📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Suécia 1-0 Eslováquia: Penálti de Forsberg dá vitória aos suecos

- Advertisement -

A CRÓNICA: OS SUECOS AUMENTARAM A VELOCIDADE NA SEGUNDA PARTE E COLHERAM OS FRUTOS

Em São Petersburgo, assistíamos ao jogo entre a Suécia e Eslováquia, a contar para o Grupo E do Campeonato da Europa. Os eslovacos vinham de uma vitória importante contra a Polónia, enquanto os suecos alcançaram um empate contra a seleção mais forte do grupo, na teoria, a Espanha. Um dado curioso, à partida para o jogo, a seleção eslovaca nunca havia vencido a Suécia.

A seleção sueca começou a partida por cima, com mais posse de bola no meio-campo da Eslováquia. Até aos 25 minutos, a Suécia detinha maior percentagem de posse de bola, mas isso não era traduzido em oportunidades. Muitos passes curtos e, quando tentavam fazer um passe mais arriscado, acabava por sair asneira. A Eslováquia estava em crescendo no jogo e acabou por dominar a fase final da primeira parte, com boa troca de bola no meio-campo sueco. Mas não passava disso. A primeira metade foi a uma velocidade, ambas as equipas em contenção e a não quererem arriscar, sem oportunidades de golo e remates escassos.

Na segunda parte, as equipas tentaram acelerar um pouco mais o jogo, de forma a criar mais chances de golo. Aos 58 minutos, Hamsik bateu um livre indireto que acabou na cabeça de Kucka, para boa defesa de Olsen, mas acabou por ser marcado fora de jogo. Logo no minuto seguinte, do outro lado, um cruzamento da direita de Larsson, direitinho para a cabeça de Ludwig Augustinsson, para uma enorme intervenção de Dubravka.

Estava mais animado o jogo. As equipas colocavam uma maior intensidade e os adeptos também sentiam isso. Alexander Isak que, na primeira parte, esteve apagado, fazia duas intervenções de relevo, com dois remates a demonstrarem as suas intenções.

A Suécia mexia na equipa, com a saída de Berg, que esteve muito aquém do que era esperado, e de Olsson, que acabou por inibir-se um pouco após o cartão amarelo da primeira parte. Entradas de Claesson e Quaison, ambos utilizados na primeira partida, como suplentes utilizados. Aos 67 minutos, um cabeceamento de Isak a sair ligeiramente por cima do travessão da baliza eslovaca. Aos 72 minutos, tentou novamente, através de uma grande incursão pela esquerda, partiu para o meio e desferiu um remate que levava fogo em direção da baliza, apenas parado pelas luvas de Dubravka.

Aos 76 minutos, Isak faz um passe a isolar Quaison, que acaba no chão derrubado por Dubravka, sendo assinalada grande penalidade. Forsberg andava desaparecido do jogo, mas assumiu a responsabilidade, que cumpriu na perfeição, com a bola a acabar no canto inferior direito da baliza eslovaca, estava desfeita a igualdade.

Até ao final, a equipa sueca procurou controlar a vantagem, sem grandes investidas no ataque. A Eslováquia ainda tentava, mas sem sempre fulgor. Duda ficou muito desamparado na segunda parte e pouco conseguiu fazer. Kolscelník foi dos mais irreverentes em campo, mas nunca conseguiu passar pela defesa da Suécia. Na parte final do jogo, a Eslováquia ainda apertou para chegar ao empate, com pontapés de canto a levarem o perigo à área sueca, mas acabaram por fracassar sempre na finalização.

Vitória que se ajusta, a Suécia passa para o primeiro lugar do grupo com quatro pontos. A irreverência de Isak foi determinante para o desfecho da partida.

 

A FIGURA

Alexander Isak – Se na primeira parte o futebolista de 21 anos, a atuar na Real Sociedad, esteve algo incapaz e sem ideias, na segunda metade foi totalmente diferente. Fez uma série de boas investidas no último terço do terreno e foi um perigo à solta para a defesa eslovaca, que teve muitas dificuldades em saber lidar com ele. Os lances mais perigosos foram dele, e o bom passe para Quaison, fez Dubravka cometer falta e conceder penálti para a Suécia.

O FORA DE JOGO

Marcus Berg – Esteve muito apagado durante todo o jogo e não procurou o espaço como o seu colega Isak. O estilo de jogo adotado pela sua equipa também não lhe favorecia e acabou por ser penalizado. Com a entrada de Quaison, a equipa ganhou outra alma.

 

ANÁLISE TÁTICA – SUÉCIA

A formação sueca alinhou num expectável 4-4-2, com Berg e Isak a serem os elementos mais adiantados no terreno. Não houve alterações no onze inicial, relativamente ao jogo passado, contra a Espanha. Forsberg na esquerda e Larsson na direita, esperavam obter mais espaço para brilhar, visto que foi uma tarefa difícil no jogo contra a seleção espanhola. Isak foi a peça chave da equipa.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Robin Olsen (6)

Mikael Lustig (6)

Victor Lindelof (6)

Marcus Danielsson (6)

Ludwig Augustinsson (6)

Sebastian Larsson(C) (6)

Albin Ekdal (6)

Kristoffer Olsson (5)

Emil Forsberg (6)

Marcus Berg (5)

Alexander Isak (7)

 SUBS UTILIZADOS

Robin Quaison (6)

Viktor Claesson (5)

Gustav Svensson (-)

Pierre Bengtsson (-)

Emil Krafth (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – ESLOVÁQUIA

Os eslovacos apresentaram-se num 4-2-3-1. Marek Hamsik a ser o homem referência desta equipa, a jogar na posição 10, atrás do homem mais adiantado, Duda. Relativamente a alterações no onze, Štefan Tarkovič, fez duas mexidas, com as entradas de Martin Koscelník e Patrik Hrosovsky na equipa inicial, substituindo Lukas Haraslin e Jakub Hromada. 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Martin Dubravka (6)

Peter Pekarik (5)

Lubomír Satka (6)

Milan Skriniar (6)

Tomás Hubocan (6)

Patrik Hrosovsky (5)

Juraj Kucka (6)

Martin Koscelník (6)

(C) Marek Hamsik (6)

Robert Mak (6)

Ondrej Duda (6)

SUBS UTILIZADOS

Lukás Haraslín (5)

Lászlo Bénes (5)

Vladimír Weiss (5)

David Hancko (-)

Michal Duris (-)

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.