Revista do Euro’2016: Roménia

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

A história da selecção romena não pode ser desprezada, afinal foi uma das quatro equipas europeias a participar no primeiro Mundial da história (em 1930) e é uma das selecções que mais participa em europeus, conforme prova o facto de não ter falhado mais que dois europeus seguidos (o de 1988 e o de 1992) desde a sua primeira participação, em 1984.

O melhor que os Tricolorii conseguiram em Euros foi precisamente a qualificação para os quartos-de-final, em 2000, num campeonato onde estiveram integrados no grupo de Portugal, deixando para trás selecções como a Alemanha e a Inglaterra. Uma campanha que pôs termo à glória da melhor geração que a Roménia conheceu, e que inclui, nas suas fileiras o portentoso central Popescu, o mágico Hagi,o incansável Munteanu ou o goleador Adrian Illie.

Depois disso, a Roménia entrou numa espécie de depressão em termos futebolísticos, falhando o Mundial 2002, o Euro 2004 e o Mundial 2006, regressando aos grandes palcos em 2008, para o Euro da Austria, onde teve uma participação modesta, ainda que ocupasse o grupo da morte, composto por França, Itália (finalistas do Mundial 2006) e Holanda. Porém, não mais logrou apurar-se para uma grande competição, pelo que a “fome de bola” da porção futebolística dos cerca de 20 milhões de romenos para o França 2016 é grande.

A expectativa numa boa participação, também. É que, apesar de ainda que dividirem o grupo de qualificação com equipas relativamente acessíveis como a Grécia (em super sub-rendimento), Irlanda do Norte, Ilhas Faroé, Finlandia e Hungria, os romenos conseguiram uma qualificação sem derrotas e com apenas dois golos sofridos.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jhon Durán a caminho do Benfica: Eis os termos de contrato do avançado colombiano

Jhon Durán será cedido ao Benfica por uma temporada. Caso as águias ativem a opção de compra, o avançado assinará um contrato de quatro temporadas.

FC Porto junta-se a clubes da La Liga e Premier League na corrida por jovem promessa do Real Madrid

O diário AS avança que o FC Porto é uma de várias equipas interessadas no jovem médio-ofensivo do Real Madrid, César Palacios.

O regresso de Cardoso Varela: Eis a cláusula de rescisão imposta pelo FC Porto

O FC Porto contratou Cardoso Varela e o jovem está de regresso ao Olival passado dois anos da polémica saída dos dragões.

Nuno Borges cai nos quartos-de-final do ATP 250 de Bastad e Francisco Cabral avança para a final de pares

O tenista português Nuno Borges foi eliminado pelo italiano Luciano Darderi nos quartos-de-final do ATP 250 de Bastad, com parciais de 6-7 (9-11) e 4-6.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica de olho em médio do Torino: Eis os detalhes

Cesare Casadei está referenciado pelo Benfica para reforçar o meio-campo dos encarnados. O italiano tem contrato com o Torino até 2029.

Calendário da Liga 3 definido: Eis a constituição das séries, matrizes e datas dos jogos

Após o sorteio desta sexta-feira, já é conhecida a constituição das duas séries da Liga 3 e os respetivos calendários da primeira fase.

Conhece mais sobre Jhon Durán, o mais recente reforço do Benfica para o ataque

O Benfica garantiu Jhon Durán por empréstimo do Al Nassr. Conhece mais sobre o avançado colombiano.