5 curiosidades sobre o Euro | Euro 2020

- Advertisement -

10 de julho. 2016. Lisboa. Empregada de mesa. Estes eram os dados com que jogava grande parte da sorte das minhas 24 horas há cinco anos atrás. Não fosse a sorte já muita na altura, tive nesse dia como gerente responsável de turno um ferrenho adepto de futebol.

Ao entrar o Éder, corri o restaurante que nem louca, clamando do alto da nossa inocência que agora é que estava tudo perdido. Depois do golo que nos deixou a todos perplexos, e a exatamente três minutos do fim, cheguei perto do Miguel e disse “chefe, sabes que se isto acontecer vou ter de abandonar o posto e ir lá fora à esplanada da concorrência abraçar toda a gente, não sabes?”. Estamina e uma vital dose de loucura não faltavam a trabalhar, mas no que tocava a cumprir regras eu era a miúda que não partia um prato. Talvez só por isso ele tenha dito que sim. No entanto, “esqueci-me” de lhe contar que, no meio dos abraços, algum amigo meu achou por bem “obrigar-me” a beber uma cerveja de penálti. Valeu-me que era pequena.

Apesar da memória que muitas vezes me falha, aqueles abraços e aquela euforia ficaram gravados para sempre neste frágil coração. Dois anos depois, a empresa e o cargo eram os mesmos, “só” a cidade era diferente. Em Berlim, durante o mundial, acolhia em minha casa com orgulho e entusiasmo os colegas de trabalho da Polónia, do Uruguai, da Argentina, do Brasil, da Alemanha, entre vários outros que gostavam mais da tal cerveja do que de futebol, e digo à bola cheia que essa agitação multicultural, mas muito pacífica, nada ficou a dever à nossa vitória “em casa”.

Decidi contar esta história por um simples motivo. Apercebi-me que, antes de qualquer europeu ou mundial, os meus níveis de excitação andam sempre perto das temperaturas negativas germânicas. Sinto-me por norma bastante apática enquanto o comum mortal já está em pulgas para que tudo comece. Contudo, e felizmente, a partir do momento em que arranca, é vê-la aos saltos e gritos pela Avenida da Liberdade fora.

Histórias nunca à parte, trago-vos com carinho cinco curiosidades sobre a competição que começou a 1960.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.