Liga das Nações a Norte e com muitas vantagens

- Advertisement -

Está decidido: Porto e Guimarães vão acolher a final four da Liga das Nações, caso Portugal se apure. Já se sabia, desde o dia 9 de março, que quem vencesse o Grupo 3 da liga A organizaria essa fase final, isto porque as candidaturas que a UEFA recebeu foram de, precisamente, Portugal, Itália e Polónia, as três seleções do grupo 3. Assim, caso Portugal não perca com a Itália a 17 de novembro ou vença a Polónia três dias mais tarde, receberá em sua casa a fase final do mais recente torneio de seleções.

Os requisitos da UEFA eram dois estádios com capacidade mínima de 30 000 espectadores e que não distassem mais de 150 km um do outro, sendo que, no caso português, as hipóteses se resumiriam à Segunda Circular (Luz e Alvalade) ou a uma opção mais a Norte, com Dragão, Bessa, Guimarães e Braga em equação.

A Federação Portuguesa de Futebol veio confirmar que a escolha recaiu em Porto e Guimarães, numa opção que apoia a descentralização, mas também ajudada pelo fluxo intenso do Aeroporto Humberto Delgado, face ao menos movimentado Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Portugal pode juntar mais um troféu ao seu historial
Fonte: FPF

Esta fase final jogar-se-á entre os dias 5 e 9 de junho e será constituída por duas meias-finais, a 5 e a 6, o jogo de disputa do terceiro lugar e a grande final, ambos a 9. Este evento será uma enorme promoção para o país, não só por receber grandes jogos (neste momento classificar-se-iam Portugal, França, Bélgica e Espanha) e por receber bastantes adeptos, mas também por trazer um bocadinho do espírito do Euro 2004, de apoiar a nossa seleção num grande torneio em nossa casa. Quantos pensariam que, depois do Euro 2004 e do tão badalado “tempo das vacas gordas”, voltaríamos a receber uma grande competição em solo luso? E desta vez sai-nos bem mais em conta, já que não necessitamos de construir infraestruturas e não teremos de suportar os custos de organização, já que estes ficarão a cargo da UEFA.

A FPF ainda encherá os cofres, dependendo da prestação da nossa seleção. Caso se apure, receberá 4,5 milhões de euros, aos quais acrescentará: 2,5 milhões se terminar em quarto lugar, 3,5 milhões se ficar a terceira posição, 4,5 milhões se for o finalista vencido e 6 milhões se for o primeiro vencedor da Liga das Nações.

A primeira edição da Liga das Nações está a ser muito bem-sucedida, proporcionando grandes e equilibrados jogos e dando a oportunidade de serem lançados jovens nas seleções principais num contexto competitivo diferente. Oxalá Portugal se apure e que, em junho, tenhamos o país unido a apoiar a seleção de todos nós.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Futebol

Artigo revisto por: Jorge Neves

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Definidos os grupos de Sporting e FC Porto na Champions League de Andebol 2026/27

Estão definidos os adversários de Sporting e FC Porto na fase de grupos da Champions League de Andebol 2026/27.

Saída do Benfica em cima da mesa: Schalke 04 avança por avançado belga

Jelani Trevisan quer deixar o Benfica e o Schalke 04 já contactou os representantes do avançado belga para explorar um possível acordo.

O regresso que vai dar que falar: Rússia está de volta às competições da FIFA

Quatro anos depois da suspensão motivada pela invasão da Ucrânia, a Rússia foi convidada pela FIFA a participar no novo Mundial Sub-15.

Lei do Mercado #91 – Episódio Especial com André Veras (Diretor Desportivo)

O mais recente episódio do podcast Lei do Mercado conta com a participação especial de André Veras, diretor desportivo, onde se aborda a importância desta função no mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Mundial 2026: Já há 4 jogos confirmados para os 16 avos de final

Já são conhecidos quatro dos embates dos 16 avos de final do Mundial 2026, começando já no próximo domingo com África do Sul x Canadá.

Manchester United envia emissários para observar Maxi Araújo no Mundial 2026

O Manchester United continua atento às exibições de Maxi Araújo. O ala soma dois golos e uma assistência em dois jogos pela Seleção do Uruguai.

5 jogadores de Portugal que merecem mais protagonismo no Mundial 2026

Portugal pode lucrar com a subida de rendimento de alguns jogadores se estes tiverem mais minutos do que até então