O Dicionário de Fernando Santos: Bernardo Silva

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a “equipa das quinas”.

Bernardo Silva: Talento.

A palavra parece tão evidente e autoexplicativa que quase podia carecer de justificações. Bernardo Silva está, no que toca à qualidade com a bola, na elite do futebol mundial.

Pela qualidade que apresenta, torna-se desnecessário argumentar a presença de Bernardo no lote dos convocados: um jogador desta qualidade tem sempre espaço no elenco.

Assim, Bernardo Silva está dispensado da análise tática, da avaliação dos contextos ou das ideologias do selecionador. Independentemente da estratégia do selecionador, o craque do Manchester City é um dos indiscutíveis da seleção.

Apesar disto, o percurso, até agora, não tem sido fácil. Com problemas de lesões pelo meio (falhou, inclusivamente, o Euro 2016 por questões físicas) e algumas dificuldades de adaptação ao modelo de jogo português, Bernardo tardou em mostrar a sua qualidade ao serviço do conjunto luso.

Recentemente, contudo, o craque tem subido o nível ao serviço de Portugal e, no derradeiro jogo do apuramento, contra a Suíça, demonstrou finalmente toda a sua qualidade de quinas ao peito.

Na Rússia, Bernardo Silva quererá afastar de vez a ideia de que é um jogador exclusivamente de clubes e provar que é o número 2 da seleção. A magia está lá: é só abrir o livro.

 

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta e a eliminação do Arsenal na Taça de Inglaterra: «É muito difícil de explicar, mas todo o mérito é deles»

Mikel Arteta analisou o desfecho do Southampton x Arsenal. Gunners perderam por 2-1 e foram eliminados da Taça de Inglaterra.

Botafogo soma segunda vitória consecutiva antes de Franclim Carvalho assumir a equipa

O Botafogo voltou a vencer no Brasileirão. A equipa canarinha bateu o Vasco da Gama por 2-1, no último encontro antes de Franclim Carvalho assumir a equipa.

Benfica abre conversas para tentar contratar médio do Brasileirão

O Benfica iniciou conversas para tentar contratar André no mercado de verão. Médio defensivo de 19 anos e joga no Corinthians.

Francesco Farioli após FC Porto x Famalicão: «Quase que podíamos fazer uma série da Netflix com o que está a acontecer»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa. FC Porto empatou 2-2 com o Famalicão na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli comenta lesão de Rodrigo Mora: «Sentiu uma dor na outra perna»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Técnico dos dragões disse que Rodrigo Mora «sentiu uma dor na outra perna».

Artur Jorge reage à goleada sofrida pelo Cruzeiro frente ao São Paulo: «Estamos todos muito preocupados»

Artur Jorge reagiu à derrota do Cruzeiro frente ao São Paulo. O técnico português confirmou que há um grande desafio pela frente e que existe muita preocupação.

Cruzeiro de Artur Jorge goleado na deslocação ao terreno do São Paulo no Brasileirão

O São Paulo recebeu e goleou o Cruzeiro de Artur Jorge por 4-1, na jornada 10 do Brasileirão. Foi o segundo jogo do técnico português no emblema canarinho.