Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

O futebol jovem em Portugal teve um crescimento notável desta década, e houve vários factores que levaram a este crescimento, desde o investimento feito pela FPF após o Euro 2004, o investimento nas condições para as camadas jovens feito por vários clubes nacionais, à criação das equipas B, etc.

E tocando no assunto das equipas B, algo que com o tempo passaria a ser comum nestas equipas seria a aposta em jogadores ainda com idade de júnior, com o intuito destes começarem a ter contacto com o futebol sénior, e promover-lhes um patamar competitivo superior que os estimulasse enquanto atletas, fazendo com que aprimorassem as suas qualidades.

Assim se começou a verificar no Benfica no caso de atletas como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Rúben Dias, que já eram habituais titulares na equipa B com idade de júnior. O FC Porto B, depois de se sagrar campeão da Segunda Liga, passou a aplicar a mesma política com jogadores como Rui Pedro, Diogo Costa, Diogo Dalot e Diogo Queirós. O Sporting viria a fazer o mesmo com Pedro Silva, e mais recentemente com Tiago Djaló, Miguel Luís e Rafael Leão. E o Sporting Clube de Braga não quis ficar atrás com a aposta em Francisco Trincão.

A aplicação desta prática fez com que os jogadores queimassem etapas e começassem a dar o salto para patamares competitivos mais altos assim que começassem a sobressair, fazendo com que estes pudessem dar continuidade à sua evolução, jogando contra adversários de maior tarimba. Com isso, vão aparecendo cada vez mais futebolistas juniores que estão a um nível acima da maioria dos jogadores da sua idade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Lyon de Paulo Fonseca escapa com triunfo pela margem mínima na receção ao Lille

Este domingo, o Lyon de Paulo Fonseca bateu o Lille por 1-0, apesar da exibição pouco conseguida. Tiago Santos foi titular nos visitantes.

Atenção, Benfica: Jude Bellingham saiu lesionado e em lágrimas aos 10 minutos da vitória do Real Madrid

Jude Bellingham pode falhar o embate com o Benfica na Champions League. O médio inglês abandonou o jogo com o Rayo Vallecano aos 10 minutos, em lágrimas.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.

Arábia Saudita em choque: Karim Benzema perto de deixar o Al Ittihad de Sérgio Conceição e de se mudar para o maior rival

Karim Benzema levou a sua avante e está de saída do Al Ittihad de Sérgio Conceição. Avançado a caminho do Al Hilal.

André Villas-Boas faz balanço à temporada: «Nada está ganho. Continuaremos a disputar tudo, contra tudo e contra todos»

Num artigo de opinião publicado na revista Dragões, André Villas-Boas analisou a primeira metade da temporada 2025/26 do FC Porto.