Argentina 0-3 Croácia: Croatas deixam Messi em maus lençóis

- Advertisement -

No jogo de abertura da segunda jornada do Grupo D, os jogadores argentinos entraram em campo sabendo que uma derrota dificultaria  imenso a passagem aos oitavos de final e sujeitaria os albicelestes a uma precoce e humilhante eliminação. Já os croatas procuravam uma vitória que asseguraria a sua continuação na competição.

E Jorge Sampaoli procurou fazer alterações que melhorassem o desempenho da sua seleção, após o sofrível empate com a Islândia (1-1). Deixou a linha defensiva de cinco homens e apresentou uma de quatro, com Salvio e Acuña a deixarem de agir como laterais para passarem a assumir a posição de alas. Di María, um dos piores em campo no primeiro jogo, fiou no banco.

Ainda assim, foi a Croácia a começar melhor, dando os primeiros sinais de perigo – ainda que mínimos – num quarto de hora inicial pouco mexido. Os europeus faziam pressão alta sobre a defensiva argentina, obrigando os latinos a fazer passes longos, com os quais os defesas croatas lidavam com facilidade.

A Argentina começou a ganhar espaço no jogo, em grande parte graças a iniciativas de Acuña, Mesa e Messi. Mas Dejan Lovren e Domagoj Vida iam lidando com as bolas que entravam na sua grande área. No centro do campo, Luka Modric ia puxando os cordelinhos da sua equipa, trabalhando tanto ofensiva como defensivamente para manter a Seleção Croata coesa.

Só aos 30 minutos é que surge a primeira grande oportunidade de golo: Acuña não desiste de uma bola que Rebic tantava guardar para Subasic agarrar, passa o esférico para Enzo Peréz e o médio do River Plate, com a baliza aberta, remata ao lado.

Daí até ao fim da primeira metade da partida, aconteceu muito pouco digno de registo: se os adeptos argentinos não tinham ficado convencidos com o jogo contra a Islândia, estes 45 minutos também não lhes tinham mudado as ideias. Os croatas voltaram aos balneários sabendo que este era um resultado mais que favorável, podendo bastar-lhes (consoante o resultado do Isândia – Nigéria, de sexta feira) apenas outro empate contra a Islândia para chegarem aos oitavos de final.

Fonte: FIFA

No início da segunda parte, a Croácia retomou a pressão alta, tomando as rédeas da partida. E, aos 53 minutos, “Willy” Caballero comete um erro impensável: após atraso de Tagliafico, o guardião argentino do Manchester City tenta picar a bola de volta para o lateral, mas faz uma rosca, deixando Ante Rebic (um dos melhores em campo da Croácia) isolado para fazer um remate de primeira, que acaba por encontrar o canto superior direito da baliza albiceleste. Estava feito o 1-0 e estava feita a cama em que a Argentina se deitava: ao não apresentar uma ideia definida de jogo, a histórica seleção sul-americana sujeitara-se a um golpe destes.

Logo após o golo, Sampaoli retirou Sergio Aguero (que aparentava estar lesionado) e fez entrar Gonzalo Higuaín, e tirou Salvio para dar lugar a Pavón.

Mas nada parecia mudar, e os rostos incrédulos e apreensivos dos adeptos argentinos espelhavam o que se passava em campo: os jogadores de azul claro e branco não conseguiam reagir, acusavam o golo e a ameaça de uma derrota que dificultaria a sua continuação no Mundial. Faziam circular a bola, mas raramente mostravam alguma intenção, perante uma Croácia que não mostrava dificuldades em conter as investidas do adversário. Modric continuava com um ritmo de trabalho impressionante, reciclando constantemente a posse de bola, encarregando-se de recuperar o esférico e de o lançar para Mandzukic ou Kramaric (que entrara para o lugar do lesionado Rebic).

Os minutos passavam e o discernimento dos argentinos diminuía. E se a situação já era má, aos 81 minutos piorou: Luka Modric recebe a bola de Brozovic, dança à frente de Otamendi e, de fora da área, desfere um verdadeiro foguete com o pé direito. Caballero havia errado no primeiro golo da Croácia, mas desta vez pouco podia fazer. Estava feito o 2-0 e consumada uma derrota que confirmava a situação extremamente precária da Argentina neste Mundial.

Antes do fim, a miséria dava lugar à humilhação: contra-ataque rápido da Croácia, que termina com Kovacic a dar calmamente a bola para Rakitic – numa imagem assutadoramente parecida à de um golo da Alemanha contra o Brasil em 2014 – e o médio do FC Barcelona faz o 3-0.

Quando o árbitro apitou, acabou por parecer mais um golpe de piedade para os argentinos, que, de cabeça perdida, começavam a ser cada mais faltosos e a arriscar uma ou outra expulsão.

A Croácia vai para o último jogo desta fase de grupos, contra a Islândia com o apuramento para os oitavos de final garantido, enquanto uma Argentina de orgulho ferido terá de enfrentar a Nigéria, num jogo que decidirá o seu futuro na competição.

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto com nome de elite para a próxima Champions League

O FC Porto já vai poder contar com Oskar Pituszewski na próxima edição da Champions League, depois de não ter sido inscrito na Europa League.

Sporting insiste em João Palhinha e Bayern Munique não recua em valor pedido

O Sporting quer contratar João Palhinha no mercado de verão, mas o Bayern Munique pretende receber 25 milhões de euros.

Benfica prepara-se para receber 40 milhões de euros por Vangelis Pavlidis: eis o clube que vai fazer a proposta

Vangelis Pavlidis pode ser um dos nomes a abandonar o Benfica no mercado de transferências de verão, caso chegue uma oferta convincente.

Sporting: não há volta a dar com Morten Hjulmand

O Sporting não tem nas mãos qualquer oferta por Morten Hjulmand, mas saída do jogador no mercado de verão é uma realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

16 avos de final do Mundial 2026 começam a ganhar forma e já há 2 seleções com lugar confirmado no chaveamento

O México e os EUA apuraram-se no primeiro lugar dos grupos A e D. Duas seleções já conhecem lugar nos 16 avos de final.

Desastre total: Turquia está fora do Mundial 2026 depois de 62 remates sem marcar e já há 2 seleções com eliminação confirmada

A Turquia está fora do Mundial 2026. Última jornada vai ser para cumprir calendário diante dos EUA no fecho do Grupo D.

Efeito dominó começou em Prestianni e acabou com o Paraguai a defender-se com 10 e a eliminar a Turquia do Mundial 2026

O Paraguai venceu a Turquia na segunda jornada do Mundial 2026. Turcos estão fora da competição depois de nova derrota.