Revista do Euro’2016: Roménia

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

A história da selecção romena não pode ser desprezada, afinal foi uma das quatro equipas europeias a participar no primeiro Mundial da história (em 1930) e é uma das selecções que mais participa em europeus, conforme prova o facto de não ter falhado mais que dois europeus seguidos (o de 1988 e o de 1992) desde a sua primeira participação, em 1984.

O melhor que os Tricolorii conseguiram em Euros foi precisamente a qualificação para os quartos-de-final, em 2000, num campeonato onde estiveram integrados no grupo de Portugal, deixando para trás selecções como a Alemanha e a Inglaterra. Uma campanha que pôs termo à glória da melhor geração que a Roménia conheceu, e que inclui, nas suas fileiras o portentoso central Popescu, o mágico Hagi,o incansável Munteanu ou o goleador Adrian Illie.

Depois disso, a Roménia entrou numa espécie de depressão em termos futebolísticos, falhando o Mundial 2002, o Euro 2004 e o Mundial 2006, regressando aos grandes palcos em 2008, para o Euro da Austria, onde teve uma participação modesta, ainda que ocupasse o grupo da morte, composto por França, Itália (finalistas do Mundial 2006) e Holanda. Porém, não mais logrou apurar-se para uma grande competição, pelo que a “fome de bola” da porção futebolística dos cerca de 20 milhões de romenos para o França 2016 é grande.

A expectativa numa boa participação, também. É que, apesar de ainda que dividirem o grupo de qualificação com equipas relativamente acessíveis como a Grécia (em super sub-rendimento), Irlanda do Norte, Ilhas Faroé, Finlandia e Hungria, os romenos conseguiram uma qualificação sem derrotas e com apenas dois golos sofridos.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jejum, pressão e ambição europeia | Go Ahead Eagles x Braga

Go Ahead Eagles e Braga irão disputar os três pontos no último jogo da fase da Liga da competição, num duelo que se antevê intenso.

Rui Borges confessa: «Estou feliz por ver as duas equipas portuguesas qualificadas e espero que as da Liga Europa também o façam»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Palmeiras de Abel Ferreira empata e Luís Castro é derrotado na estreia pelo Grémio: Eis os resultados da jornada de abertura do Brasileirão

Na primeira jornada do Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira empatou 2-2 no terreno do Atlético Mineiro e o Grémio de Luís Castro foi derrotado por 2-1 pelo Fluminense.

Rui Borges: «Renovação? Não estou preocupado com isso»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges analisa Athletic x Sporting: «Não concordo que tenha sido das piores primeiras partes»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Entre a obrigação e o respeito competitivo | Rangers x FC Porto

O Estádio do Dragão recebe um jogo de peso europeu, não pelo que o Rangers ainda pode conquistar na competição, mas pelo que o FC Porto tem obrigatoriamente de garantir.

Alex Amorim deixa Alverca e está confirmado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação de Alex Amorim. O médio brasileiro de 20 anos deixou o Alverca a título definitivo.