Brasil | E assim nasce um Rei (e uma equipa)

- Advertisement -

Dois dos mais tradicionais e icónicos ‘países do futebol’ voltaram a defrontar-se quase sete anos depois. Foi o 27.º encontro entre Inglaterra e Brasil. O histórico de confrontos dava vantagem ao Brasil (11 vitórias contra quatro), mas o momento atravessado pelas duas seleções atribuía, por si só, um ligeiro favoritismo à seleção dos Três Leões.

A Inglaterra partia para este encontro com outra bagagem (terceiro lugar no ranking e 10 jogos consecutivos sem perder) e perfeitamente identificada com as ideias do seu treinador (91.º jogo com Gareth Southgate no comando técnico) enquanto o Brasil passa, atualmente, por um período de transição.

Aliás, este duelo marcou a estreia de Dorival Júnior como selecionador brasileiro, depois da saída de Tite e a curta passagem de Fernando Diniz. E a verdade é que o ex-técnico do São Paulo não podia ter pedido uma melhor estreia – vitória por 1-0, em Wembley, num jogo que contou com muitos aspetos positivos do lado da seleção canarinha e a estreia de Wendell, lateral do FC Porto.

A partida começou a todo o gás e em apenas 18 minutos ambas as equipas já tinham tido claras oportunidades de golo. O nulo foi subsistindo e provando-nos que um 0-0 também pode ser um bom jogo de futebol. Entretenimento não faltou, desde lances caricatos, grandes pormenores técnicos (festival de Paquetá), bolas no poste e até uma saída por lesão – Kyle Walker.

O Brasil entrou mais forte, com várias recuperações de bola por parte dos médios (Bruno Guimarães, João Gomes e Paquetá complementam-se muito bem e provaram hoje que não é por acaso que têm sido três dos melhores médios desta edição da Premier League) e constante exploração dos três homens da frente.

Sem ponta de lança fixo, Dorival apostou num ataque extremamente rápido e dotado tecnicamente. Neymar está fora por lesão sem perspectivas de regressar num futuro próximo, mas os brasileiros podem contar com outros três ‘diabos’ para infernizar a vida às defesas adversárias. Vinícius Júnior, Rodrygo e Raphinha combinaram bem, mas falharam no momento da finalização.

Do lado inglês, houve um pequeno período em que os comandados de Southgate tomaram as rédeas do encontro, mas faltou arte e engenho para ferir um Brasil com uma defesa longe do nível individual de outros tempos. Bellingham e Foden, as duas maiores estrelas do futebol inglês, atualmente, não tiveram o protagonismo que as suas qualidades merecem.

Mas saltamos para o minuto 71 (até porque a segunda parte teve pouquíssimos momentos de interesse), altura em que o novo prodígio do futebol brasileiro entrou em campo, no mítico Wembley.  Com o número 21 nas costas, Endrick, na primeira vez que pisou o maior estádio do Reino Unido, foi decisivo para a vitória do Brasil perante os ingleses. Após um grande passe (de ‘olhos fechados’) protagonizado por Andreas Pereira e novo desperdício de Vinícius Júnior, o jovem avançado de 17 anos aproveitou o ressalto e atirou a contar. Pelé estreou-se a marcar com 16 anos, Neymar com 18 e agora Endrick com 17. O Brasil é um viveiro de talentos e o futuro avançado do Real Madrid parece vir a ser a próxima esperança de um povo que respira futebol.

No último lance do jogo, Endrick esteve muito perto de voltar a marcar. O remate saiu contra Pickford, que assim evitou o segundo golo da seleção canarinha. No entanto, a estreia gloriosa a marcar de Endrick Felipe Moreira de Sousa já ninguém conseguirá apagar.

Do ponto de vista geral, as indicações dadas pela ‘nova’ seleção brasileira são muito positivas. O Brasil aguentou-se muito bem defensivamente, pareceu sempre confortável no jogo e mostrou inúmeros argumentos para ferir as defesas contrárias. Passem os anos que passarem, o Brasil terá sempre uma fornada incrível de jogadores para aproveitar.

Subscreve!

Artigos Populares

Leão rugiu mais alto e avança para a final da Champions de Futsal | Cartagena 3-3 Sporting (5-6 G.P.)

O Sporting carimbou a passagem à final da Liga dos Campeões de Futsal depois de bater o Cartagena por 5-6, nos penáltis

Portugal mantém lugares no pódio dos rankings mundiais da FIFA

As seleções nacionais masculina e feminina continuam entre as melhores do mundo nos rankings divulgados pela FIFA.

Óscar de Marcos aborda Mundial de 2026 e fala sobre Portugal e Espanha: «Acho que são dois candidatos a ganhar o Mundial»

Em Entrevista ao Bola na Rede, Óscar de Marcos abordou a aproximação do Mundial de 2026. O espanhol assumiu que Portugal e Espanha são candidatos a vencer a competição.

Endrick recorda palavras de Paulo Fonseca e atira: «Foi uma declaração infeliz»

Endrick abordou a polémica com Paulo Fonseca e a admitiu que as palavras do treinador português tiveram impacto.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi fala nova geração de jogadores e destaca um jogador: «Não tenho dúvidas de quem é o melhor»

Lionel Messi elogiou Lamine Yamal e assumiu que o jovem do Barcelona é o jogador da nova geração que mais lhe faz lembrar a si próprio.

Jan Bednarek vive noite de terror com a família: defesa polaco foi assaltado em casa sob ameaça de faca

Jan Bednarek e a família foram vítimas de um assalto à residência, na zona da Foz, no Porto, e sofreu um prejuízo estimado em 150 mil euros.

Conselho de Arbitragem mantém castigo a Ederson Moraes e guarda-redes até pode nem jogar mais pelo Fenerbahçe

O Conselho de Arbitragem confirmou a suspensão aplicada a Ederson Moraes e guarda-redes pode não jogar mais pelo Fenerbahçe.