Revista do Euro’2016: Rússia

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Após uma presença muito pouco dignificante no Mundial de Futebol do Brasil em 2014 (os comandados de Fabio Capello terminaram o torneio no 24.º lugar) a selecção russa prepara agora o assalto ao Campeonato Europeu de Futebol, que terá lugar em França a partir do próximo dia 10 de Junho.

Uma fase de apuramento altamente atribulada marcou o final da jornada do técnico italiano ao leme do couraçado russo e precipitou, de certa forma, a chegada de Leonid Slutsky ao comando da Sbornaya em Agosto de 2015. O técnico russo de 45 anos, que divide os seus afazeres na selecção nacional com a função de treinador do CSKA Moscovo, herdou uma equipa sem ideias e sem ritmo, mas ainda foi a tempo de garantir um lugar na fase final do Europeu de Futebol, garantindo o segundo lugar do Grupo G atrás de um conjunto austríaco altamente inspirado que passeou a sua qualidade durante toda a fase de qualificação.

O registo da formação russa em fases finais de europeus de futebol não é particularmente brilhante, com a excepção da fantástica prestação de 2008, onde Andrey Arshavin e companhia fizeram as delícias dos apaixonados por futebol do velho continente, conseguindo alcançar o 3.º lugar. Uma vez que é impossível fazer-se uma dissociação total da era soviética, o melhor registo do futebol russo provém precisamente do período em que competia em conjunto com as restantes repúblicas sob o nome de União Soviética e em que registou um 1.º lugar em 1960, precisamente em França, três segundos lugares em 1964, 1972 e 1988, respectivamente, e um 4.º lugar em 1968, num torneio que teve lugar em Itália.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença e a derrota na final do Europeu de Futsal: «Não apaga uma grande campanha»

O presidente da FPF, Pedro Proença, reagiu à derrota frente à Espanha na final do Europeu de Futsal demonstrando o seu orgulho pela campanha de Portugal.

Arouca recupera e vence Vitória SC para a Primeira Liga

O Arouca recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a duas durante a noite deste sábado, num encontro a contar pela 21.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto condena atos racistas praticados durante o jogo de basquetebol com o Sporting

O FC Porto emitiu um comunicado oficial no qual condenou os episódios de racismo ocorridos no clássico de basquetebol frente ao Sporting CP

Lyon de Paulo Fonseca continua vitorioso e Lens volta a apertar o PSG: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Este sábado, Afonso Moreira assistiu na vitória do Lyon sobre o Nantes por 1-0 e o Lens venceu o Rennes por 3-1, em jogos da 21.ª jornada da Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad leva a melhor sobre o Elche: Gonçalo Guedes assistiu e André Silva marcou

A Real Sociedad recebeu e venceu o Elche por três bolas a uma, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Fiorentina sofre golo ao cair do pano e empata a duas bolas na receção ao Torino

A Fiorentina empatou a duas bolas na receção ao Torino, este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Serie A.

Matheus Nunes escolhe melhor momento na carreira: eleição foi conquista no Sporting

Matheus Nunes representa o Manchester City, mas indicou que a Primeira Liga vencida pelo Sporting foi o momento mais alto da sua carreira.