O Dicionário de Fernando Santos: Bernardo Silva

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a “equipa das quinas”.

Bernardo Silva: Talento.

A palavra parece tão evidente e autoexplicativa que quase podia carecer de justificações. Bernardo Silva está, no que toca à qualidade com a bola, na elite do futebol mundial.

Pela qualidade que apresenta, torna-se desnecessário argumentar a presença de Bernardo no lote dos convocados: um jogador desta qualidade tem sempre espaço no elenco.

Assim, Bernardo Silva está dispensado da análise tática, da avaliação dos contextos ou das ideologias do selecionador. Independentemente da estratégia do selecionador, o craque do Manchester City é um dos indiscutíveis da seleção.

Apesar disto, o percurso, até agora, não tem sido fácil. Com problemas de lesões pelo meio (falhou, inclusivamente, o Euro 2016 por questões físicas) e algumas dificuldades de adaptação ao modelo de jogo português, Bernardo tardou em mostrar a sua qualidade ao serviço do conjunto luso.

Recentemente, contudo, o craque tem subido o nível ao serviço de Portugal e, no derradeiro jogo do apuramento, contra a Suíça, demonstrou finalmente toda a sua qualidade de quinas ao peito.

Na Rússia, Bernardo Silva quererá afastar de vez a ideia de que é um jogador exclusivamente de clubes e provar que é o número 2 da seleção. A magia está lá: é só abrir o livro.

 

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona avança por Andreas Schjelderup e Benfica define preço mínimo para vender o extremo

O Barcelona está interessado em contratar Andreas Schjelderup. Águias querem mínimo de 30 milhões de euros pelo extremo.

AC Milan regressa às vitórias com assistência de Rafael Leão frente ao Hellas Verona

Rafael Leão assistiu o único golo da vitória do AC Milan na visita ao Hellas Verona, num encontro da 33.ª jornada da Serie A.

Vizela sofre terceira derrota consecutiva na receção ao Farense

O Vizela voltou a escorregar, na 30.ª jornada da Segunda Liga, com uma derrota caseira frente ao Farense por duas bolas a zero.

Liverpool vence o dérbi nos minutos finais e Nottingham Forest goleia com hat-trick de Morgan Gibbs-White: Eis os resultados da tarde na Premier League

Este domingo, o Liverpool bateu o Everton por 2-1 no dérbi de Merseyside e o Nottingham Forest de Vítor Pereira venceu o Burnley por 4-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogo do título na Premier League: eis os onzes de Manchester City x Arsenal com portugueses em ação

Este domingo, o Manchester City recebe o Arsenal num jogo decisivo para as contas do título da Premier League. Fica com os onzes oficiais das duas equipas.

Ian Cathro: «Se aos 10′ tivermos de parar porque as coisas não estão a correr bem, o guarda-redes vai ao chão»

Ian Cathro voltou a referir que utilizará as mesmas estratégias dos adversários, algo que já tinha realçado após a derrota frente ao FC Porto.

Bad Bunny em risco de comprometer planos do Atlético Madrid para eventual final de Champions League

O Atlético Madrid está nas meias-finais da Champions League. Chegada à final obrigaria a mudanças na preparação da prova para os adeptos.