Costa do Marfim 1-2 Colômbia: Venceu a eficácia

- Advertisement -

logo mundial bnr

Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

Colômbia e Costa do Marfim entraram para este encontro com os oitavos-de-final à vista. Tendo saído vencedoras nos jogos da primeira jornada, ambas as equipas procuravam a vitória neste duelo, o que significaria um passo enorme rumo à passagem à fase seguinte da competição para qualquer uma das formações.

A primeira parte deste jogo foi algo incaracterística. Tanto a equipa sul-americana como a africana apresentaram um estilo de jogo muito calmo e paciente, não exercendo pressão e não arriscando muito. De resto, a nota de maior destaque, entre vários ataques que não chegavam a bom porto devido a más decisões no último passe, foi um falhanço do avançado colombiano Teo Gutiérrez mesmo à boca da baliza ao passar do minuto 27. Poucas oportunidades e alguns remates ao lado tornaram esta primeira parte um período algo aborrecido e pouco caro, já que não houve uma equipa dominante mas também nenhuma das formações se deixou dominar.

O intervalo refrescou as equipas, os jogadores e as ideias. Tanto a Colômbia como a Costa do Marfim entraram para a segunda parte dispostas a mudar o rumo do encontro e dispostas a arriscar mais, fazendo com que esta segunda parte nada tivesse a ver com a primeira. Equipas mais atrevidas, lances de elevada nota técnica, boa circulação da bola e aproveitamento dos espaços livres foram rasgos característicos das duas equipas no início do segundo tempo. Não deixa de ser irónico, no entanto, que o primeiro golo do encontro, marcado pelo colombiano James Rodríguez ao minuto 64, tenha sido de bola parada. Um canto batido na esquerda por Cuadrado, que já tinha atirado uma bola ao poste na fase inicial do segundo tempo, foi parar à cabeça do ex-jogador do FC do Porto, que não vacilou e meteu a bola no fundo das redes, marcando o seu segundo golo da competição em outros tantos jogos.

Celebração animada dos cafeteros após James Rodríguez ter inaugurado o marcador Fonte: FIFA
Celebração animada dos cafeteros após James Rodríguez ter inaugurado o marcador
Fonte: FIFA

A selecção colombiana, que já tinha vindo a crescer e a tomar conta do encontro desde o início da segunda parte, ganhou mais força e ímpeto – nota também para o excelente apoio dos colombianos no Estádio Nacional de Brasília – e, seis minutos depois, a bola estava no fundo da baliza costa marfinense. Deste feita, Juan Quintero, jogador do FC Porto que tinha saltado do banco ao minuto 52, concluiu da melhor forma um lance que começou no aproveitamento por parte de James Rodríguez de um erro do defesa africano Die.

O jogo parecia decidido, mas um lance de pura genialidade do extremo costa marfinense Gervinho, que sentou três jogadores colombianos e deferiu um remate que só podia acabar em golo, relançou a esperança para a formação africana ao minuto 73.

Até ao fim do encontro sucederam-se alguns lances de ataque de parte a parte, sendo que a selecção do continente africano exerceu uma pressão maior do que a colombiana. O jogo chegou ao fim e a Colômbia, por ter sido mais equipa, está com um pé nos oitavos-de-final da competição, marca que pode alcançar ainda hoje, dependendo do resultado do encontro entre Grécia e Japão.

A FIGURA:

James Rodríguez: O jovem jogador colombiano que já passou pelo campeonato português, assumiu-se como a principal referência da selecção sul-americana e a estrela deste jogo. Quebrou o gelo marcando o primeiro golo e assegurou a vitória iniciando com muita perspicácia a jogado do segundo golo.

O FORA-DE-JOGO:

A primeira parte: Os primeiros 45 minutos de jogo foram aborrecidos, enfadonhos e pediam muito mais às duas formações, que contam nas suas linhas com jogadores de alto nível. Um período que não foi digno de fazer parte da maior competição de selecções a nível mundial.

José Pedro Mozos
José Pedro Mozos
O Zé Pedro nasceu um dia sob o signo do leão, assim como uma das suas maiores paixões: O Sporting. Desde aí que o seu percurso tem sido traçado a verde-e-branco. Vibrou com os grandes triunfos e sofreu com os desaires, mas nunca deixou de apoiar o clube leonino. Escrever para este site é só uma das muitas formas de expressar aquilo que sente pelo Sporting.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «É a nossa marca e por mais que as equipas nos identifiquem a variabilidade, procuramos um ou...

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Rui Borges analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Vamos ter de sair daqui a aceitar e olhar para um 3-0 que é horrível»

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Ian Cathro analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Terem Moffi estreia-se a marcar com a camisola do FC Porto

O FC Porto recebeu e venceu o Arouca por 3-1 na jornada 24 da Primeira Liga. Terem Moffi estreou-se a marcar com a camisola dos dragões.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após triunfo do FC Porto: «O Arouca mudou algumas coisas face ao que esperávamos»

O FC Porto derrotou o Arouca em jogo da 24.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Ian Cathro critica arbitragem: «Não foi o meu melhor dia, mas infelizmente não foi o melhor dia da equipa de arbitragem»

Ian Cathro analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Rui Borges elogia exibição do Sporting: «Duas partes distintas, boas reações na primeira parte com e sem bola»

Rui Borges analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Podcast Raio-X Tático #1 – As substituições do Benfica no Bernabéu

Estreia do podcast "Raio-X Tático", espaço para dissecar as perguntas táticas feitas pelo Bola na Rede nas conferências de imprensa. Em análise, as opções, timing e impacto das substituições executadas pelo Benfica frente ao Real Madrid.