O Dicionário de Fernando Santos: Gonçalo Guedes

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Gonçalo Guedes: Explosão.

Longe vão os tempos em que Guedes era visto como um extremo.

Depois de se ter estreado na equipa principal do Benfica como um jogador de faixa, o jovem só exponenciou verdadeiramente o seu futebol quando passou para o corredor central e hoje é esse o seu lugar natural.

Embora não se tenha conseguido afirmar no Paris Saint Germain, em Espanha brilhou e o Valência estará disposto a pagar algo como 50 milhões de euros para o contratar.

No contexto da Seleção Nacional, Guedes é o único jogador verdadeiramente parecido com Cristiano Ronaldo. Muito veloz e com uma enorme potência, o ainda jogador do PSG representa, sem ser um ponta de lança, um perigo real para as balizas adversárias.

A sua utilização na Rússia é ainda incerta, mas só o facto de colocar em causa a titularidade de André Silva já é ilustrador da sua evolução. A decisão, provavelmente, dependerá dos contextos e da vontade de Fernando Santos contar, ou não, com uma referência fixa na área. Mas da utilidade de Gonçalo Guedes já ninguém duvida.

 

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Futebol

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 6 destaques do Sporting x AVS SAD para a Taça de Portugal

O Sporting eliminou o AVS SAD e qualificou-se para as meias-finais da Taça de Portugal. Fica com os principais destaques.

Sporting elimina AVS SAD no prolongamento e vai enfrentar FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal

O Sporting venceu o AVS SAD por 3-2 e qualificou-se para as meias-finais da Taça de Portugal. Leões vão enfrentar o FC Porto.

João Henriques não pode substituir Antoine Baroan no tempo regular mas realizou alteração no prolongamento: eis a justificação

João Henriques teve que esperar pelo prolongamento para substituir Antoine Baroan durante a partida entre o AVS SAD e o Sporting.

Chelsea e Newcastle United de olho em ponta de lança da Serie A

O Chelsea e o Newcastle United estão interessados na contratação de Dusan Vlahovic, ponta de lança que representa a Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Nenê empata Sporting x AVS SAD já nos descontos

O Sporting está empatado 2-2 com o AVS SAD nos quartos de final da Taça de Portugal. Nenê marcou o segundo golo da equipa.

Sporting: Nuno Santos está de volta aos relvados pela equipa principal

Nuno Santos voltou oficialmente aos relvados, sendo suplente utilizado durante o jogo entre o Sporting e o AVS SAD, para a Taça de Portugal.

Barcelona de Kika Nazareth goleia o Real Madrid

O Barcelona foi ao centro de Espanha vencer o Real Madrid por quatro bolas a zero, em jogo dos quartos de final da Taça da Rainha.