Revista do Euro’2016: Ucrânia

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

É a primeira vez que a Ucrânia vai participar num campeonato europeu de futebol sem contar com aquele que terá porventura sido o seu maior jogador de sempre. Andriy Shevchenko é o melhor marcador de todos os tempos da selecção ucraniana, mas desta vez não poderá dar o seu contributo aos Жовто-Сині (amarelos e azuis) dentro das quatro linhas, algo que, no entanto, não o impede de estar presente, uma vez que compõe a equipa técnica da Ucrânia liderada pelo experiente Mykhaylo Fomenko.

Após ter terminado o Grupo C de apuramento para o Euro 2016 no terceiro lugar atrás de Espanha e Eslováquia, a formação ucraniana viu-se mais uma vez a braços com o habitualmente nefasto playoff de qualificação, onde teve de medir forças com Eslovénia. A selecção dos Balcãs era de má memória para o conjunto liderado por Mykhaylo Fomenko, depois de os ter eliminado precisamente no playoff de qualificação para o Euro 2000. Desta vez, no entanto, a equipa ucraniana foi mais forte e, após ter vencido em Lviv por 2-0, conseguiu impor um empate a uma bola na sua deslocação a Maribor.

O registo do conjunto ucraniano em fases finais de campeonatos europeus é extremamente modesto, tendo apenas conseguido um 13º lugar na sua única participação, que foi curiosamente conseguida enquanto país organizador. Todas as outras presenças em campeonatos da Europa tiveram lugar como parte integrante da União Soviética e não são, na conjuntura actual, tidas em conta por uma grande franja da população ucraniana.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Governo emite comunicado no seguimento das audiências com Sporting e FC Porto

Após as audiências do Sporting e FC Porto com a Ministra do Desporto, o Governo emitiu um comunicado oficial, apelando a «atuação responsável».

Celta de Vigo anuncia renovação com Claudio Giráldez por mais uma temporada

O Celta de Vigo renovou o contrato de Claudio Giráldez. O treinador espanhol estendeu o vínculo com a equipa de Vigo por mais uma temporada.

Escolher 2 de 3? José Mourinho com boa ‘dor de cabeça’ para 2026/27

O Benfica tem como laterais direitos Amar Dedic, Alexander Bah e Daniel Banjaqui, mas poderá manter apenas dois para 2026/27.

Mario Gotze renova contrato com o Eintracht Frankfurt até 2028

Mario Gotze estendeu o seu vinculo com o Frankfurt. O contrato do médio internacional acabava no final da temporada e foi renovado por mais dois anos, até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo acerta contratação de Franclim Carvalho, antigo adjunto de Artur Jorge

Franclim Carvalho vai ser o próximo treinador do Botafogo. O português foi adjunto de Artur Jorge na conquista da Taça Libertadores em 2024.

Kerim Alajbegovic associado a Benfica e Sporting: «Entraram na corrida»

Kerim Alajbegovic está a ser associado ao Benfica e ao Sporting. O jogador representa atualmente o Red Bull Salzburgo.

Benfica: Torino quer Rafael Obrador mas coloca condição

O Torino quer contratar Rafael Obrador em definitivo no final da época, mas não está disposto a investir nove milhões de euros.