Cabeçalho Futebol Internacional

As camisolas são, historicamente, um dos mais apaixonantes símbolos de apoio dos adeptos por todo o universo futebolístico. Pelos quatro cantos do mundo é de todo impossível visitar uma arena e não vislumbrar um adepto envergando, orgulhosamente, as cores do seu coração.

É esta a pele com que, dentro de campo, os verdadeiros guerreiros derramam sangue, suor e lágrimas pelo símbolo que trazem ao peito. É a responsabilidade que carregam todos os domingos, perante o olhar atento de quem os ama. É o traje de gala para os melhores e piores momentos das suas vidas. É o orgulho presente nas grandes defesas, nos grandes golos, nas grandes conquistas, nos inolvidáveis festejos. É o manto protetor que lhes seca as lágrimas nos momentos de dor, desilusão e injustiça, e, que os enche de força, esperança e determinação no momento de superar as piores adversidades.

Como uma paixão dentro de outra paixão, as camisolas são um tremendo elo de ligação entre jogadores e massa adepta, porém, este fenómeno não se resume apenas ao fator emocional. Os equipamentos são, hoje em dia, uma das maiores fontes de receitas dos maiores clubes mundiais, sendo, atualmente, bastante fácil um gigante europeu chegar às centenas de milhões de euros de receitas anuais em vendas de camisolas.

Fonte: Arsenal FC
Fonte: Arsenal FC

O lado emocional e, essencialmente, o fator financeiro obrigam a uma exigência crescente por parte dos clubes, e, por conseguinte, a um rigor cada vez mais notório por parte das grandes marcas de equipamentos desportivos. Essa exigência e rigor contribuem, claro está, para a criação de autênticas obras de arte, que envaidecem adeptos e recheiam cofres ano após ano.

Anúncio Publicitário

Foi com base no fator estética, nos pequenos mas deliciosos detalhes e na carga histórica e emocional, que, ao analisar todos os equipamentos dos conjuntos primodivisionários das várias ligas europeias, elaborei o meu Top 10 de Camisolas de Clubes Europeus para a época de 2016/2017.

Nike, Adidas, Umbro, Puma, Le Coq Sportif, Uhlsport, e, até a lusitana Lacatoni, surgem de mãos dadas num autêntico desfile de classe e beleza.

Foto de capa: Southampton FC