Revista do Euro’2016: Ucrânia

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

É a primeira vez que a Ucrânia vai participar num campeonato europeu de futebol sem contar com aquele que terá porventura sido o seu maior jogador de sempre. Andriy Shevchenko é o melhor marcador de todos os tempos da selecção ucraniana, mas desta vez não poderá dar o seu contributo aos Жовто-Сині (amarelos e azuis) dentro das quatro linhas, algo que, no entanto, não o impede de estar presente, uma vez que compõe a equipa técnica da Ucrânia liderada pelo experiente Mykhaylo Fomenko.

Após ter terminado o Grupo C de apuramento para o Euro 2016 no terceiro lugar atrás de Espanha e Eslováquia, a formação ucraniana viu-se mais uma vez a braços com o habitualmente nefasto playoff de qualificação, onde teve de medir forças com Eslovénia. A selecção dos Balcãs era de má memória para o conjunto liderado por Mykhaylo Fomenko, depois de os ter eliminado precisamente no playoff de qualificação para o Euro 2000. Desta vez, no entanto, a equipa ucraniana foi mais forte e, após ter vencido em Lviv por 2-0, conseguiu impor um empate a uma bola na sua deslocação a Maribor.

O registo do conjunto ucraniano em fases finais de campeonatos europeus é extremamente modesto, tendo apenas conseguido um 13º lugar na sua única participação, que foi curiosamente conseguida enquanto país organizador. Todas as outras presenças em campeonatos da Europa tiveram lugar como parte integrante da União Soviética e não são, na conjuntura actual, tidas em conta por uma grande franja da população ucraniana.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Fontes e o Tondela x Benfica: «Temos de olhar para o que fizemos hoje e seguir»

Bernardo Fontes analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

Vitória larga dos Boston Celtics sobre os Milwaukee Bucks com a ajuda de Neemias Queta

Este domingo, Neemias Queta apontou 14 pontos e 8 ressaltos na vitória confortável dos Boston Celtics por 107-79 frente aos Milwaukee Bucks.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Fresneda tem o cheiro de atacar a área muito bom»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Tiago Margarido responde ao Bola na Rede: «Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram»

Tiago Margarido analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica rejeitou comprar Romário e Ronaldo Fenómeno

Numa entrevista ao podcast Jogouaonde, Carlos Mozer revelou que o Benfica não quis contratar Romário nem Ronaldo Fenómeno no início das suas carreiras.

José Mourinho e o empate contra o Tondela: «O Benfica jogou para ganhar, fez tudo para ganhar, merecia ganhar»

José Mourinho analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

António Silva reage ao empate do Benfica: «O facto de o homem do jogo ser o Bernardo [Fontes] dita muito o que foi o...

António Silva analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.