Convocatória de Portugal: o passado contra o futuro

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção NacionalPraticamente um ano após a conquista histórica do Euro 2016 e sete jogos depois da final de Paris, a Seleção Nacional regressa às grandes competições oficiais de seleções, com a primeira participação na Taça das Confederações, disputada na Rússia. Assim vai começar tudo de novo: o batimento dos corações, um hino a uma só voz, o roer das unhas e o burburinho no estômago. E estes sentimentos, geralmente, começam com o anúncio dos 23 jogadores convocados.

Ora o engenheiro do Euro falou e decidiu então quais os privilegiados que irão representar a “equipa das quinas” nesta estreia na competição. E como se costuma dizer popularmente, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, e Fernando Santos não ficou para trás, anunciando algumas diferenças entre a convocatória do Europeu de 2016 e a convocatória atual.

Fonte: Facebook 'Seleções de Portugal'
Fonte: Facebook ‘Seleções de Portugal’

No total são oito diferenças, com sete jogadores a trocar de lugar com anteriores escolhidos e um jogador a entrar diretamente na lista – são 24 jogadores em vez dos habituais 23. É nestas diferenças que me irei focar nesta publicação: terão estas oito alterações maiores hipóteses de triunfar? Qual é, à partida, a melhor convocatória em termos equilíbrio e valores teóricos? Para levar este exercício a cabo da forma mais profissional possível peguei em dados dos jogadores à data da convocatória para o Euro 2016 – 17 de maio de 2016 – e à data do anúncio da convocatória atual – 25 de maio de 2017.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.

Roberto Martínez lança Mundial 2026: «Precisamos de um terceiro ponta de lança»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional quer mais um ponta de lança para levar ao Mundial 2026.

Força da Tática | Vitória SC x Braga

O dérbi minhoto entre Vitória SC e Braga foi uma partida taticamente rica, mas com pouco espaço para conforto na construção.