- Advertisement -

Apesar de jogar num dos maiores clubes da Europa do futebol, Yerry Mina não começou este Campeonato do Mundo como titular na Colômbia. O defesa central do Barcelona só se estreou no segundo jogo dos colombianos e abriu o marcador para a primeira vitória dos cafeteros na Rússia.

Com isso e algum receio em falhar, o conjunto de José Pekerman correspondeu a todas as previsões e antevisõs e chegou aos oitavos de final. A história dos colombianos na competição começou a ser escrita com uma derrota no primeiro jogo frente a uma das sensações do torneio, o Japão, por 2-1. Todavia, com Yerry Mina alguma coisa mudou e para melhor, apesar de uma época de estreia atípica no futebol europeu.

Yerry Mina dá golos e também dança. O jogador já ensinou a coreografia aos seus seguidores nas redes sociais
Fonte: FIFA

A seleção colombiana tem quatro golos marcados e um sofrido nesta fase de grupos. Yerry Mina marcou metade, dois, em apenas dois jogos, ajudando assim os colombianos a apuraram-se pela terceira vez aos oitavos de final desta competição (1990, 2014 e 2018), sendo as últimas duas qualificações alcançadas consecutivamente. Também depois da derrota da Colômbia no jogo de estreia, esta seleção não sofreu mais golos. Mas agora, nos oitavos, vem aí a Inglaterra para um duelo que será um real teste a ambas as seleções.

Yerry Mina saltou do banco para a titularidade na seleção colombiana no segundo e terceiro jogo da fase de grupos do Mundial diante da Polónia, uma das deceções da competição. Fez ‘sentar’ o veterano Óscar Murillo, de 30 anos, que joga nos mexicanos do Pachuca, e faz dupla com Davinson Sanchéz, do Tottenham.

Este Campeonato do Mundo tem sido o das bolas paradas, no ar, e os 1,93m de Yerry Mina agradecem, seja assistido por James Rodríguez ou Juan Cuadrado. Desta forma também marcou o golo da vitória e solitário frente ao Senegal.

Mas não fica por aí, até porque os centrais não se podem fazer primordialmente de golos. Se a Colômbia não sofreu mais golos desde que Yerry Mina foi lançado, algo melhorou.

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Irmã de Cristiano Ronaldo partilha texto com críticas à seleção, ao jornalismo e aos portugueses: «Não merecem ter o melhor em coisa alguma»

Elma Aveiro partilhou um texto sobre Cristiano Ronaldo, de autoria não revelada. Irmã do avançado subscreveu as críticas.

Tentativa de reconciliação: Já se sabe onde estão Cristiano Ronaldo, Pedro Proença e Jorge Jesus

Jorge Jesus e Pedro Proença estão no aeroporto em Copenhaga a tentar convencer Cristiano Ronaldo a não embarcar no seu voo.

Irmã de Cristiano Ronaldo com mensagem nas redes sociais: «Falam, falam e não sabem de nada»

Kátia Aveiro fez uso da conta pessoal das redes sociais para deixar uma mensagem. Momento de Cristiano Ronaldo é delicado.

Jogadores de Portugal já regressaram ao hotel sem Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e Pedro Proença

Depois do treino, a seleção de Portugal já voltou ao hotel. Na comitiva, não estão presentes Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus e Pedro Proença.

PUB

Mais Artigos Populares

Rotura total: FPF ainda tentou travar possível saída de Cristiano Ronaldo da Seleção Nacional

A Federação Portuguesa de Futebol tentou travar o abandono de Cristiano Ronaldo, mas o capitão confirmou o adeus nas redes sociais.

Jorge Jesus revela motivo da confusão com Cristiano Ronaldo e faz desejo: «Que todo o ambiente que se passou neste dia em relação ao...

Jorge Jesus falou ao Canal 11 depois da conferência de imprensa, ainda antes do treino. Eis as declarações do selecionador nacional.

Prémios em atraso na Seleção Nacional: FPF pagou apenas parcialmente os montantes do Mundial 2026

A Federação Portuguesa de Futebol pagou apenas parcialmente os prémios do Mundial 2026 ao plantel e staff.