Top 10: Grandes Clubes Adormecidos

    5. Feyenoord

    O De Kuip suspira pelo regresso de conquistas europeias. Fonte: Feyenoord Rotterdam
    O De Kuip suspira pelo regresso de conquistas europeias
    Fonte: Feyenoord Rotterdam

    Juntamente com PSV e Ajax, o Feyenoord é um dos três principais clubes holandeses, mas que nas últimas décadas tem decaído tando a nível europeu como no que diz respeito ao seu desempenho interno. Mas longe vão os tempos de Johan Cruyff, Ronald Koeman ou Henrik Larsson, e apesar de ter vencido a Taça da Holanda na temporada passada, o Feyenoord não vence o título de campeão nacional desde a época de 1998/99, altura em que contava com jogadores como Julio Cruz, Jon Dahl Tomasson e Jerzy Dudek. Não conquistando a Eredivisie desde então, o Feyenoord, que conta com 14 galardões de campeão, viu os restantes “grandes” do futebol holandês dividirem entre si a maior parte dos títulos disputados (venceram 15 das 17 edições do campeonato holandês).

    A juntar ao seu sucesso nacional, o Feyenoord conta também no seu currículo com um Liga dos Campeões conquistada em 1969/1970 frente ao Celtic, sagrando-se assim o primeiro clube holandês a sagrar-se vencedor da maior competição europeia de clubes.

    Para além desse, o Feyenoord conquistou ainda uma Taça Intercontinental e duas Taças UEFA, a última das quais frente ao Borussia Dortmund com um bis de Pierre van Hooijdonk, quando eram orientados por Bert van Marwijk, na época de 2001/2002.

    Desde então, o Feyenoord tem andado arredado de títulos de maior expressão (conquistou apenas duas Taças da Holanda), mas tem mantido a sua tendência para mostrar ao mundo os talentos que vai lapidando nas suas categorias base, como foram os casos de Robin van Persie, Dirk Kuyt ou Giovanni van Bronckhorst.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Frederico De Távora Pedro
    Frederico De Távora Pedrohttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Direito, é a ver e a analisar futebol que se sente como um peixe na água. O Benfica corre-lhe nas veias, e apaixonou-se por futebol no dia em que ainda criança entrou pela primeira vez na Velhinha Luz. O futebol europeu é o que mais o atrai, sendo em Inglaterra que semana a semana segue o seu campeonato de eleição: a Premier League.                                                                                                                                                 O Frederico não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.