Portugal 1-0 França: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Deus quis, o homem sonhou e a obra nasceu. Fernando Santos, crente, em Deus e nos seus jogadores, pediu para sonhar, e viu os seus pedidos serem escutados. Fê-lo. Anunciou-o aos portugueses, como que os convidando a entrar no seu sonho.

“Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal”

A obra nasceu. Não encantou, no início. Era uma geringonça que muitos não entendiam em campo e que até nojo chegou a meter de tão informe que parecia ser. Mas, a pouco e pouco, com sorte e a falta dela, foi sendo lapidada até ficar concluída como uma das mais belas obras do futebol português, com a chegada à final. Faltava ser a mais bela. Faltava cumprir-se o sonho. Faltava cumprir-se Portugal.

A taça é nossa! Fonte: UEFA
A taça é nossa! Obrigado, mister
Fonte: UEFA

E cumpriu-se Portugal. Aí está a primeira conquista sénior de um país que tanto futebol deu ao mundo, mas que pouco teve em troca. A recompensa merecida, na bola de Éder (que passou a ser só dele), conduzida até à entrada da àrea pelo rapaz formado na Adémia (a menos de um par de quilómetros de onde esta crónica está a ser escrita) antes de desferir um portentoso remate para o fundo das redes de Lloris.

Um pontapé de raiva, que deu sentido ao sofrimento de nomes como os de Figo, Vitor Baía, João Vieira Pinto, Rui Costa, Nuno Gomes, Pauleta, Paulo Sousa ou… Cristiano Ronaldo.

Um pontapé que entrou na esfera do paranormal e que fez sorrir Eusébio, Coluna, Bento e tantos outros.

Um pontapé que matou a besta das eliminações com franceses após prolongamentos (Euro 1984 e 2000 vêm à memória), que caçou o trauma, que há tanto tempo nos apoquentava.

Obrigado!

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tommaso Pobega assina em definitivo pelo Bolonha até 2028

O Bologna confirmou oficialmente a opção de compra de Tommaso Pobega ao AC Milan, com o médio a assinar um contrato até 30 de junho de 2028, incluindo opção de renovação para a época seguinte.

RB Salzburgo anuncia saída de Thomas Letsch

O RB Salzburgo confirmou a saída do treinador alemão Thomas Letsch, mesmo com a equipa a ocupar a primeira posição da liga austríaca.

Jogador do Atlético Madrid com acordo para rumar ao Real Madrid

Aimar García vai trocar o Atlético Madrid pelo Real Madrid. A jovem promessa final está em final de contrato com os colchoneros.

Peixinho renova com o Estoril até 2028

Peixinho renovou contrato com o Estoril Praia até 2028 e tem sido aposta de Ian Cathro, já soma sete jogos entre a Liga Portugal e a Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Ousmane Dembélé volta a lesionar-se no AS Mónaco vs PSG

Luis Enrique apostou em  Ousmane Dembélé como titular frente ao AS Mónaco, mas o extremo do PSG saiu lesionado ainda na primeira parte, após apenas 27 minutos em campo.

WWE regressa a Portugal após 10 anos de ausência

A WWE está de volta a Portugal. A principal companhia de Wrestling do mundo confirmou o retorno após dez anos de ausência.

Bruno Sá apresenta programa para liderar o Sporting

Bruno Sá apresentou esta quinta-feira o seu programa eleitoral. O candidato à liderança do Sporting anunciou medias a vários prazos.