Tem de dar | Portugal x Uzbequistão

- Advertisement -

Campeonato do Mundo 2026: 2.ª jornada. 23 de junho de 2026, 18h00.

A ANTEVISÃO: UM TUDO OU NADA ENTRE UM MAR DE POLÉMICAS

Depois de um início quase catastrófico, Portugal procura a sua primeira vitória no Mundial 2026, numa semana marcada por várias polémicas internas, onde alguns jogadores da seleção portuguesa e as suas famílias foram alvos de invasões de fãs de Cristiano Ronaldo descontentes com a forma como o astro português é, alegadamente, tratado pelos companheiros de equipa. Sem resposta oficial nem oficiosa quanto ao assunto, a seleção procura blindar o balneário a barulho exterior e focar-se naquilo que importa: o que acontece dentro das quatro linhas. 

No jogo de estreia, frente à RD Congo, Portugal usou e abusou de passes para o lado e para trás, numa recusa ao passe progressivo e à baliza adversária que perdurou 90 minutos. O excesso de conservadorismo custou à seleção nacional dois preciosos pontos, e agora não há tempo nem pontos a perder. Portugal defrontará uma equipa sem medos de se esconder dentro da sua área e aproveitar eventuais transições 

Do outro lado está o Uzbequistão, em estreia absoluta em campeonatos do mundo e que perdeu o seu primeiro jogo frente à Colômbia por 3-1, onde ainda conseguiu marcar o seu primeiro golo de sempre num mundial. Com poucas aspirações e treinada por um campeão do mundo, a seleção da Ásia Central procura mostrar-se a bom nível e parar as intenções portuguesas, recorrendo, provavelmente, ao seu bloco baixo em 1x5x4x1 e procurando transições ofensivas, quando oportuno.

Adivinha-se um jogo de sentido único, com a bola nos pés de jogadores portugueses durante quase a totalidade dos 90 minutos. Do ponto de vista português, espera-se mais afinco ofensivo e capacidade de chegar à baliza adversária, onde certamente existem jogadores capazes de fazer a diferença. Do outro lado, também é sabido que uma nova derrota praticamente eliminaria a seleção do Uzbequistão, pelo que é um jogo de tudo ou nada para o conjunto de Fabio Cannavaro. 

O árbitro nomeado é Jalal Jayed. 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o primeiro confronto entre Portugal e Uzbequistão na história dos mundiais. 
  2. Portugal precisará obrigatoriamente de vencer para se colocar na liderança do grupo. 
  3. Uma vitória portuguesa e uma vitória da República Democrática do Congo eliminariam o Uzbequistão deste Mundial. 
  4. Cristiano Ronaldo pode juntar-se a Messi enquanto únicos jogadores a marcar em seis mundiais diferentes. 
  5. A principal referência da seleção asiática é Abdukodir Khusanov, atual defesa central do Manchester City. 
  6. Cristiano Ronaldo está a um golo de igualar o recorde de Eusébio enquanto jogador português com mais golos em fases finais de mundiais. 
  7. Uzbequistão procura a sua primeira vitória de sempre num campeonato do mundo.
  8. João Neves marcou o primeiro golo da seleção portuguesa neste mundial, foi também o seu primeiro golo em mundiais, naquele que também foi o seu primeiro jogo num mundial.
  9. Uzbequistão é treinada pelo lendário defesa central e campeão do mundo Fabio Cannavaro.
  10. “Os lobos brancos” são a primeira seleção de sempre da ásia central a chegar a uma fase final do campeonato do mundo. 

JOGADORES A TER EM CONTA.

João Félix a jogar por Portugal
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

João Félix – Um dos principais problemas da exibição de Portugal frente à RD Congo foi a incapacidade da seleção nacional de popular e usufruir do corredor central para desenvolver os seus ataques, caindo na tentação de circular a bola lateralmente, demorando muito a fazer girar o jogo de um lado ao outro. Na teoria, uma solução simples para este problema passa por colocar jogadores capazes de jogar em espaços curtos e com poucos toques no entre as linhas adversárias, como João Félix, que fez as melhores épocas da sua carreira no corredor central, perto de um avançado fixo. Com liberdade para se soltar de referências individuais e ler o jogo, João Félix é um dos variados jogadores da seleção portuguesa capaz de trazer dinamismo ao ataque português e trazer as jogadas para perto da baliza adversária, ao invés de fazer parte de uma circulação oca e sem objetividade. 

Abdukodir Khusanov Manchester City mercado de inverno
Fonte: Manchester City

Khusanov – Havendo a possibilidade do Uzbequistão ser já eliminado neste segundo jogo do mundial, de certo que a seleção asiática quererá dar uma boa imagem de si própria. É de esperar que esta seleção tenha muito menos bola que a seleção portuguesa e que se refugie no seu próprio bloco, aproveitando saídas ocasionais para tentar a sua própria sorte. Será um jogo de paciência de parte a parte e onde a seleção do Uzbequistão precisará de muita concentração e foco para conter a seleção portuguesa, passando principalmente por Khusanov, defesa central estrela deste conjunto, atual jogador do Manchester City.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Ruben Dias, Renato Veiga, João Cancelo, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, João Félix, Francisco Conceição, Cristiano Ronaldo

Treinador: Roberto Martínez 

«Acho que é importante para nós perceber aquilo que precisamos de fazer com bola, como é que podemos criar as nossas vantagens táticas para encontrar os espaços certos, para encontrar situações de um contra um».

Uzbequistão: Utkir Yusupov, Farrukh Sayfiev, Oston Urunov, Abdukodir Khusanov, Abdulla Abdullaev, Sherzod Nasrullaev, Akmal Mozgovoy, Otabek Shukurov, Abbosbek Fayzullaev, Oston Urunov, Eldor Shomurodov

Treinador: Fabio Cannavaro 

«Pedi à minha equipa para jogar com mais garra, mas não podemos só correr de forma estúpida».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 3-1 Uzbequistão

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Os números de Lionel Messi, a chuva a quem Kylian Mbappé não deu tréguas e o fenómeno Erling Haaland – Diário do Mundial 2026...

Dia de vitórias dos favoritos e com exibições de luxo. França e Noruega no Grupo H e Argentina e Argélia no Grupo J, venceram no Mundial 2026.

Lista atualizada: eis as 4 seleções já eliminadas do Mundial 2026

A Jordânia está eliminada do Mundial 2026. Asiático são a quarta seleção a ver confirmado o afastamento da competição.

Muitas novidades: já há 6 seleções nos 16 avos de final do Mundial 2026 e algumas com informações sobre o próximo jogo

A França, a Noruega e a Argentina juntam-se aos 16 avos de final do Mundial 2026. No total, são seis as seleções apuradas para a ronda.

Argélia garante reviravolta contra a Jordânia na 2ª parte e elimina seleção estreante do Mundial 2026

A Argélia não viveu um jogo fácil, mas conseguiu a vitória e os três pontos. Com a derrota, a Jordânia está fora do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi e Kylian Mbappé disparam na corrida à Bota de Ouro do Mundial: eis os melhores marcadores da prova

Com os dois golos apontados frente à Áustria, Lionel Messi isolou-se no topo da lista de melhores marcadores do Mundial 2026.

Chuva trouxe Tempestade Mbappé e França vence Iraque no jogo mais longo do Mundial 2026 para seguir para os 16 avos de final

Mais um jogo, mais uma vitória da França. Triunfo sobre o Iraque em jogo marcado por uma tempestade que interrompeu o encontro.

EM DIRETO: Roberto Martínez faz a antevisão do Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. O selecionador nacional lançou o segundo jogo luso no Mundial 2026.