Convocatória de Portugal: o passado contra o futuro

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção NacionalPraticamente um ano após a conquista histórica do Euro 2016 e sete jogos depois da final de Paris, a Seleção Nacional regressa às grandes competições oficiais de seleções, com a primeira participação na Taça das Confederações, disputada na Rússia. Assim vai começar tudo de novo: o batimento dos corações, um hino a uma só voz, o roer das unhas e o burburinho no estômago. E estes sentimentos, geralmente, começam com o anúncio dos 23 jogadores convocados.

Ora o engenheiro do Euro falou e decidiu então quais os privilegiados que irão representar a “equipa das quinas” nesta estreia na competição. E como se costuma dizer popularmente, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, e Fernando Santos não ficou para trás, anunciando algumas diferenças entre a convocatória do Europeu de 2016 e a convocatória atual.

Fonte: Facebook 'Seleções de Portugal'
Fonte: Facebook ‘Seleções de Portugal’

No total são oito diferenças, com sete jogadores a trocar de lugar com anteriores escolhidos e um jogador a entrar diretamente na lista – são 24 jogadores em vez dos habituais 23. É nestas diferenças que me irei focar nesta publicação: terão estas oito alterações maiores hipóteses de triunfar? Qual é, à partida, a melhor convocatória em termos equilíbrio e valores teóricos? Para levar este exercício a cabo da forma mais profissional possível peguei em dados dos jogadores à data da convocatória para o Euro 2016 – 17 de maio de 2016 – e à data do anúncio da convocatória atual – 25 de maio de 2017.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grátis e em canal aberto: Onde ver o jogo de abertura do Mundial 2026 entre México e África do Sul?

O México e a África do Sul abrem o Mundial 2026 nesta quinta-feira, dia 11 de julho. O encontro vai ter transmissão gratuita e vai dar em canal aberto.

Inglaterra bate Costa Rica por 3-0 antes de começar o Mundial 2026

A Inglaterra bateu a Costa Rica por 3-0, no último particular realizado pela equipa de Thomas Tuchel antes do Mundial 2026. O encontro começou com uma hora de atraso.

Manchester United oficializa saídas de Casemiro, Jadon Sancho e Tyrell Malacia

O Manchester United oficializou três saídas do plantel principal. Casemiro, Jadon Sancho e Tyrell Malacia despedem-se de Old Trafford com o fim dos respetivos contratos.

Botafogo ainda deve 11 milhões ao Benfica pela transferência de Arthur Cabral

Um ano depois da saída de Arthur Cabral para o Botafogo, o Benfica continua à espera de receber grande parte do valor da transferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Geny Catamo faz balanço da época no Sporting «O objetivo é evitar recaídas»

Geny Catamo refletiu sobre a última temporada e reconheceu que problemas físicos limitaram o seu rendimento no Sporting.

Atenção, Real Madrid: Manchester City em negociações com Josko Gvardiol

O Manchester City está a preparar uma proposta de renovação contratual para Josko Gvardiol. José Mourinho tem interesse no croata.

Beto Severo acredita em Portugal no Mundial 2026: «As expetativas são elevadíssimas»

Beto Severo acredita que Portugal tem condições para lutar pelo Mundial 2026 e coloca a Seleção Nacional entre as favoritas.