Um novo paradigma na selecção nacional?

- Advertisement -

O futebol jovem em Portugal teve um crescimento notável desta década, e houve vários factores que levaram a este crescimento, desde o investimento feito pela FPF após o Euro 2004, o investimento nas condições para as camadas jovens feito por vários clubes nacionais, à criação das equipas B, etc.

E tocando no assunto das equipas B, algo que com o tempo passaria a ser comum nestas equipas seria a aposta em jogadores ainda com idade de júnior, com o intuito destes começarem a ter contacto com o futebol sénior, e promover-lhes um patamar competitivo superior que os estimulasse enquanto atletas, fazendo com que aprimorassem as suas qualidades.

Assim se começou a verificar no Benfica no caso de atletas como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Rúben Dias, que já eram habituais titulares na equipa B com idade de júnior. O FC Porto B, depois de se sagrar campeão da Segunda Liga, passou a aplicar a mesma política com jogadores como Rui Pedro, Diogo Costa, Diogo Dalot e Diogo Queirós. O Sporting viria a fazer o mesmo com Pedro Silva, e mais recentemente com Tiago Djaló, Miguel Luís e Rafael Leão. E o Sporting Clube de Braga não quis ficar atrás com a aposta em Francisco Trincão.

A aplicação desta prática fez com que os jogadores queimassem etapas e começassem a dar o salto para patamares competitivos mais altos assim que começassem a sobressair, fazendo com que estes pudessem dar continuidade à sua evolução, jogando contra adversários de maior tarimba. Com isso, vão aparecendo cada vez mais futebolistas juniores que estão a um nível acima da maioria dos jogadores da sua idade.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Primeira Liga: Eis os árbitros para os jogos da 2ª jornada

David Silva vai arbitrar o Sporting x Vitória SC, Miguel Fonseca estará no Rio Ave x FC Porto e João Pinheiro no Casa Pia x Benfica.

Braga divulga convocados para o jogo da Conference League

O Braga vai enfrentar fora de casa o Dínamo Minsk na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Conference League. Eis os convocados.

Novo treino do Sporting: eis a data e hora da antevisão de Rui Borges ao jogo com o Vitória SC

O Sporting realizou esta quarta-feira de manhã um novo treino. Leões preparam jogo frente ao Vitória SC.

Inter Milão fecha internacional inglês por mais de 30 milhões de euros

Djed Spence vai deixar o Tottenham e reforçar o Inter Milão. Emblema da Serie A paga 31,5 milhões de euros pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa comenta Benfica x Académico de Viseu e atira: «É um precedente muito grave no futebol português»

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre vários temas. Águias viajam para a Escócia onde enfrentarão o Hearts.

Rui Costa e o mercado: «Garantidamente um central vai chegar nos próximos dias»

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre vários temas. Águias viajam para a Escócia onde enfrentarão o Hearts.

Tudo o que disse Rui Costa antes da partida do Benfica para a Escócia: «É vergonhoso que se tenha passado isto no futebol português»

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre vários temas. Águias viajam para a Escócia onde enfrentarão o Hearts.