Revista do Euro’ 2016: País de Gales

- Advertisement -

O País de Gales deve muitíssimo ao improvável seleccionador Chris Coleman, que, após um início titubeante à frente da equipa – perdeu os seus primeiros cinco jogos (batendo, assim, um recorde negativo) –, abdicou do previsível 4-3-3, passando a apostar numa táctica em 3-4-2-1, com dois laterais de características ofensivas, dois médios de cobertura e dois números “10” móveis, capazes de confundir a marcação de qualquer sector defensivo: Gareth Bale e Aaron Ramsey.

O segredo desta selecção deve-se, essencialmente, às características fiáveis do grupo, que beneficia, depois, do acréscimo de qualidade garantido por um jogador excepcional como Gareth Bale – o seu papel preponderante não pode, jamais, ser ignorado. Coleman reuniu um lote de jogadores que lhe dá garantias e não abdica dele: a prova é a convocação de Joe Ledley, médio do Crystal Palace, fundamental na campanha de apuramento, mas que, perto do final da época, sofreu uma fractura na tíbia; o técnico leva o jogador a França e confia na sua recuperação.

A grande lacuna desta selecção é a falta de alternativas de qualidade aos titulares e, mais grave, de um ponta-de-lança habituado à alta-roda do futebol europeu – onde é que já vi isto?

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Francesco Farioli resiste ao interesse da Premier League

Apesar do interesse do Chelsea, Francesco Farioli pretende continuar no FC Porto. André Villas-Boas vê o técnico como parte integral do projeto.

Christophe Dugarry deixa duras críticas a Mason Greenwood após derrota do Marselha: «Sinto vergonha por ele»

Christophe Dugarry criticou a atitude de Mason Greenwood na derrota do Marselha. O ex-jogador chamou-o de 'miserável' e condenou a sua falta de respeito.

Rafael Obrador criticado em Itália após derrota do Torino

Rafael Obrador, defesa-lateral emprestado pelo Benfica, recebeu críticas após a exibição frente à Udinese, num jogo da 35º jornada da Serie A.

Davide Massa é o árbitro nomeado para a visita do Braga a Friburgo: Eis o histórico

A UEFA já oficializou a nomeação do árbitro para o encontro entre o Friburgo e o SC Braga. Davide Massa foi o escolhido para apitar a decisão da meia-final da Liga Europa.

PUB

Mais Artigos Populares

1.ª Liga Futsal | Houve emoção no final da fase regular

A última jornada da Primeira Liga de Futsal teve drama onde tinha de ter — mas lá em cima, nada de novo.

Faz sentido o Real Madrid pensar em José Mourinho?

A notícia de que José Mourinho é a escolha para assumir o Real Madrid na próxima temporada foi recebida com alguma incredulidade.

Gabri Veiga explica picardia com Frederico Varandas e desvenda os motivos: «Acho que foi o momento perfeito para fazer uma referência a isso»

Gabri Veiga confessou que as provocações a Frederico Varandas foram totalmente planeadas. O médio destacou ainda a forte união do FC Porto na conquista do título.