundial de Sub-20, que se irá disputar no próximo ano, na Nova Zelândia. Com vitórias robustas de 3-0 sobre Israel e de 6-1 sobre a anfitriã, Hungria, a equipa comandada por Hélio Sousa deu um passo importante na continuação da solidificação e crescimento das camadas jovens nacionais, nas suas mais variadas vertentes.

Depois do descalabro que foi o último Mundial de seniores, era importante olhar para os jogadores que querem aparecer e sentir alguma confiança  na matéria-prima que está para aparecer. O primeiro grande teste era este Euro’14 de sub-19 e, pelo que vi, há imenso potencial e jogadores que podem (e devem) ser trabalhados para serem opções regulares no futuro.
Começando pelo grande destaque desta competição, até ao momento: André Silva tem futebol nos pés para vir a ser o grande ponta-de-lança de Portugal no futuro. Depois do descalabro com as opções de Paulo Bento para essa posição no Mundial’2014, eis que aparece um jogador que demonstra verdadeiros argumentos para ser uma boa opção para o futuro próximo da nossa seleção. Os cinco golos apontados nestes dois jogos são apenas uma pequena amostra representativa do que pode dar este jogador a Portugal. Rápido, com boa compleição física e uma facilidade tremenda para arranjar espaços e rematar. Pode melhorar o seu jogo de cabeça, mas, no geral, tem excelentes argumentos para singrar no futebol português. Não será um novo Nélson Oliveira, até porque este tem mesmo as características adequadas para ser um grande ponta-de-lança! Tem Lopetegui, treinador do FC Porto, a responsabilidade de cuidar do seu processo de evolução. Pelo pouco que se conhece do passado do treinador espanhol, dá para perceber que não tem receio de apostar nos mais novos. E os portugueses (principalmente os portistas) esperam que assim continue.

André Silva já apontou 5 golos e tem sido um dos destaques do Europeu de Sub-19 Fonte: Site Oficial do FC Porto
André Silva já apontou 5 golos e tem sido um dos destaques deste Europeu de Sub-19
Fonte: Site Oficial do FC Porto

Mas não só de André Silva se faz esta seleção. Há muito mais talento nesta equipa. Em primeiro lugar, confesso que tive alguma tristeza por não ver Nuno Santos, jovem extremo do Benfica, nesta equipa. Já o tinha acompanhado na Youth Cup e é pena que, pela lesão que contraiu, não esteja nas opções de Hélio Sousa. Ainda assim, e para compensar essa perda, Portugal tem Ivo Rodrigues e Gelson Martins, que têm demonstrado ser opções muito válidas nesta equipa. Mais até Gelson, extremo rapidíssimo do Sporting, que tem uma capacidade tremenda para desequilibrar no um para um. O grande golo que marcou hoje foi um pequeno exemplo daquilo que este jogador pode oferecer a Portugal.

Na zona do meio-campo, gostaria de destacar dois jogadores: Tomás Podstawski e Marcos Lopes. O segundo, creio, dispensa qualquer tipo de apresentações. É “só” o jogador mais novo de sempre a marcar um golo em jogos oficiais com a camisola do Manchester City e este ano, no Lille, tem todas as condições para ser uma opção regular na equipa de René Girard, que disputa a Liga dos Campeões. Não engana: é mesmo craque. A par de André Silva, é aquele que me parece ter um caminho mais curto a percorrer rumo à equipa sénior de Portugal. Quanto a Podstawski (outro jogador do Porto), é um médio com uma maturidade acima da média, com uma forte capacidade de recuperar bolas e iniciar situações de ataque. É, talvez, a peça mais importante deste meio-campo e é o jogador que equilibra a equipa. Sabe gerir os ritmos de jogo e parece ser a voz de comando de Portugal. Finalmente, apesar da boa exibição de ambos, nota-se, claramente, que há um defesa-central superior ao outro. João Nunes, do Benfica, é o maior destaque da zona mais recuada desta equipa e aquele que apresenta maior margem de progressão. O maior elogio que se lhe pode dar é mesmo dizer que parece um jogador de Primeira Liga. Forte no jogo aéreo, grande sentido posicional e, pese embora o facto de ser um jogador muito robusto,  muito ágil e rápido na antecipação. Um valor seguro que deveria ser aproveitado pelo Benfica.

A competição ainda não acabou e Portugal até pode nem ganhar nada. Mas o mais importante já ninguém nos tira: o valor individual dos nossos jogadores. Há jogadores com um potencial tremendo e que fogem muito à regra comum do típico atleta português: a falta de intensidade. Todos estes jogadores que aqui apontei podem vir a ser importantes para Portugal. Agora é ter coragem e apostar neles.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na LiveModeTV, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting fecha guarda-redes que já passou por Portugal e há mais novidades

O Sporting fechou a contratação de Kaique junto do Palmeiras de Abel Ferreira. Guarda-redes de 23 anos chega a Lisboa nas próximas horas.

Muitas mudanças na baliza: Juventus fecha mais um guarda-redes

Kamil Grabara, guarda-redes polaco de 27 anos, vai ser emprestado pelo Wolfsburgo à Juventus com cláusula de opção de compra.

Manchester City entra na corrida por avançado do Liverpool: eis a situação

O Manchester City junta-se à corrida por Cody Gakpo. Cytizens entraram em contacto com a comitiva do avançado do Liverpool.

Rafael Leão informa AC Milan de Ruben Amorim: Se sair há clube prioritário

Rafael Leão informa o AC Milan que, caso deixe o clube, o Galatasaray tem prioridade. Houve duas ofertas rejeitadas.

PUB

Mais Artigos Populares

César Peixoto quer vir a Portugal e à Segunda Liga contratar defesa central para o Wolverhampton

Brayan Medina é alvo do Wolverhampton para reforçar o setor defensivo. César Peixoto quer contar com o central do Tondela no seu plantel.

Relatório Tático: FC Porto x Arouca | 3.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto derrotou o Arouca por 2-0 no Estádio do Dragão. Fica com o meu relatório tático do encontro da 3.ª jornada da Primeira Liga.

Barcelona pode fazer à volta de 100 milhões de euros com 3 vendas

Marc Casadó, Alejandro Balde e Hector Fort podem estar de saída do Barcelona. Blaugrana definem preço dos três jogadores.