Sorteio Euro’2020: Pior grupo para Portugal era impossível

- Advertisement -

Decorreu neste sábado, em Bucareste, o sorteio da fase de grupos do Euro’2020 – um sorteio recheado de condicionantes e novidades. Destacando-se, desde logo, o facto de ser a primeira vez que a competição vai ser disputada em mais do que dois países – serão 12 para ser mais preciso (duas cidades por cada grupo). 24 equipas tratarão de lutar pelo título de campeões europeus, o qual pertence, atualmente, a Portugal.

E é precisamente por aí que importa começar. Inserida no pote 3, a seleção comandada por Fernando Santos já perspetivava uma vida complicada com, pelo menos, um dos designados “tubarões”. Pois bem, não será um, mas sim dois – a Alemanha e a França –, naquele que será claramente o “grupo da morte”, disputado nas cidades de Budapeste e Munique. O outro elemento do grupo será o vencedor do play-off A (Islândia, Roménia, Bulgária ou Hungria). Seja como for, é caso para dizer que pior…era impossível!

É certo que Portugal derrotou a França no último jogo entre as duas selecções – tendo, com isso, conquistado o Euro’2016 -, mas a verdade é que cada jogo é um jogo, o que serve para o bom e para o mau. E se olharmos para os confrontos históricos, os portugueses não têm motivos para sorrir, bem pelo contrário. Em 25 jogos, apenas seis triunfos.

O cenário não é muito diferente diante quando comparado com a Alemanha, com apenas três triunfos em 18 jogos. Além disso, o último duelo (no Mundial’2014) traz péssimas recordações à nossa seleção, que já não sabe o que é vencer os alemães desde 2000.

O grupo F, onde se encontra Portugal
Fonte: UEFA

Olhando para os restantes grupos, destaque para o grupo da Itália, onde também estarão Suíça, Turquia e País de Gales, com duelos muitos interessantes para seguir. Da mesma maneira que os suíços serão um osso duro de roer para os italianos, também os turcos e os galeses têm apresentado um futebol atrativo, condizendo com campanhas interessantes.

Bélgica, Rússia, Dinamarca e Finlândia fazem parte do grupo B, um grupo já praticamente anunciado, no qual os dois primeiros referidos procurarão provar o favoritismo diante dos sempre complicados dinamarqueses e de uns finlandeses estreantes nestas andanças.

A equipa que conseguiu superiorizar-se a Portugal na fase de qualificação – falo, portanto, da Ucrânia – terá pela frente as seleções da Holanda e da Áustria (e ainda o vencedor do play-off D, onde constam Geórgia, Bielorrússia, Macedónia e Kosovo), perspetivando-se que tanto os ucranianos como os holandeses confirmem os dois primeiros lugares.

Já a Inglaterra, no grupo D, disputará o acesso à fase seguinte com a Croácia e República Checa (faltando ainda saber quem vencerá o play-off C, entre Escócia, Israel, Noruega e Sérvia). Um grupo interessante, no qual o vencedor desse mesmo play-off pode até baralhar todas as contas.

Por fim, a nossa vizinha Espanha, que terá pela frente a Polónia, a Suécia e o vencedor do play-off B (disputado entre Bósnia, Irlanda do Norte, Eslováquia e Irlanda). Desengane-se quem pensa que espanhóis e polacos já transitaram para a fase seguinte, dado que os suecos intrometer-se-ão na luta.

Fernando Santos, Joachim Löw e Didier Deschamps sorriram no momento do sorteio
Fonte: UEFA

Ainda assim, de acordo com as condicionantes estipuladas neste “sorteio” (merecia mais aspas?), os vencedores de cada play-off poderão ter como destino outros grupos, que não os sorteados. Uma particularidade a ter em conta…

Em suma, uma fase de grupos com duelos muito interessantes e que ninguém vai querer perder. Não fosse este o Campeonato da Europa… Portugal, detentor do título de campeão europeu, terá de fazer pela vida se quiser seguir em frente. Avizinha-se tarefa complicada!

Foto de Capa: UEFA

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição negoceia saída do Al Ittihad e projeta regresso ao futebol europeu

Fabrizio Romano avança que Sérgio Conceição está de saída do Al Ittihad, ao fim de apenas uma temporada. Treinador português negoceia rescisão de contrato.

Bernardo Silva após dar braçadeira a Rúben Dias: «É um líder fantástico»

Bernardo Silva descreveu Rúben Dias como um «amigo», um «irmão» e um «grande capitão». Palavras no adeus ao Manchester City.

Podcast Sair a Jogar #26 – O regresso ao trono do Arsenal

Vinte e dois anos depois, o Arsenal voltou a conquistar Inglaterra. Neste episódio do Sair a Jogar, discutimos o regresso dos gunners ao topo, o fim de ciclo de Pep Guardiola e Bernardo Silva no Manchester City e as perspetivas para o futuro da Premier League.

Cruz Azul conquista o décimo título do futebol mexicano com reviravolta frente ao Pumas

A equipa do Cruz Azul virou um resultado adverso em apenas 45 minutos frente aos Pumas e sagrou-se campeão na Liga Mexicana.

PUB

Mais Artigos Populares

Lewis Miley renova com o Newcastle até junho de 2032

O jovem Lewis Miley, de 20 anos, assinou por mais seis anos com o Newcastle. O médio inglês vai ficar ligado aos magpies até junho de 2032.

Bruno Fernandes deixa mensagem para Bernardo Silva na despedida do Manchester City: «Reconhecimento mais do que merecido»

O capitão do Manchester United, Bruno Fernandes, deixou nas redes sociais uma mensagem emotiva dirigida ao colega de seleção, Bernardo Silva.

À atenção de Rafael Leão: AC Milan despede treinador e diretor desportivo

O AC Milan tomou várias decisões importantes. Entre elas, estão as demissões de Massimiliano Allegri (treinador) e Igli Tare (diretor desportivo).