Os 23 de Fernando Santos, os 23 de Portugal

- Advertisement -

Rui Patrício, Anthony Lopes, Beto, Cédric Soares, Ricardo Pereira, Pepe,  José Fonte, Bruno Alves, Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Mário Rui, William Carvalho, João Moutinho,  João Mário, Manuel Fernandes, Adrien Silva, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes,  Gelson Martins, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, André Silva. Estão anunciados os 23 jogadores que irão entrar no avião para a Rússia em junho.

Antes de olharmos para os que lá estão, olhemos para os que ficaram de foram e que participaram no Europeu de 2016 (estando ainda no ativo): Vieirinha, Eliseu, Danilo Pereira (lesionado), André Gomes, Renato Sanches, Nani e Éder. Alguns nem estavam na lista dos 35, porém não há propriamente uma grande surpresa na sua exclusão, uma vez que todos tiveram, à exceção de Danilo, épocas muito aquém das expectativas.

A estrear-se em competições internacionais de séniores estarão Ricardo Pereira, Rúben Dias, Mário Rui, Manuel Fernandes e Gonçalo Guedes. Relativamente a Rúben Dias, a surpresa não é grande: com uma defesa cada vez mais envelhecida, Fernando Santos considerou importante injetar alguma juventude e fê-lo com um jogador de inegável qualidade, embora com um temperamento que pode dar problemas; Mário Rui foi, provavelmente, uma decisão de última hora, face à ausência anunciada de Fábio Coentrão; Ricardo Pereira tem mostrado a sua qualidade nas últimas duas épocas, primeiro pelo OGC Nice e depois pelo FC Porto. Entra em detrimento de Nélson Semedo e João Cancelo, que não se mostraram regulares ao longo da época; Manuel Fernandes beneficia de um baixíssimo rendimento de André Gomes no FC Barcelona e do aparente cansaço mostrado por Pizzi. Apresenta-se como uma selecão polivalente, que tanto pode jogar na posição 8 como na posição 10.

Fonte: FPF

A presença menos esperada naquela que é, para todos os efeitos, uma convocatória sem grandes surpresas, é a de Gonçalo Guedes: emprestado pelo PSG ao Valencia CF, apontou cinco golos e registou onze assistências na Liga Espanhola. Apesar de uma grande evolução relativamente ao seu tempo em França e de umas excelentes exibições, mostrou uma baixa de rendimento nos últimos meses da época que pareceu comprometer o seu lugar na Seleção. Acaba por beneficiar de uma campanha muito apagada de Nani na SS Lazio, roubando assim o lugar ao extremo que apontou três golos no Europeu de 2016. Resta saber se Fernando Santos o vai colocar na ala ou no centro, onde prefer jogar.

A lista está anunciada. A partir do fim da época de clubes, estes jogadores representam Portugal, única e exclusivamente. Já se sabe que quando falharem voltarão imediatamente a ser de Alcochete, do Seixal ou de outra academia qualquer. Isso não muda e é sintoma de um problema maior. Mas, no mínimo, que sejam de Portugal quando tiverem sucesso. É importante não esquecer que o nosso último herói veio da Guiné-Bissau.

Foto de capa: FPF 

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Horta comenta Braga x FC Porto: «Foi um jogo equilibrado»

Ricardo Horta analisou o desfecho do duelo da 27.ª jornada da Primeira Liga. Braga perdeu com o FC Porto por 2-1 neste domingo.

Eis os 5 destaques do triunfo do FC Porto diante do Braga

FC Porto derrotou o Braga por 2-1 na 27.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro disputado na Pedreira.

FC Porto opera cambalhota no marcador e vence Braga na Pedreira

O Braga recebeu o FC Porto na Pedreira, em jogo da 27.ª jornada da Primeira Liga. Os dragões derrotaram os bracarenses por 2-1.

William Gomes e Seko Fofana viram o resultado a favor do FC Porto diante do Braga

O Braga recebe o FC Porto na 27.ª jornada da Primeira Liga. William Gomes e Seko Fofana colocaram os dragões em vantagem no marcador.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid vence dérbi frente ao Atlético Madrid: Jogo de 5 golos, reviravolta e expulsão direta

O Real Madrid venceu em casa o Atlético Madrid por 3-2 para a jornada 29 da La Liga. Vinícius Júnior destacou-se com bis.

Rodrigo Zalazar bate Diogo Costa na marca de grande penalidade e Braga está a vencer o FC Porto por 1-0

O Braga recebe o FC Porto na 27.ª jornada da Primeira Liga. Rodrigo Zalazar abriu o ativo ao minuto 54' através de uma grande penalidade.

Inter Milão volta a tropeçar na Serie A após golo de jogador que passou por Portugal

O Inter Milão empatou 1-1 com a Fiorentina para a jornada 30 da Serie A. Cher Ndour, jogador que tem passado em Portugal, marcou um dos golos.