📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 1-0 França: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Deus quis, o homem sonhou e a obra nasceu. Fernando Santos, crente, em Deus e nos seus jogadores, pediu para sonhar, e viu os seus pedidos serem escutados. Fê-lo. Anunciou-o aos portugueses, como que os convidando a entrar no seu sonho.

“Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal”

A obra nasceu. Não encantou, no início. Era uma geringonça que muitos não entendiam em campo e que até nojo chegou a meter de tão informe que parecia ser. Mas, a pouco e pouco, com sorte e a falta dela, foi sendo lapidada até ficar concluída como uma das mais belas obras do futebol português, com a chegada à final. Faltava ser a mais bela. Faltava cumprir-se o sonho. Faltava cumprir-se Portugal.

A taça é nossa! Fonte: UEFA
A taça é nossa! Obrigado, mister
Fonte: UEFA

E cumpriu-se Portugal. Aí está a primeira conquista sénior de um país que tanto futebol deu ao mundo, mas que pouco teve em troca. A recompensa merecida, na bola de Éder (que passou a ser só dele), conduzida até à entrada da àrea pelo rapaz formado na Adémia (a menos de um par de quilómetros de onde esta crónica está a ser escrita) antes de desferir um portentoso remate para o fundo das redes de Lloris.

Um pontapé de raiva, que deu sentido ao sofrimento de nomes como os de Figo, Vitor Baía, João Vieira Pinto, Rui Costa, Nuno Gomes, Pauleta, Paulo Sousa ou… Cristiano Ronaldo.

Um pontapé que entrou na esfera do paranormal e que fez sorrir Eusébio, Coluna, Bento e tantos outros.

Um pontapé que matou a besta das eliminações com franceses após prolongamentos (Euro 1984 e 2000 vêm à memória), que caçou o trauma, que há tanto tempo nos apoquentava.

Obrigado!

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kika Nazareth dispensada da seleção depois da lesão sofrida no Portugal x Países Baixos

Kika Nazareth já deixou a concentração das Navegadoras. Estrela da seleção deixou o Portugal x Países Baixos lesionada.

Roberto Martínez festeja título e deixa alerta: «Das equipas campeãs mundiais sub-17, a percentagem de jogadores que chegaram à equipa principal é muito baixa»

Roberto Martínez falou aos jornalistas na sequência da festa do título dos sub-17. Selecionador de Portugal apelou à calma.

João Diogo Manteigas arrasa João Félix: «Acabou para o Benfica»

João Diogo Manteigas já comentou a mais recente polémica a envolver João Félix. Candidato nas últimas eleições do lado do Benfica.

Fábio Cardoso antecipa dérbi de Sevilha: «Para ir buscar a minha filha à escola, sente-se que as pessoas nos olham de uma maneira diferente...

Fábio Cardoso projetou o dérbi de Sevilha. Emblema andaluz recebe o Real Bétis neste domingo num embate da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG perde diante do AS Mónaco e pode perder a liderança da Ligue 1 nesta jornada

O PSG saiu derrotado do terreno do AS Mónaco, na 14.ª jornada da Ligue 1. Takumi Minamino marcou o único golo do encontro.

Primeira Liga: Moreirense e Famalicão repartem pontos e Alverca triunfa sobre o Casa Pia

Na 12.ª jornada da Primeira Liga, Moreirense e Famalicão empataram a duas bolas e o Alverca venceu o Casa Pia por 2-0.

Dani Olmo bisa e Barcelona regressa às vitórias diante do Alavés

O Barcelona derrotou o Alavés por 3-1, no encontro referente à 13ª. jornada da La Liga. Dani Olmo bisou no encontro.