- Advertisement -

emdiretodacopa

Cheguei finalmente a Manaus, palco onde a Selecção Nacional escorregou há dias frente aos Estados Unidos, e estou pronto para acompanhar já de seguida o Suiça-Honduras da última jornada do Grupo E. Ainda cheia de portugueses, a cidade é uma surpresa pela positiva. O calor e a humidade são um exagero, como já se esperava, mas tudo o resto parece uma total novidade para os visitantes: um povo muito hospitaleiro, bons restaurantes e uma movida que não pára no centro da cidade, com uma mistura impressionante de adeptos que vieram apenas para viver o espírito da Copa. No “Bar do Armando”, por exemplo (espaço português que é o principal ponto de encontro dos fãs de todas as cores), encontrei dezenas de colombianos que fizeram uma viagem de 3 dias de barco só para poderem estar aqui no Brasil. Como muitos outros, não irão ver nenhum jogo, mas vieram respirar o ambiente da Copa. E esse é que é o espírito.

Já agora, falemos de bola também, já que os Oitavos-de-Final estão aí à porta. Com a equipa das Quinas a desiludir os adeptos, vale-nos pelo menos a consolação de que várias equipas europeias de nomeada também ficaram aquém das expectativas. Espanha, Itália e Inglaterra foram afastadas do torneio e há equipas sul-americanas a confirmarem-se como autênticos underdogs, tomando de assalto o coração dos adeptos que por cá circulam. Não há ninguém que não me fale na Costa Rica, no México, no Chile ou na Colômbia como grandes favoritas dos torcedores e muitos deles gostariam de ver um destes outsiders chegar à final. Difícil mas, se formos a julgar pelo entusiasmo e pelo apoio que estas equipas têm vindo a ter um pouco por todo o Brasil, não me admiraria muito ver uma delas entrar no Maracanã a 13 de Julho.

Por mim, vou continuar junto da delegação Suiça e volto a arrancar para Porto Seguro mal termine o jogo, na esperança de que o Mundial para eles não tenha terminado aqui. Deixo-vos com uma foto do Arena Amazonas (foto de cabeçalho), visto de lá de baixo do relvado no dia anterior ao desafio. Continuem ligados, porque eu fico até ao fim…

Obrigado e um abraço,
João Cunha

João Cunha
João Cunha
Está no Brasil a acompanhar o Mundial'2014 e escreve o diário "Em Direto da Copa" para o Bola na Rede.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pau Vítor não perdoa dos 11 metros e o Braga já lidera na eliminatória

O Braga enfrenta o Austria Viena na primeira mão da última pré-eliminatória da Conference League. Pau Víctor abriu o marcador aos 25 minutos.

Bastou 1 minuto para o Benfica abrir o marcador: eis o golo de Rafa Silva

O Benfica começou a vencer o AGF Aarhus em jogo relativo à primeira mão do playoff da Europa League. Rafa Silva marcou o golo.

Sporting: jogador que não entra nos planos de Rui Borges vai estar no treino de sexta-feira

Giorgi Kochorashvili vai integrar os trabalhos do Sporting na sexta-feira, apesar de estar a ser negociado com o Sevilha.

Luis Enrique não muda de ideias: internacional português está fora do projeto do PSG

Renato Sanches não entra nos planos do PSG para a próxima temporada. O médio terá de encontrar uma saída neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno a um passo da Europa League

O Anderlecht venceu o Kairat Almaty por três bolas a zero, num encontro do playoff de acesso à fase de liga da Europa League.

Real Madrid de José Mourinho pode voltar a fazer muito dinheiro no mercado sem perder qualquer peça

O Nottingham Forest está interessado na contratação de Javi Rueda. O lateral esquerdo pertence ao Celta de Vigo e já passou pelo Real Madrid.

Benfica x Aarhus: eis os onzes iniciais para o encontro decisivo de acesso à Europa League

O Benfica e o Aarhus enfrentam-se durante a noite desta quinta-feira, num encontro da primeira-mão do playoff de acesso à Europa League.