O Dicionário de Fernando Santos: Rúben Dias

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Rúben Dias: Fulgor.

É fácil explicar a seleção da palavra de uma forma sintética atentando nas idades dos outros defesas centrais convocados: José Fonte, o mais novo, conta com 34 anos e joga atualmente no campeonato chinês; Bruno Alves, caminha pra os 37 e vem de uma época pouco conseguida num campeonato periférico, como é a liga escocesa; e mesmo Pepe, já referido como o melhor central convocado, apesar da qualidade inquestionável tem já 35 anos.

Por isto, a frescura física de Rúben Dias pode ser fulcral para Portugal, sobretudo nos jogos em que a equipa das Quinas pretenda jogar com a defesa subida.

Contra equipas teoricamente mais fracas, que obriguem Portugal a subir o bloco e, por isso, a linha defensiva, a capacidade do jovem controlar a profundidade (superior à dos veteranos Bruno Alves e José Fonte) será um trunfo precioso.

A inexperiência do central (cumpriu a primeira internacionalização no particular da passada segunda-feira, frente à Tunísia) poderá ser um contra, mas os prós estão à vista e Rúben Dias pode muito bem sonhar com a titularidade, sobretudo quando Portugal for teoricamente favorito.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rudi Garcia após eliminação frente à Espanha: «A Bélgica mostrou neste Mundial que é uma grande equipa»

A Bélgica perdeu contra a Espanha por 2-1 e foi eliminada nos quartos de final do Mundial 2026. Eis a reação de Rudi Garcia.

Luka Modric mais perto de ficar: Eis o plano de Ruben Amorim para o médio croata

Ruben Amorim espera contar com Luka Modric na próxima temporada. O croata é visto como peça essencial, mas com funções diferentes das que tinha.

É oficial: Morten Hjulmand deixa Sporting e reforça Atlético Madrid

O Atlético Madrid oficializou este sábado a contratação de Morten Hjulmand. Médio dinamarquês de 27 anos deixa o Sporting.

Mikel Merino e o golo frente à Bélgica: «Pensei que não me ia voltar a acontecer até sei lá quando»

Mikel Merino voltou a marcar nos minutos finais do encontro frente à Bélgica. O espanhol assumiu-se orgulhoso pelo feito.

PUB

Mais Artigos Populares

Ténis: Francisco Cabral e Nuno Borges juntos para disputar o Estoril Open

A organização do Estoril Open confirmou o regresso da dupla portuguesa Francisco Cabral e Nuno Borges para a edição de 2026.

Luis de la Fuente já olha para o França x Espanha: «Penso que estarão tão preocupados como nós»

Luis de la Fuente reagiu ao Espanha x Bélgica e à passagem para as meias-finais do Mundial 2026. Selecionador já olha para a França.

Descobre quanto vai ganhar Jorge Jesus se vencer três troféus pela Seleção Nacional

Jorge Jesus sucede a Roberto Martínez na seleção nacional e pode ganhar sete milhões de euros se vencer os três troféus.