Portugal 7-0 Liechtenstein (Sub21): O número da perfeição

- Advertisement -

Quatro meses depois do último jogo de qualificação de Portugal para o Campeonato Europeu de Sub21 (2-1 contra a Suíça, a 14 de novembro de 2017), os pupilos de Rui Jorge voltaram à ação, desta feita contra a seleção do Liechtenstein.

Com sete pontos em quatro jogos disputados, a seleção das Quinas partiu para este jogo no terceiro lugar do grupo 8 (menos dois jogos realizados do que primeiro e segundo classificados), e com urgência em pontuar.

Face à ausência de Rúben Dias (convocado por Fernando Santos para a Seleção A, e posteriormente dispensado devido a lesão), Rui Jorge foi obrigado a chamar Jorge Fernandes (emprestado pelo FC Porto ao Tondela) ao onze. Os benfiquistas João Félix e Heriberto Tavares e o bracarense Xadas foram as outras novidades num XI que contou ainda com Joel Pereira na baliza, Diogo Dalot, Francisco Ferreira e Yuri Ribeiro na defesa, Pedro Rodrigues e João Carvalho no meio campo e Diogo Gonçalves na frente de ataque.

Portugal entrou muito forte na partida e, logo aos sete minutos, Diogo Gonçalves inaugurou o marcador, após uma grande cobrança de um livre direto. 1-0 a chegar com a maior das facilidades.

Três minutos volvidos, e novo golo para a seleção portuguesa. Após um erro crasso do guarda-redes do Liechtenstein, numa saída em falso da baliza, há mão na bola de um defesa e o árbitro Genc Nuza não hesitou: penálti para Portugal. O capitão João Carvalho não tremeu e fez o 2-0.

Num Estádio João Cardoso praticamente vazio, e com a chuva a cair intensamente em Tondela, a equipa de Rui Jorge praticava um futebol atraente, sob a batuta dos médios João Carvalho e João Félix.

Cantos estudados, triangulações perfeitas a meio campo e uma grande profundidade e disponibilidade nas laterais eram alguns dos ingredientes principais desta receita avassaladora, que, como era expectável, fez com que Portugal chegasse ao terceiro golo: Xadas, aos 26 minutos de jogo, e após grande envolvimento ofensivo entre Carvalho e Heriberto, cabeceou para o fundo das redes.

À meia hora de jogo, mais do mesmo. Dalot, numa grande progressão pelo flanco direito, cruzou para Diogo Gonçalves, que, de cabeça, só teve de encostar. 4-0 em Tondela, com o benfiquista a bisar.

Para fechar a primeira parte, a cereja no topo do bolo: num momento de pura magia, João Carvalho bisa na partida, no seguimento de um grande cruzamento de Pedro Rodrigues. 5-0 no placard, com o árbitro natural do Kosovo a mandar as equipas recolherem aos balneários.

Após um merecido descanso dos jogadores portugueses, que efetuavam uma exibição sublime, deu-se início à segunda parte.

Com tudo igual, Rui Jorge, aos 57 minutos de jogo, decide efetuar dupla alteração: entrada dos leões Rafael Leão e Pedro Delgado, para a saída, com direito a grande aplauso, de João Carvalho e de Diogo Dalot.

Aos 62 e aos 65 minutos, chega uma dose dupla de golos, com o cunho pessoal do suspeito do costume: Diogo Gonçalves, após uma boa bola do recém-entrado Leão, a chegar ao hat-trick, e, três minutos depois, a oferecer o golo ao miúdo João Félix, que se estreava a marcar pelos sub21.

7-0 para Portugal num jogo em que não houve Liechtenstein. Por outro lado, houve golos da seleção portuguesa para todos os gostos e feitios. Uma tarde de passeio para os sub21 portugueses, que se deslocam à Suíça na próxima terça-feira, para um jogo importantíssimo para as contas do grupo 8.

Foto de capa: FPF

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto já pensa em encher os cofres: situação de David Carmo chama a atenção no Dragão

David Carmo pode ser reforço do Olympiacos no mercado de verão. O FC Porto tem direito a 10% de uma futura transferência.

Fechado: Luís Esteves de saída do Gil Vicente para fazer companhia a Paulinho no futebol mexicano

Luis Esteves está a caminho do Atlas da Liga Mexicana. O médio vai deixar o Gil Vicente após uma temporada.

Real Madrid nega Michael Olise mas está no mercado: eis a posição que os merengues querem reforçar já

O Real Madrid emitiu um comunicado a desmentir a intenção de comprar Michael Olise. Os merengues estão em busca de um médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Oliveira deixa o Benfica e assina pelo Rennes até 2031

O Rennes confirmou a contratação de Gonçalo Oliveira. Defesa-central de 19 anos deixa o Benfica a troco de 3,5 milhões de euros.

Gonçalo Ramos e a sua estreia pelo Benfica: «Será que nunca mais vou ter oportunidade de jogar na equipa principal?»

Gonçalo Ramos recordou a sua estreia no Benfica em uma entrevista. O português teve receio de nunca mais voltar a jogar pelos encarnados.

Real Madrid emite comunicado a negar qualquer contacto com Michael Olise

Este sábado, o Real Madrid anunciou que não entrou em contacto com Micheal Olise, contrariando os rumores das últimas semanas.