Min 109 – 1 ano depois: O dia da coroação nacional

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção NacionalHá várias gerações que o futebol português está na rota do futebol europeu. Desde os Cinco Violinos, o Benfica de Eusébio, e os Magriços; posteriormente surgiu a Geração de Ouro, o Pentacampeonato azul e branco, o FC Porto de José Mourinho, e a equipa das Quinas de Luiz Felipe Scolari.

Os clubes portugueses já conquistaram grandes feitos na Europa, começando pela Taça Latina do Benfica em 1950, o Bicampeonato europeu no início da década de 60, seguindo-se a Taça das Taças do Sporting em 1964. Nos anos 80 surgiu o Benfica de Sven Goran Eriksson e o FC Porto de Artur Jorge que chegou ao topo de Europa. Já neste século, novamente o FC Porto atingiu o ceptro europeu, primeiro com Mourinho, e depois com André Vilas-Boas.

A nível individual, já foram muitos os destaques. Deste três jogadores portugueses com Bola de Ouro (Eusébio, Luís Figo e Ronaldo), Eusébio e Ronaldo conquistaram também a Bota de Ouro juntamente com Fernando Gomes (todos eles mais de uma vez), bem como houve dois jogadores estrangeiros a serem Bota de Ouro em Portugal: Hector Yazalde e Mário Jardel. Isto, sem esquecer os vários jogadores portugueses que brilharam em grandes ligas europeias, desde Paulo Futre a Bernardo Silva.

Somos um país de referência a nível de treinadores. Para além de José Mourinho, muitos outros treinadores portugueses foram campeões em ligas estrangeiras nos últimos anos, tais como André-Vilas Boas, Paulo Fonseca, Marco Silva, Leonardo Jardim, Paulo Sousa, etc.

2016 trouxe mais conquistas ao futebol português Fonte: UEFA.com
2016 trouxe mais conquistas ao futebol português
Fonte: UEFA.com

A nível de selecções, fomos campeões em todos os escalões entre os sub-16 e os sub-20, bem como obtivemos várias gerações de talento. Mas faltava qualquer coisa. No futebol sénior, éramos reis sem coroa. O Vice-campeonato europeu em nossa e o terceiro lugar no Mundial de 1966 sabia a pouco.

Depois do campeonato do mundo de futebol de praia conquistado em 2015 e do campeonato da Europa de sub-17 conquistado em Maio de 2016, conquistar o título Europeu de séniores no país com mais emigrantes portugueses seria a cereja no topo do bolo.

No dia 10 de Julho de 2016, a história mudou. Foram precisos 110 minutos de jogo para um mal-amado chamado Éderzito Lopes pontapear a bola e fuzilar as redes do guardião “bleu” Hugo Lloris.

Nesse dia, mais do que uma escalada à Torre Eiffel, seria escrita a página mais bonita da história do futebol português. Seria a coroação do nosso a país e a afirmação do nosso futebol no mapa do futebol mundial.

Um engenheiro electrotécnico e um grupo de 23 atletas (mais equipa técnica, staff e Federação) entraram nesse dia para a história do futebol português e deram o seu maior contributo para que o nosso país fosse uma referência do futebol mundial.

Esse dia ficará para sempre na memória de todos os portugueses, quer daqueles que assistiram ao vivo e a cores, quer àqueles que fizeram o nosso país parar pela noite fora para receberem os nossos heróis de braços abertos. E o futebol português nunca mais foi visto da mesma forma.

Foto de Capa: Seleções de Portugal

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Paços de Ferreira empata na receção ao São João de Ver e continua sem vencer: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Paços de Ferreira empatou a um golo frente ao São João de Ver e o Belenenses somou mais uma vitória, desta vez por 1-0 frente ao Atlético CP.

Eis a conferência de Rui Borges após o Famalicão x Sporting

Rui Borges fez o rescaldo do encontro entre Famalicão e Sporting, no encontro a contar para a 6.ª jornada da Primeira Liga.

Carlos Carvalhal destaca méritos do Famalicão e elogia avançado: «É um jovem muito virgem, mas com potencial enormíssimo. Deu velocidade ao ataque e acabou...

Carlos Carvalhal analisou o desfecho do duelo entre Famalicão e Sporting, referente à 6.ª jornada da Primeira Liga.

Atlético Madrid derrota a Real Sociedad na reta final e Deportivo de A Coruña mantém-se invicto: Eis os resultados do dia na La Liga

O Atlético Madrid bateu a Real Sociedad com 3 golos nos últimos 10 minutos e o Deportivo de A Coruña empatou 1-1 com o Getafe.

PUB

Mais Artigos Populares

Víctor Rofino garante que empate é apenas «sabor agridoce» e assume: «Uma pena não termos conseguido 3 pontos»

Víctor Rofino fez a análise ao duelo entre Famalicão e Sporting, referente à 6.ª jornada da Primeira Liga. Empate por 1-1.

Maxi Araújo considera empate justo e lamenta: «Faltou fome para defender no último minuto»

Maxi Araújo fez a análise ao duelo entre Famalicão e Sporting, referente à 6.ª jornada da Primeira Liga.

Enric Mas torna-se o primeiro espanhol em 12 anos a conquistar a Vuelta

Após Tadej Pogacar abandonar a competição, Enric Mas (Movistar) sagrou-se vencedor da 81.ª Volta a Espanha.