O que o adiamento do Euro 2020 poderá trazer?

- Advertisement -

A UEFA anunciou o adiamento do Euro 2020 para o ano seguinte, face à pandemia que se está a verificar no mundo, actualmente, tendo agora a data de início prevista para 11 de Junho de 2021. E esta situação levanta uma série de pontos de interrogação sobre o que será da equipa das quinas no próximo ano.

Antes de mais, começando pelos jogadores que estão numa fase mais avançada da carreira. Cristiano Ronaldo é um caso sério de longevidade no desporto mundial e, certamente, não irá desperdiçar a oportunidade de marcar presença na competição, mesmo que isso implique que tenha de gerir a sua condição física ao longo da época.

Entre os jogadores mais veteranos está também o caso do médio João Moutinho, que tinha vindo a realizar grandes prestações no Wolverhampton Wanderers FC e continua a ser umas das escolhas de eleição de Fernando Santos. Mas, na minha opinião, os casos mais bicudos são os dos centrais Pepe e José Fonte.

Com 36 e 37 anos respectivamente, José Fonte e Pepe vinham a ser titulares ao longo da época, mas, tendo em conta a idade avançada que têm, é difícil garantir esse estatuto na próxima época.

Renato Sanches tem sido uma das figuras do Lille nesta época
Fonte: Swansea AFC

Quanto aos jogadores com uma idade mais avançada, convém lembrar que, por norma, estes demoram mais tempo a recuperar a forma e a condição física do que jogadores mais jovens. E esta situação levanta uma incerteza quanto à condição física destes jogadores quando passar esta pandemia.

Ainda para mais, há uns aninhos atrás que o futebol português vinha a carenciar de jovens defesas-centrais com talento. Por isso, espera-se que jogadores como Rúben Semedo, Ferro e Diogo Leite sejam capazes de dar continuidade à sua evolução, de modo a conquistar um lugar na equipa das quinas.

Para além destes jogadores, este adiamento também pode ser prejudicial para jogadores que não eram aposta regular, mas que vinham a fazer por merecer um lugar na competição. Entre estes casos, saliento principalmente o de Renato Sanches.

O médio formado no Benfica tem vindo a relançar a carreira no Lille Olympique Sporting Club Métropole, tendo já integrado por várias vezes o onze da jornada na Liga Francesa e só mesmo algum azar o afastaria da competição, mas com o adiamento do Euro 2020 as circunstâncias podem alterar-se até lá.

Até ao próximo ano, muita coisa há-de acontecer. E espero que nessa altura haja bom senso nas escolhas e que possamos partir para a guerra com os melhores à disposição.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Fontes e o Tondela x Benfica: «Temos de olhar para o que fizemos hoje e seguir»

Bernardo Fontes analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

Vitória larga dos Boston Celtics sobre os Milwaukee Bucks com a ajuda de Neemias Queta

Este domingo, Neemias Queta apontou 14 pontos e 8 ressaltos na vitória confortável dos Boston Celtics por 107-79 frente aos Milwaukee Bucks.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Fresneda tem o cheiro de atacar a área muito bom»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Tiago Margarido responde ao Bola na Rede: «Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram»

Tiago Margarido analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica rejeitou comprar Romário e Ronaldo Fenómeno

Numa entrevista ao podcast Jogouaonde, Carlos Mozer revelou que o Benfica não quis contratar Romário nem Ronaldo Fenómeno no início das suas carreiras.

José Mourinho e o empate contra o Tondela: «O Benfica jogou para ganhar, fez tudo para ganhar, merecia ganhar»

José Mourinho analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

António Silva reage ao empate do Benfica: «O facto de o homem do jogo ser o Bernardo [Fontes] dita muito o que foi o...

António Silva analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.