Revista do Euro’2016: Roménia

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

A história da selecção romena não pode ser desprezada, afinal foi uma das quatro equipas europeias a participar no primeiro Mundial da história (em 1930) e é uma das selecções que mais participa em europeus, conforme prova o facto de não ter falhado mais que dois europeus seguidos (o de 1988 e o de 1992) desde a sua primeira participação, em 1984.

O melhor que os Tricolorii conseguiram em Euros foi precisamente a qualificação para os quartos-de-final, em 2000, num campeonato onde estiveram integrados no grupo de Portugal, deixando para trás selecções como a Alemanha e a Inglaterra. Uma campanha que pôs termo à glória da melhor geração que a Roménia conheceu, e que inclui, nas suas fileiras o portentoso central Popescu, o mágico Hagi,o incansável Munteanu ou o goleador Adrian Illie.

Depois disso, a Roménia entrou numa espécie de depressão em termos futebolísticos, falhando o Mundial 2002, o Euro 2004 e o Mundial 2006, regressando aos grandes palcos em 2008, para o Euro da Austria, onde teve uma participação modesta, ainda que ocupasse o grupo da morte, composto por França, Itália (finalistas do Mundial 2006) e Holanda. Porém, não mais logrou apurar-se para uma grande competição, pelo que a “fome de bola” da porção futebolística dos cerca de 20 milhões de romenos para o França 2016 é grande.

A expectativa numa boa participação, também. É que, apesar de ainda que dividirem o grupo de qualificação com equipas relativamente acessíveis como a Grécia (em super sub-rendimento), Irlanda do Norte, Ilhas Faroé, Finlandia e Hungria, os romenos conseguiram uma qualificação sem derrotas e com apenas dois golos sofridos.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Pérez discursa após vencer as eleições do Real Madrid e confirma José Mourinho: «Um dos melhores treinadores do mundo, como é José Mourinho»

Florentino Pérez já discursou para os adeptos do Real Madrid, após vencer as eleições. Antes do discurso, José Mourinho apareceu no vídeo da campanha.

José Mourinho, proposta de 150 milhões de euros e não só: as promessas que Florentino Pérez terá de cumprir

Florentino Pérez venceu as eleições do Real Madrid durante este domingo, batendo a concorrência de Enrique Riquelme.

É oficial: Florentino Pérez bate Enrique Riquelme e mantém-se na presidência do Real Madrid

Florentino Pérez levou a melhor sobre Enrique Riquelme e venceu as eleições do Real Madrid, que se realizaram este domingo.

Florentino Pérez já celebra vitória como presidente do Real Madrid: «É um dia feliz para mim e para os adeptos do Real Madrid»

Florentino Pérez já assumiu a vitória como presidente do Real Madrid. No entanto, os resultados oficiais ainda não foram divulgados pelo clube espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa do Fulham deslumbrado com Marco Silva: «Ensinou-me muitas coisas e alcançou alguns dos melhores resultados da história do clube»

Joachim Andersen recordou o impacto de Marco Silva na sua carreira. Defesa central elogiou o antigo treinador do Fulham, a caminho do Benfica.

Bruno Lage recorda pré-época pelo Benfica em 2025: «Mérito total dos jogadores que entraram na época agressivos e de cabeça»

Bruno Lage recorreu às redes sociais para relembrar o calendário apertado de pré-época pelo Benfica. Técnico realçou o pouco tempo de trabalho.

Marrocos e Noruega empatam em Nova Jérsia na preparação para o Mundial 2026

Deu em empate um dos jogos mais aguardados na preparação para o Mundial 2026. O Marrocos x Noruega terminou 1-1.