Publicidade

Suíça 2-2 Costa Rica: Helvéticos seguem para os oitavos de final

Jorge Faria Sousa · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Estádio Nizhny Novgorod recebeu a 3.ª jornada do grupo E, que opôs a Suíça e a Costa Rica. Os costa-riquenhos já estavam eliminados, após perderem os dois primeiros encontros da fase grupos. Os helvéticos estavam na luta pela passagem aos “oitavos-de-final”, podendo em caso e vitória conquistar o primeiro lugar no grupo E.

O selecionador suíço, Vladimir Petkovic, apresentou o mesmo onde que havia defrontado a Sérvia na 2.ª jornada – Sommer, Lichtsteiner, Akanji, Schar, Rodriguez, Behrami, Xhaka, Shaqiri, Embolo, Dzemaili e Gavranovic.

Oscar Ramirez apresentou uma alteração relativamente ao último jogo, com a entrada de Joel Campbell para o lugar de Ureña – Navas, Acosta, Gonzalez, Watson, Oviedo, Gamboa, Borges, Guzman, Colindres, Bryan Ruíz e J. Campbell.

Num jogo marcada pelo domínio helvético, tendo a iniciativa de jogo. A Costa Rica apostou na velocidade nas suas transições. Na primeira parte, “Los Ticos” criaram mais oportunidades de golo, estando muito perto de marcar por intermédio de Celso Borges que na sequência de um canto, cabeceou ao poste esquerdo da baliza de Sommer, logo ao minuto 7. Ao desperdício da Costa Rica, a Suíça respondeu com eficácia, no minuto 31, Lichtsteiner a trabalhar do lado direito, cruzou para a área onde apareceu Embolo a assistir no coração da área, Dzemaili a rematar para o fundo da baliza.

O golo de Dzemaili para a Suíça
Fonte: FIFA

Na segunda parte, a Costa Rica procurou chegar ao golo do empate, que acabou por surgir através de um pontapé de canto, com Watson a cabecear para o a baliza de Sommer, assistido por Campbell. Os helvéticos continuaram a dominar o encontro, até que Drmic salta do banco para voltar a colocar a sua equipa e vantagem, ao minuto 56, com assistência à direita de Zakaria.

Até ao fim da partida, os costa-riquenhos foram à procura do segundo golo que permitia somar um ponto. Ao minuto 91, a Costa Rica pediu pontapé de penálti, no entanto o VAR entendeu que existiu fora-de-jogo, no lance com Bryan Ruíz. Finalmente, à passagem do minuto 93, Zakaria derruba Campbell na área suíça e o árbitro, assinalou o castigo máximo. Bryan Ruíz na conversão atirou a bola à trave e a bola de forma caricata embateu em Sommer e acabou por entrar, estava feito o empate.

Um bom jogo de futebol, com 12 oportunidades para a Suíça e 13 para a Costa Rica, com os helvéticos a terem mais posse de bola. Com este resultado, a Costa Rica soma apenas um ponto e terminam desta forma as suas aspirações neste Mundial, depois da extraordinária participação no Brasil em 2014. A Suíça segue para os “oitavos-de-final”, onde irá defrontar a Suécia, procurando fazer história. Para o embate da fase a eliminar, Petkovic, não poderá contar com Fabian Schar e o capitão, Lichtsteiner, que viram o segundo amarelo na competição.

A FIGURA

Fonte: FIFA

Blerim Dzemaili – O número 15 da seleção uíça, somou hoje a sua 68.ª internacionalização e marcou o 10.º golo pela Suíça. O jogador que alinha no Bologna, da Serie A, foi preponderante no jogo de hoje. Aos 32 anos de idade, é um titular indiscutível pra Petkovic, um jogador tecnicamente forte, com uma boa meia distância, com chegada à área e que se destaca também pela sua qualidade de passe.

O FORA DE JOGO

Fonte: FIFA

Oscar Ramirez / Joel Campbell – O selecionador da Costa Rica, tem vindo a ser muito contestado, sobretudo por ter somado apenas um ponto neste Mundial Rússia 2018. Hoje lançou no seu “onze”, pela primeira vez, Joel Campbell, uma aposta que peca por tardia. O atleta que alinhou no Bétis de Sevilha esta temporada, foi uma das melhores unidades, na sua equipa. O jogador que já passou pelo Sporting, acabou por fazer a assistência para o primeiro golo e sofreu a falta que deu origem ao penálti, que viria a estabelecer a igualdade a dois golos na partida.

Foto de Capa: FIFA

Jorge Faria Sousa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.