Min 109 – 1 ano depois: O pontapé na História

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Batiam as 22h15 do dia 10 de Julho de 2017 em Portugal. A galhofa própria de momentos como a final de um Europeu de Futebol, que envolvem o país, tinha dado lugar ao silêncio nervoso de um povo supersticioso e que deixa de falar para não agoirar. Esse silêncio era apenas interrompido, delicadamente, pelo roer de unhas e o engolir em seco de quem sabe estar no limbo entre a euforia e a frustração.

Um minuto depois, agitam-se (mais) os ânimos. Há um livre perto da grande àrea do adversário. Raphael Guerreiro bate com “selo de golo”… mas vai à trave e a memória colectiva logo cai num pântano de memórias infernais que caracterizam o “quase lá” – o chegar à final e não conseguir, o estar perto da conquista e morrer na praia. O povo bem tentou, mas foi difícil não lembrar 2004. Quase que se cai em depressão. Quase… porque o povo português sabe reerguer-se desses terrenos pantanosos. Quem nos vê assim não tem tempo de dizer “precisas de ajuda?”.

Dois minutos depois do livre de Raphael Guerreiro, Éder comprovou-o. Pegou a bola a meio do meio-campo francês, aguentou a carga de Koscielny e viu-se sozinho entre um emaranhado de camisolas azuis. Estava desapoiado, ninguém subia. Sem stress. Antes que perguntassem se ele precisava de ajuda, antes que alguém lhe estendesse a mão, ele resolveu, por si, o problema. Tentou um remate tirado muito longe da àrea francesa, mas muito perto da alma de 11 milhões de portugueses… e foi feliz! A bola aninhou-se no fundo das redes francesas e na história do país, seguindo o curso do destino traçado por aquele pontapé.

Um pontapé. Bastou um pontapé para despertar a auto-estima há muito induzida em coma pelo  “lá fora é que é bom”, ilustrado no erguer de troféus de mãos que não foram nascidas ou criadas cá no burgo. Bastou um pontapé para que que muitos dos apaixonados da bola, como eu, vivessem o dia mais feliz da sua vida. Bastou um pontapé para que estranhos se abraçassem calorosamente como se fossem familiares há muito desencontrados. Bastou um pontapé para que Portugal deixasse de ser lembrado como eterna promessa e passasse a ser visto como um campeão. O campeão da Europa.

Fonte: Indianexpress.com

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Acompanha a antevisão de Jorge Jesus e Renato Veiga ao Noruega x Portugal

Às 16h deste sábado, Jorge Jesus e Renato Veiga marcam presença na conferência de antevisão do Noruega x Portugal.

Dodi Lukebakio deixa mensagem ao Benfica e seleção da Bélgica: «Como competidor, queremos sempre começar de início»

Após marcar na vitória da Bélgica frente a Itália, Dodi Lukebakio abordou o facto de ter saltado do banco, assim como tem acontecido no Benfica.

Presidente do Manchester City e as 114 acusações: «Há tantas coisas que gostaria de poder partilhar convosco»

O Manchester City partilhou uma mensagem do presidente Khaldoon Al Mubarak, na qual aborda a possível condenação por 114 infrações financeiras.

Valadares Gaia vence o Rio Ave e soma a primeira vitória da temporada

Valadares Gaia venceu o Rio Ave por 1-0 na terceira jornada da Primeira Liga Feminina e soma os primeiros pontos na temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana aponta para a titularidade de Issa Doumbia no Turquia x Itália

A Gazzetta dello Sport escreve que Issa Doumbia é um dos candidatos à titularidade no meio-campo de Itália para o duelo com a Turquia.

Oskar Pietuszewski chamado pela Polónia após lesão de Jakub Kaminski

Os problemas físicos de Jakub Kaminski levaram o selecionador da Polónia a reforçar a convocatória com o extremo do FC Porto, Oskar Pietuszewski.

André Villas-Boas deixa mensagem no ‘Dia do Clube’ do FC Porto: «Desfrutem o que é a vida associativa relacionada com o nosso maravilhoso Clube»

Em celebração do 'Dia do Clube' que decorre no Estádio do Dragão, André Villas-Boas deixou uma mensagem aos sócios do FC Porto.