O Dicionário de Fernando Santos: Rúben Dias

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Rúben Dias: Fulgor.

É fácil explicar a seleção da palavra de uma forma sintética atentando nas idades dos outros defesas centrais convocados: José Fonte, o mais novo, conta com 34 anos e joga atualmente no campeonato chinês; Bruno Alves, caminha pra os 37 e vem de uma época pouco conseguida num campeonato periférico, como é a liga escocesa; e mesmo Pepe, já referido como o melhor central convocado, apesar da qualidade inquestionável tem já 35 anos.

Por isto, a frescura física de Rúben Dias pode ser fulcral para Portugal, sobretudo nos jogos em que a equipa das Quinas pretenda jogar com a defesa subida.

Contra equipas teoricamente mais fracas, que obriguem Portugal a subir o bloco e, por isso, a linha defensiva, a capacidade do jovem controlar a profundidade (superior à dos veteranos Bruno Alves e José Fonte) será um trunfo precioso.

A inexperiência do central (cumpriu a primeira internacionalização no particular da passada segunda-feira, frente à Tunísia) poderá ser um contra, mas os prós estão à vista e Rúben Dias pode muito bem sonhar com a titularidade, sobretudo quando Portugal for teoricamente favorito.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dia (da despedida) de Portugal | Portugal x Nigéria

O primeiro encontro de preparação frente ao Chile teve algumas das figuras principais da seleção de Portugal a observar da bancada.

Arsenal vai reforçar equipa técnica de Mikel Arteta com um português

O Arsenal vai nomear Arnaldo Abrantes como o novo médico da equipa. O português de 39 anos é o escolhido para o lugar de Zafar Iqbal.

Revelada a data da apresentação de José Mourinho como treinador do Real Madrid

José Mourinho vai ser apresentado como treinador do Real Madrid no dia 13 de julho. No entanto, a oficialização deve ser feita nas próximas horas.

Almería de Cristiano Ronaldo assegura lugar na final do playoff de subida com vitória nos minutos finais frente ao Castellón

Já em tempo de compensação, o Almería venceu o Castellón por 3-2 e confirmou a passagem à final do playoff de promoção à La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Aziz Yildirim cumpre promessa e Fenerbahçe chega a acordo para a contratação de Vedat Muriqi

O Fenerbahçe fechou a contratação de Vedat Muriqi, reforço prometido pelo presidente eleito, Aziz Yildirim, durante a campanha.

OFICIAL: Benfica confirma contratação de Marco Silva: eis os detalhes do contrato

O Benfica confirmou o acordo para a contratação de Marco Silva. O técnico português assinou contrato até 2028/29.

OFICIAL: Benfica confirma saída de José Mourinho para o Real Madrid por 15 milhões de euros

O Benfica enviou comunicado à CMVM a oficializar a intenção do Real Madrid em contratar José Mourinho por 15 milhões de euros. O técnico português está de saída do clube encarnado.