Polónia 1-2 Eslováquia: Paulo Sousa perde na estreia no Euro 2020

- Advertisement -

A CRÓNICA: CONTRA-ATAQUE VENCE POSSE DE BOLA

Polónia e Eslováquia abriram as hostes do Grupo E, num jogo que teve como palco Krestovsky Stadium (Zenit Arena) em São Petersburgo.

A partida iniciou-se com um ritmo algo lento, a posse de bola pertencia aos polacos, mas as oportunidades pertenciam aos eslovacos. A equipa comandada por Tarkovic realizou uma primeira parte muito interessante, criando muito perigo através de contra-ataques e de iniciativas individuais. Foi através dessas iniciativas que surgiu o primeiro golo da partida, Robert Mak, passa por dois adversários, remata, e numa infelicidade de Szczesny a bola acaba mesmo a ultrapassar a linha de golo. A Polónia tentou responder com remates de Krychowiak, Linetty e Lewandowski, mas nenhum acabou por se traduzir em golo.

Os orientados de Paulo Sousa entraram melhor na segunda parte e conseguiram igualar o marcador logo ao minuto 46, numa jogada muito bem desenhada e trabalhada com uma finalização um pouco atabalhoada de Linetty.

Quando os polacos pareciam estar melhor na partida e a procurar dar a volta ao resultado, Krychowiak vê o segundo amarelo, desfalcando a equipa, tornando a missão polaca muito mais complicada.

Com mais um elemento em campo os eslovacos sentiram que era possível reaver a vantagem na partida, e ela não tardou muito, Skriniar ficou sozinho na área, dominou e rematou para o fundo das redes. Estava feito o 1-2 na partida.

A Polónia ainda tentou procurar o resultado, mas a consistência defensiva adversária e o seu guarda-redes Dubravka impediram-no.

Um mau início de prova para o treinador português, Paulo Sousa.

 

A FIGURA

Milan Skriniar – O defesa central do Inter de Milão, exibiu-se hoje a grande nível naquele que foi o melhor início de competição possível, da Eslováquia. Para além da consistência defensiva, com dez roubos de bola, Skriniar marcou o golo da vitória, oferecendo os três pontos ao seu país.

O FORA DE JOGO

Krychowiak – É o tipo de médio que tem tanto de genial como de irresponsável e a sua carreira fala por si, assim como a sua exibição no jogo de hoje. O pisão imprudente ao adversário prejudicou a sua equipa. Com menos um em campo, tornou a perseguição aos três pontos muito mais complicada, acabando mesmo por custar a derrota à Polónia, no jogo de estreia do Europeu 2020.

 

ANÁLISE TÁTICA – POLÓNIA

Paulo Sousa apesar de não poder contar para este Europeu com Piatek e Milik, tem a seu dispor jogadores com muita qualidade. O treinador português apresentou-se num tradicional 4-3-3 onde a sua principal referência foi Robert Lewandowski, nada mais nada menos, que o goleador máximo em todas as competições da última época.

A sua equipa apesar de dominar na posse de bola, viveu num vazio de ideias. Talvez pelo facto de o português ter encostado o criativo Zielinski a uma linha, se o jogador aparecesse por trás de Lewandowski, tanto um como outro poderiam ter criado muito mais perigo. Apesar de trocarem bem a bola nunca conseguiram traduzir esse domínio em lances de perigo.

A expulsão de Grzegorz Krychowiak veio tornar tudo muito mais complicado, e a equipa não conseguiu dar uma resposta adequada as dificuldades causadas pelo adversário

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Wojciech Szczesny (6)

Bartosz Bereszynski (7)

Jan Bednarek (6)

Kamil Glik (7)

Maciej Rybus (6)

Karol Linetty (8)

Grzegorz Krychowiak (4)

Mateusz Klich (7)

Kamil Jozwiak (5)

Robert Lewandowski (C) (6)

Piotr Zielinski (6)

 SUBS UTILIZADOS

Tymoteusz Puchacz (6)

Jakub Moder (5)

Przemyslaw Frankowski (6)

Karol Swiderski (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – ESLOVÁQUIA

Os orientados de Tarkovic apresentaram-se num 4-4-2 onde a chave foi o contra-ataque e a criatividade individual dos craques eslovacos.

Robert Mak, Duda, Sriniar e Kucka são alguns dos nomes a destacar neste sistema tático que transpuseram para dentro de campo as ideias do treinador. A Eslováquia foi uma equipa apoiada pelas subidas dos laterais, que em conjunto com Robert Mak e Haraslin, causou muito perigo a partir da linha. Contudo, isto tudo resultou pelo facto de estar muito bem montada defensivamente, onde se destacou o “muro” Skriniar.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Martin Dubravka (8)

Peter Pekarik (7)

Lubomír Satka (6)

Milan Skriniar (9)

Tomás Hubocan (7)

Lukas Haraslin (7)

Juraj Kucka (8)

Jakub Hromada (6)

Robert Mak (8)

Ondrej Duda (8)

Marek Hamsik (C) (7)

SUBS UTILIZADOS

Martin Koscelník (6)

Tomas Suslov (5)

Ján Gregus (-)

Patrik Hrosovsky (6)

Michal Duris   (5)

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukas Hornicek a caminho da Premier League pela cláusula de rescisão

A imprensa nacional revela que Lukas Hornicek está muito perto de tornar-se reforço do Newcastle. Braga não abdica do preço de 30 milhões de euros.

Saída de Bruno Guimarães volta a colocar Victor Froholdt no radar do Newcastle

Com a saída iminente de Bruno Guimarães para o Arsenal, o Newcastle está interessado em Victor Froholdt como sucessor para a posição.

Novidades nas negociações por Franjo Ivanovic: Real Bétis pondera transferência em definitivo

O jornal A Bola revela que o Real Bétis está aberto a avançar para a contratação em definitivo de Franjo Ivanovic, cedendo ao desejo do Benfica.

Universitatea Craiova de Filipe Coelho eliminado e Fenerbahçe escapa com empate: Eis os resultados do dia na Champions League

Na 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Champions League, o Levski Sofia empatou 2-2 na visita ao Universitatea Craiova e o Fenerbahçe empatou 1-1 com o Gornik Zabrze.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Cabral derrotado na primeira ronda do torneio de pares em Washington

Ao lado do norte-americano James Tracy, Francisco Cabral perdeu em três sets frente à dupla de Ariel Behar e Anirudh Chandrasekar.

Roberto Mancini regressa ao comando da seleção italiana: «Estou aqui para levar a seleção ao lugar que merece»

Roberto Mancini foi apresentado como o novo selecionador italiano, após reestruturação profunda na Federação.

Lesão complica mercado: Eli Junior Kroupi pode falhar os próximos quatro meses

Eli Junior Kroupi, estrela do Bournemouth e alvo de vários tubarões europeus, foi submetido a uma cirurgia no pé e estará afastado entre três a quatro meses.