Top 10: Melhores equipamentos da Europa

Cabeçalho Futebol Internacional

As camisolas são, historicamente, um dos mais apaixonantes símbolos de apoio dos adeptos por todo o universo futebolístico. Pelos quatro cantos do mundo é de todo impossível visitar uma arena e não vislumbrar um adepto envergando, orgulhosamente, as cores do seu coração.

É esta a pele com que, dentro de campo, os verdadeiros guerreiros derramam sangue, suor e lágrimas pelo símbolo que trazem ao peito. É a responsabilidade que carregam todos os domingos, perante o olhar atento de quem os ama. É o traje de gala para os melhores e piores momentos das suas vidas. É o orgulho presente nas grandes defesas, nos grandes golos, nas grandes conquistas, nos inolvidáveis festejos. É o manto protetor que lhes seca as lágrimas nos momentos de dor, desilusão e injustiça, e, que os enche de força, esperança e determinação no momento de superar as piores adversidades.

Como uma paixão dentro de outra paixão, as camisolas são um tremendo elo de ligação entre jogadores e massa adepta, porém, este fenómeno não se resume apenas ao fator emocional. Os equipamentos são, hoje em dia, uma das maiores fontes de receitas dos maiores clubes mundiais, sendo, atualmente, bastante fácil um gigante europeu chegar às centenas de milhões de euros de receitas anuais em vendas de camisolas.

Fonte: Arsenal FC
Fonte: Arsenal FC

O lado emocional e, essencialmente, o fator financeiro obrigam a uma exigência crescente por parte dos clubes, e, por conseguinte, a um rigor cada vez mais notório por parte das grandes marcas de equipamentos desportivos. Essa exigência e rigor contribuem, claro está, para a criação de autênticas obras de arte, que envaidecem adeptos e recheiam cofres ano após ano.

Foi com base no fator estética, nos pequenos mas deliciosos detalhes e na carga histórica e emocional, que, ao analisar todos os equipamentos dos conjuntos primodivisionários das várias ligas europeias, elaborei o meu Top 10 de Camisolas de Clubes Europeus para a época de 2016/2017.

Nike, Adidas, Umbro, Puma, Le Coq Sportif, Uhlsport, e, até a lusitana Lacatoni, surgem de mãos dadas num autêntico desfile de classe e beleza.

Foto de capa: Southampton FC

Hugo Almeida Rebelo
Hugo Almeida Rebelohttp://www.bolanarede.pt
Deslumbrado pela "Geração de Ouro" da Seleção Nacional, pelo Sporting de Schmeichel e Acosta, pelo United de Yorke e Cole, e, pelo Barça de Figo e Rivaldo, Hugo tornou-se num autêntico viciado em futebol.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting quer mais um extremo-esquerdo e olha para internacional grego

O Sporting está interessado em Christos Tzolis. Extremo grego de 23 anos é um dos jogadores na larga lista dos leões.

FC Porto fecha defesa-central por 5+1 milhões de euros

O FC Porto garantiu a contratação de Dominik Prpic ao Hajduk Split. Defesa-central chega esta segunda-feira à Invicta.

Luis Díaz diz ‘sim’ a colosso europeu e não é o Barcelona

O Bayern Munique e Luis Díaz já chegaram a acordo em termos pessoais, e o avançado colombiano pode estar de saída do Liverpool neste verão.

Portugal x Itália no Euro 2025 Feminino: Eis os onzes prováveis

Portugal vai enfrentar esta noite a Itália na segunda jornada do Euro 2025 Feminino. Fica com os onzes prováveis.

PUB

Mais Artigos Populares

Mais um reforço garantido: Nápoles fecha craque por 28 milhões de euros

O Nápoles garantiu a contratação de Noa Lang ao PSV. Transferência vai realizar-se num pacote de 28 milhões de euros.

Maxim De Cuyper é reforço do Brighton até 2030

Maxim De Cuyper é reforço do Brighton. O defesa belga de 24 anos deixou o Club Brugge e assinou até 2030 com os seagulls.

Renato Sanches despede-se do Benfica: «Obrigado»

O Benfica oficializou a saída de Renato Sanches. Médio de 27 anos despede-se das águias com agradecimento nas redes sociais.