É uma Copa brasileira, com certeza!

- Advertisement -

brasileirao

Já se iniciou a Taça dos Libertadores da América. A mais importante competição das Américas. Do novo mundo. Bonito nome. AMÉRICA! Dizem que foi o antigo navegador Américo Vespúcio o primeiro ser do mundo civilizado a pisar a Terra Nova. E esta, hein? Cristóvão Colombo renegado da história…

Enfim, uma coisa é certa. O Brasil não tem nada a ver com esta história. Isto é, com os feitos da libertação das Américas. Até porque, como se sabe, ficou um país uno e indivisível (mas não nos moldes de Salazar) e de dimensões continentais. Ou seja, o que se passa na América do Sul reflete um pouco o que se passa na Península Ibérica: um Portugal unido, onde se fala a uma só voz, e uma Espanha dividida, onde se falam várias línguas e dialetos e os sentimentos de pertença são, não raras vezes, impostos e não partilhados. Tal e qual como na fulva América Latina. Os países espanhóis possuem muita rivalidade entre si.

Isto para explicar que o processo de independência do Brasil, que se deu em 1822, no mesmo ano da Primeira Carta Constitucional Portuguesa, foi mais ou menos pacífico. Salvo o triste episódio do assassinato de Tiradentes. Joaquim José da Silva mais Xavier. Nome mais português que muitos lusitanos. De facto, a Inconfidência Mineira foi a organização mais “organizada” do Brasil para lidar com a questão da independência. Mas tudo muito pacífico. Até porque o D.Pedro I do Brasil era o nosso… exatamente: D.Pedro IV!

Aquela que todos desejam Fonte: Netplacar.blogspot.com
Aquela que todos desejam
Fonte: Netplacar.blogspot.com

No Brasil existem 26 Estados e um Distrito (Brasília, capital). Cada um deles tem uma bandeira. No estandarte de Minas Gerais pode ler-se em bom latim: Libertas quae sera tamen.[1] É o único indício de alguma rebeldia. De resto… tudo pacífico. Como o oceano.

Nas partes espanholas foi tudo diferente. Guerras com a metrópole, guerras entre os próprios países (Guerrra do Paraguai, por exemplo). Assim, o Brasil saiu reforçado com fronteiras bem delineadas e uma língua extendida a todo o território. Sem dialetos (tirando os dos índios).

Como vêem, o Brasil não é tido nem achado nesta história. O nome foi ficando. Já todos se habituaram. Agora nada a fazer.

São seis as equipes brasileiras inseridas na Libertadores. A saber: O campeão nacional Cruzeiro; o campeão da Libertadores passada, Atlético mineiro – será interessante ver a prestação dos dois gigantes mineiros – a surpresa Atlético Paranaense; os cariocas Botafogo e Flamengo; e ainda o Grêmio, que já começa a ser um habitué nestas andanças, mas sem os resultados desejados.

Eu não sei, Não posso saber, mas cheira-me que este ano será difícil para todos, obviamente. Porém, cheira-me, cheira-me que o Brasil vai fazer o inédito penta na competição – em 2010 venceu o Internacional, em 2011 o Santos, no ano seguinte o Corinthians e agora foi o Atlético de Minas Gerais. Depois de várias alterações aos regulamentos (como no caso de nas meias-finais estarem presentes duas equipas brasileiras elas terem de jogar obrigatoriamente entre si), esta competição começa a sentir a força de um país monstruoso. Que vai tendo cada vez mais poder. E a bolha pode rebentar. O polvo tem força e lança os seus tentáculos. Veremos se ele é morto. Só que se for, devido ao seu poder, todos os outros irão com ele.



[1] “Liberdade ainda que tardia”

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bradley Barcola no Liverpool: Eis detalhes do contrato e da transferência

Os detalhes do negócio de Bradley Barcola no Liverpool revelam uma transferência de 125 milhões de euros mais bónus adicionais.

Al Ula de José Peseiro volta a vencer e partilha liderança na Arábia Saudita

O Al Ula de José Peseiro visitou e venceu o Al Anwar por 1-0. O treinador português soma duas vitórias e partilha o primeiro lugar.

Impasse por Dodi Lukebakio: Eis o plano do Besiktas para contratar o extremo do Benfica

O Rangers ofereceu oito milhões de euros ao Besiktas por Vaclav Cerny. Dodi lukebakio é o substituto do checo.

FC Porto rejeita abordagem da Fiorentina por Borja Sainz: Eis os detalhes

O FC Porto rejeitou uma proposta da Fiorentina por Borja Sainz para evitar perder mais ativos após a saída de Rodrigo Mora.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão despede-se do AC Milan: eis o salário que vai ganhar e o que o Sporting encaixa com a transferência

Rafael Leão despediu-se do AC Milan para rumar ao Galatasaray, num negócio de 45 milhões de euros. Sabe quanto recebe o Sporting.

Rui Borges e a solidez do Sporting: «No cômputo geral de todos os momentos de jogo este foi o mais equilibrado»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting sobre o Rio Ave por 4-0,em conferência de imprensa, no Estádio dos Arcos.

Rui Borges e a exibição de Flávio Gonçalves: «Ele é um miúdo que é um predestinado, tem uma qualidade acima da média»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting sobre o Rio Ave por 4-0,em conferência de imprensa, no Estádio dos Arcos.