Portugal 0-1 Alemanha: Mini-Mannschaft rouba-nos o sonho!

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

Justo e inequívoco. Assim se pode caracterizar o triunfo da selecção alemã sobre Portugal na final do Europeu Sub-19. Com o dobro dos ataques, o dobro dos remates e muito mais posse de bola, a Alemanha controlou sempre as operações e nunca deixou de se revelar mais madura, mais pragmática e mais fresca do que Portugal ao longo da partida.

Depois de traçarem um percurso notável até à fase final do Europeu, Portugal e Alemanha confirmaram na Hungria que eram as duas equipas mais fortes da competição. A equipa portuguesa, de resto, venceu os três jogos da ronda de qualificação, venceu os três jogos da ronda de elite e venceu os três jogos da derradeira fase de grupos. Com este trajecto 100% vitorioso, repetiu a presença do ano passado nas meias-finais. Novamente contra a Sérvia, uma vez mais com penalties à mistura. Desta vez a sorte sorriu à turma lusitana e os nossos meninos tiveram o mérito e o privilégio de disputar à tão ansiada final.

André Silva foi um dos jogadores em destaque neste Euro Sub-19  Fonte: UEFA
André Silva foi um dos jogadores em destaque neste Euro Sub-19
Fonte: UEFA

A história do jogo desta tarde resume-se rápido: a Alemanha, com o seu futebol simultaneamente musculado e técnico, dominou durante os 90 minutos e venceu bem. Na primeira parte, Portugal apresentou-se com um bloco baixo (muitas vezes com onze homens atrás da linha de meio-campo), confiando na mobilidade e na capacidade de explosão dos seus atacantes para chegar ao golo através de transições rápidas. Porém, a pressão alta e o excelente posicionamento defensivo dos germânicos inviabilizou a maior parte das saídas de bola dos pupilos de Hélio Sousa, que se viram obrigados a recorrer demasiadas vezes ao ineficiente jogo directo para chegar à área adversária. A qualidade de passe, a velocidade de circulação e a confiança com a bola no pé – o ADN da equipa portuguesa até à final – não se fizeram notar e pouco antes do intervalo Mukhtar fez o golo que tranquilizou a Mannschaft e que acabou garantir a vitória alemã. No segundo tempo, mais do mesmo. Apesar de mais afoita, chegando mais vezes à baliza adversária e pressionando mais à frente, a selecção portuguesa nunca foi capaz de pôr em causa a supremacia da Alemanha, que, com inúmeras ocasiões para dilatar a vantagem, continuou a ser a equipa mais perigosa.

Este torneio, e esta final em particular, permitem-nos tirar algumas conclusões em relação aos dois finalistas. Por um lado, a Alemanha colheu mais um fruto da sua acertadíssima política futebolística – este título resultou da mesma aposta na formação que levou Lahm a erguer o troféu da Copa do Mundo há poucos dias e que fez da Bundesliga um dos mais fantásticos campeonatos do planeta. Com um conjunto de jogadores muito jovens mas muito experimentados (todos com rodagem no futebol sénior, a maior parte deles em equipas do primeiro escalão), a Alemanha limitou-se a confirmar o favoritismo com que partiu para a final.

A Alemanha venceu e convenceu neste Euro Sub-19  Fonte: UEFA
A Alemanha venceu e convenceu neste Euro Sub-19
Fonte: UEFA

Por outro lado, Portugal voltou a provar que há muito talento dentro no nosso país, que o trabalho desenvolvido pelos clubes e pela FPF no futebol juvenil tem sido muito bem feito e, ao mesmo tempo, que urge mudar a filosofia do nosso futebol se queremos manter-nos competitivos face às grandes potências do desporto-rei. O que não nos falta são grandes jogadores jovens. O que nos falta é apostar de forma sistemática, contínua e convicta nesses grandes jogadores jovens. Tal como acontece na Alemanha. Os clubes portugueses – não só “três grandes”, mas todos os clubes profissionais – têm de dar oportunidades reais aos jogadores das suas canteras. Tal como acontece na Alemanha. Olhamos para o onze da Alemanha e vemos onze jogadores de onze clubes diferentes. Olhamos para o onze de Portugal e vemos um jogador do Ribeirão (a excepção), um jogador do Manchester City (que ilustra o êxodo cada vez mais frequente e cada vez mais precoce de jovens promessas lusas para o estrangeiro) e… nove jogadores das equipas B dos “três grandes”. Está tudo dito!

Para finalizar, não posso deixar de confessar o orgulho que senti ao ver esta mui nobre geração de guerreiros portugueses chegar à final. Portaram-se lindamente, dignificaram as quinas que trouxeram ao peito e fizeram-nos sonhar. Sob pena de ser injusto, gostaria de destacar três jogadores: Rony Lopes, a estrela; Tomás Podstawski, o capitão; André Silva, o melhor marcador. Giram eles bem as suas carreiras e podem em breve vestir a camisola da selecção principal de futebol.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Santo António e Katy Perry nas estreias em casa – Diário do Mundial 2026 #2

No segundo dia do Mundial 2026, o Canadá e a Bósnia e Herzegovina empataram por 1-1 e os EUA golearam o Paraguai. Jogos serviram como estreias nos dois países anfitriões.

EUA mostram-se a nível mundial e goleiam um Paraguai atónito na estreia do Mundial 2026 nas terras do Tio Sam

Os EUA dominaram o Paraguai e venceram na estreia no Mundial 2026. Primeiro jogo da prova disputado no país norte-americano.

Roberto Martínez revela o trabalho que adiantou no voo até Miami e destaca: «Agora é o momento de começar o segundo bloco»

Roberto Martínez falou após a chegada de Portugal aos EUA. Seleção nacional já está em Miami, lugar do quartel-general do Mundial 2026.

Malu Schmidt renova com o Braga até 2029

A avançada brasileira, de 25 anos, prolonga o vínculo com o Braga após uma época em que registou 17 golos e quatro assistências em 29 jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Comitiva de Portugal já aterrou nos EUA e avança para o último estágio de preparação para o Mundial 2026

Portugal já está nos EUA. Avião que transporta a comitiva portuguesa já aterrou em Palm Beach, Miami, onde estará sediado o quartel-general.

Jogo do Brasil grátis em menu de 4 partidas: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 neste sábado de Santo António, 13 de...

Chegaram os dias longos de Mundial 2026, com quatro jogos em sequência. Sabe onde ver os encontros de sábado, 13 de junho.

Benfica vence Sporting e está em vantagem na final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Sporting por duas bolas a uma, no primeiro encontro da final da Primeira Liga de Futsal.