Revista do Euro’2016: Rússia

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Após uma presença muito pouco dignificante no Mundial de Futebol do Brasil em 2014 (os comandados de Fabio Capello terminaram o torneio no 24.º lugar) a selecção russa prepara agora o assalto ao Campeonato Europeu de Futebol, que terá lugar em França a partir do próximo dia 10 de Junho.

Uma fase de apuramento altamente atribulada marcou o final da jornada do técnico italiano ao leme do couraçado russo e precipitou, de certa forma, a chegada de Leonid Slutsky ao comando da Sbornaya em Agosto de 2015. O técnico russo de 45 anos, que divide os seus afazeres na selecção nacional com a função de treinador do CSKA Moscovo, herdou uma equipa sem ideias e sem ritmo, mas ainda foi a tempo de garantir um lugar na fase final do Europeu de Futebol, garantindo o segundo lugar do Grupo G atrás de um conjunto austríaco altamente inspirado que passeou a sua qualidade durante toda a fase de qualificação.

O registo da formação russa em fases finais de europeus de futebol não é particularmente brilhante, com a excepção da fantástica prestação de 2008, onde Andrey Arshavin e companhia fizeram as delícias dos apaixonados por futebol do velho continente, conseguindo alcançar o 3.º lugar. Uma vez que é impossível fazer-se uma dissociação total da era soviética, o melhor registo do futebol russo provém precisamente do período em que competia em conjunto com as restantes repúblicas sob o nome de União Soviética e em que registou um 1.º lugar em 1960, precisamente em França, três segundos lugares em 1964, 1972 e 1988, respectivamente, e um 4.º lugar em 1968, num torneio que teve lugar em Itália.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas: «Somos o clube mais vitorioso no futebol nacional e isso é uma marca que nos distingue»

Durante a cerimónia de entrega do troféu de campeão nacional de sub-15 ao museu do FC Porto, André Villas-Boas destacou o pleno de títulos.

Lionel Messi muito elogiado por craque da Inglaterra: «Vê-lo jogar é um prazer incrível»

Declan Rice só tem boas palavras para Lionel Messi. Internacional inglês deixa vários elogios após o avançado argentino fazer história.

Imprensa espanhola adianta que o Sporting apresentou nova proposta por Sergi Altimira: Eis os detalhes

O jornalista Álvaro Borrego avança que o Sporting ofereceu cerca de 20 milhões de euros, valor que o Real Bétis está disposto a negociar.

Miroslav Klose felicita Lionel Messi pelo recorde: «É o melhor de todos os tempos»

Lionel Messi ultrapassou Miroslav Klose no topo de melhores marcadores da história em Mundiais. Ex-internacional alemão felicitou o argentino.

PUB

Mais Artigos Populares

Mohamed Salah é o terceiro jogador africano com mais contribuições para golos em Mundiais

Mohamed Salah entrou no top-3 jogadores africanos com mais contribuições para golos em Mundiais. O jogo frente à Nova Zelândia solidificou o seu posto.

Mallorca anuncia Luís García como novo treinador

Luís García é o novo treinador do Mallorca. O técnico espanhol assinou contrato por uma temporada com mais uma de opção.

Sporting: Luís Suárez fecha a porta de saída de Alvalade

Luis Suárez está comprometido a continuar no Sporting na próxima temporada, procurando ajudar os leões a regressar aos títulos.