Letónia 0-3 Portugal: Melhor o resultado do que a exibição

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção NacionalEm mais um jogo da fase de apuramento para o Mundial de 2018, na Rússia, Portugal deslocou-se à capital da Letónia, no Skonton Stadium, com o objetivo de alcançar três pontos. A equipa das quinas estava obrigada a vencer a partida, perante uma débil Letónia, de modo a evitar que a Suíça fugisse ainda mais no topo da tabela classificativa do grupo B.

A grande surpresa na partida, foi a inclusão de Bruno Alves no onze, pelo lugar do lesionado Pepe. O jogo começou dividido, com poucas linhas de passe por parte da equipa nacional e com a Letónia a tentar esticar sempre o seu jogo, através de bolas longas e contra-ataques.

Os dez minutos iniciais foram muito fracos, apesar das tentativas de Portugal se destacar na partida, tudo foi muito tímido e jogava-se pouco futebol de parte a parte.  Portugal começou a assumir o jogo, a ter mais bola e a encostar a Letónia à sua defensiva, mas de novo sem criar grandes ocasiões de perigo. Ao minuto 23, primeiro lance de perigo para Portugal. Ronaldo, numa brilhante jogada individual atira no alvo mas Vannins evitou o golo. Mas, nos minutos seguintes, Portugal voltou a desaparecer do jogo. O jogo da equipa nacional era muito previsível e baseava-se sobretudo em despejar bolas para a pequena área, sem grande sucesso.

Os festejos do segundo golo de CR7 Fonte: UEFA
Os festejos do segundo golo de CR7
Fonte: UEFA

Depois de tanto sofrimento, Portugal acabava por chegar ao golo. Na sequência de um cabeceamento de José Fonte ao poste, apareceu, de novo, o capitão Ronaldo a abrir o ativo. Este golo tranquilizava os adeptos portugueses e vinha acabar com a apreensão que se sentia. Foi uma primeira parte apática da equipa nacional que se mostrou algo surpresa com a disposição tática apresentada pela equipa letã, com Cristiano Ronaldo a mostrar-se de novo decisivo.

Na segunda-parte, Portugal entrou bem na partida. Apesar disso, passados cinco minutos de jogo, a equipa letã começou a causar maior perigo à equipa portuguesa. Foi nesta altura que Portugal viveu a sua pior fase no encontro. Portugal tinha poucas oportunidades apesar da maior posse de bola. A equipa das quinas não conseguia circular a bola e acabava por ter dificuldades na fase de criação e definição das jogadas. Aos poucos, a seleção da Letónia foi começando a evidenciar sinais de cansaço e começaram a conceder espaços. Ronaldo ia ameaçando e acabou mesmo por concretizar essas ameaças ao minuto 63 após assistência de Quaresma, que veio render Gelson Martins no onze. O jogo estava praticamente resolvido nesta altura, Portugal limitava-se a controlar o jogo. Ainda assim, André Silva não quis deixar de colocar a sua marca na partida e voltou a marcar após boa recuperação de Ronaldo.

Até final da partida, Portugal ainda dispôs de algumas oportunidades para dilatar a vantagem mas Vannins foi travando as investidas portuguesas. O resultado aceita-se mas a exibição portuguesa deixou algo a desejar, sobretudo na primeira parte. Ronaldo, voltou a ser decisivo e tornou o jogo mais fácil. Agora, a mente dos portugueses já está na Taça das Confederações, onde se espera que o capitão volte a ser decisivo.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes antes do Benfica x Académico de Viseu: «Vamos abrir as portas de todos os títulos»

João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes, ex-candidatos à presidência do Benfica, lançaram comunicados em antevisão à 1.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os onzes iniciais do FC Porto x Alverca para a 1ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto x Alverca joga-se este domingo pelas 18h00 no Estádio do Dragão. Fica com os onzes iniciais das duas equipas.

Petit destaca importância de um arranque positivo: «Sabemos que o futebol vive de resultados»

Petit lançou a receção do Santa Clara ao CD Nacional, na jornada inaugural da Primeira Liga. Técnico falou sobre a saída de quatro habituais titulares.

Chelsea empata e Liverpool sofre reviravolta: Vários portugueses em campo e um deles capitão

O Chelsea empatou 3-3 com o Johor DT, enquanto que o Liverpool perdeu com o AS Mónaco por 3-2. Ambos jogos de preparação.

PUB

Mais Artigos Populares

Oficial: Samu Costa junta-se a Cristiano Ronaldo e João Félix no Al Nassr

Samu Costa foi apresentado como reforço do Al Nassr. Internacional português deixou o Mallorca num negócio a rondar os 22 milhões de euros.

Arsenal derrotado pelo Borussia Dortmund em jogo que teve 2 portugueses em ação

O Arsenal perdeu com o Borussia Dortmund por 3-2 na Emirates Cup 2026. Fábio Silva foi titular e Fábio Vieira entrou aos 78 minutos.

Marcus Rashford com futuro cada vez mais definido: eis a situação

Continuidade de Marcus Rashford no Manchester United ganha força. Avançado não considera Turquia/Arábia Saudita neste verão.