- Advertisement -

brasileirao

Este poderia ser o nome de um clube de futebol de intelectuais, gente das artes ou outros produtores culturais. Alguém de extrema inteligência e que fosse o pináculo da criação. Dificilmente um clube poderia ter este nome. A não ser que houvesse um bairro chamado Bom Senso, ou houvesse uma cidade com este índice onomástico.

Nada disso. Foram os próprios jogadores do Campeonato Brasileiro que se uniram e deram a cara por esta causa. Medidas concretas? Lutar por um futebol de Vera Cruz mais justo e mais solidário. Aspetos contra? Desde logo, o número excessivo de jogos que as equipas se veem obrigadas a fazer, o curto período de transição do campeonato nacional para os estaduais (começam agora nos finais de janeiro) e vice-versa, a exaustão de jogos a que os jogadores estão submetidos, salários em atraso e ainda o preço dos bilhetes para os adeptos. Assim, foi possível observar em alguns jogos do Brasileirão 2013 cenas caricatas. Por exemplo, os jogos começavam e havia cinco ou dez minutos de inatividade pura. Inércia total. Jogadores a trocar simplesmente a bola amigavelmente entre si, como numa rabia. Isto para provar que eles são os titãs mais importantes do espetáculo.

Vénia. Aplausos. Completamente de acordo. É deste tipo de movimento que a sociedade precisa. Encontrar formas de associativismo. Se se associa, algo está mal. Mas, ao associar-se, algo poderá melhorar. É absurdo o número de partidas disputadas por um “bom” clube brasileiro. Coloco bom entre aspas não por desdém a outros, menos tradicionais. Mas caracterizo um bom clube como estando na Série A, disputando a Copa do Brasil e ainda jogar a Libertadores. Ora, os encontros do campeonato são ao sábado ou domingo e à terça ou quarta-feira. Ou seja, duas vezes por semana. Quem diria que no Brasil o futebol é lento? É um ritmo alucinante. Com Copa do Brasil a meio da semana e mais Libertadores, quando é que os atletas descansam? E treinam?

Este exemplo, simples, poderá ser copiado por outros quadros da sociedade. A união faz a força, já diz o lugar-comum. Mas é bonito ver jogadores de clubes que, desculpem, mas é verdade, se odeiam abraçados. Para grandes males, grandes remédios. A greve ainda não foi uma dessas curas. Porém, se a CBF persistir no erro de ignorar as chamadas de atenção, só um poderoso antídoto poderá parar um mal tão severo.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Revolução no ataque de Ruben Amorim no AC Milan? 100 milhões de euros investidos e 3 novos alvos

Ruben Amorim está em busca de um extremo esquerdo para reforçar o AC Milan. A turma de Milão já gastou 100 milhões de euros neste mercado.

Wallace Yan e o golo da vitória frente ao Benfica: «Graças a Deus, ele deu-me uma segunda chance»

Wallace Yan mostrou-se muito emocionado após apontar o golo da vitória no Benfica x Flamengo. Jovem de 21 anos agradeceu a Deus.

Granit Xhaka e a expulsão de Breel Embolo: «Se fosse 11 contra 11, teríamos conseguido acompanhá-los»

Granit Xhaka refletiu sobre a derrota da Suíça frente à Argentina nos quartos-de-final do Mundial 2026 e criticou a decisão de João Pinheiro.

Benfica com problema por resolver: Torino não aciona opção de compra por lateral

Rafael Obrador está de saída do Benfica após o Torino não acionar a opção de compra pelo lateral fixada em 9 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar assume: «A responsabilidade é outra e tenho de representar o Sporting da melhor forma possível»

Rodrigo Zalazar prestou declarações após a inauguração de um espaço em Málaga. O médio diz estar a viver um ano muito bom a nível pessoal.

Emerson Royal sobre Gianluca Prestianni: «Para o azar dele, caiu ali na hora errada»

Emerson Royal foi questionado sobre o caso de Gianluca Prestianni com Vinícius Júnior, abordando as entradas duras do Flamengo sobre o argentino.

Imprensa internacional critica prestação de João Pinheiro no Argentina x Suíça: «Não está à altura de nenhum jogo importante que se preze»

O portal Archivo VAR atribuiu nota 2 à arbitragem desastrosa de João Pinheiro no embate entre Argentina e Suíça no Mundial 2026.