O Dicionário de Fernando Santos: Bernardo Silva

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a “equipa das quinas”.

Bernardo Silva: Talento.

A palavra parece tão evidente e autoexplicativa que quase podia carecer de justificações. Bernardo Silva está, no que toca à qualidade com a bola, na elite do futebol mundial.

Pela qualidade que apresenta, torna-se desnecessário argumentar a presença de Bernardo no lote dos convocados: um jogador desta qualidade tem sempre espaço no elenco.

Assim, Bernardo Silva está dispensado da análise tática, da avaliação dos contextos ou das ideologias do selecionador. Independentemente da estratégia do selecionador, o craque do Manchester City é um dos indiscutíveis da seleção.

Apesar disto, o percurso, até agora, não tem sido fácil. Com problemas de lesões pelo meio (falhou, inclusivamente, o Euro 2016 por questões físicas) e algumas dificuldades de adaptação ao modelo de jogo português, Bernardo tardou em mostrar a sua qualidade ao serviço do conjunto luso.

Recentemente, contudo, o craque tem subido o nível ao serviço de Portugal e, no derradeiro jogo do apuramento, contra a Suíça, demonstrou finalmente toda a sua qualidade de quinas ao peito.

Na Rússia, Bernardo Silva quererá afastar de vez a ideia de que é um jogador exclusivamente de clubes e provar que é o número 2 da seleção. A magia está lá: é só abrir o livro.

 

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges antevê embate com o Famalicão: «Espero uma equipa igual a si própria»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Famalicão, jogo a contar para a 22.ª jornada da Primeira Liga.

Atenção, FC Porto: médio do Nacional da Madeira em destaque nas ideias de Tiago Margarido

Igor Liziero é um dos nomes em destaque do Nacional da Madeira. O Brasileiro deve ser titular na partida frente ao FC Porto.

Geny Catamo pode sair do Sporting no próximo verão

O Sporting acionou a extensão de contrato de Geny Catamo até 2029, mas os leões pensam em vender o extremo a um de vários clubes interessados.

Rui Borges pode ultrapassar registo de Augusto Inácio e Ruben Amorim

Rui Borges pode ultrapassar a marca de vitórias consecutivas em casa do Sporting de Augusto Inácio e Ruben Amorim, que somaram 12 triunfos seguidos em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Goleador que está emprestado ao Barcelona perto de bater recorde e há equipas atentas

Joaquín Delgado está emprestado pelo Real Oviedo e ao Barcelona e pode transformar-se no máximo marcador de uma edição da Segunda RFEF.

Real Madrid aponta a mira para defesa-central do Liverpool

O Real Madrid continua a procurar reforços para o setor defensivo e Ibrahima Konaté surge como uma das alternativas para a próxima época.

José Mourinho esteve no hospital antes do Santa Clara x Benfica

José Mourinho esteve presente no Hospital do Divino Espírito Santo antes da partida entre o Santa Clara e o Benfica.