📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Análise das Seleções Presentes no Mundial | Andebol

GRUPO E

- Advertisement -

Alemanha

Com três campeonatos do Mundo dois enquanto nação anfitriã, a Alemanha é sempre uma candidata a discutir o título, ainda que o último triunfo tenha sido em 2007 e desde então o melhor resultado alemão tenha sido um quarto lugar em 2019. A Alemanha é uma nação histórica do andebol, tendo vencido o primeiro mundial e um campeonato interno que é montra do melhor andebol do Mundo.

A Alemanha vai receber o Euro em 2024, pelo que vai entrar em competição com a garantia de que se vencer o Mundial, joga o Campeonato da Europa em casa e como campeã do Mundo. Um simples regresso às medalhas já seria bem vindo, numa seleção que não as alcança desde 2007. A Alemanha defrontou a Islândia para preparar o Mundial, saindo com uma vitória e com uma derrota.

Catar

No futebol, não fizeram muito enquanto anfitriões, mas em 2015 o Catar recebeu o Mundial de Andebol e tornou-se na única equipa não europeia da história a chegar á final, caindo apenas perante a França. Foi no Mundial de Portugal que o Catar se apurou pela primeira vez, tendo apenas falhado por duas vezes a qualificação desde o início do século XXI.  

Na preparação para o Campeonato do Mundo os cataris defrontaram o Montenegro por duas vezes, com o Catar a vencer o primeiro e a empatar o segundo. O Catar é talvez a seleção fora da Europa que mais favorita é a discutir um Mundial, sendo depois de ser vice-campeã chegou duas vezes aos quartos. A formação asiática tem um jogador a atuar no Kuwait e outro em França. De resto, é completamente constituída por jogadores da liga nacional.

Sérvia

A Sérvia é uma nação que chega ao Mundial, á semelhança de outras, num momento em que parece estar á procura de retomar as glórias de outros tempos. Os sérvios participaram pela primeira vez (sem ser como parte da Jugoslávia) num Campeonato do Mundo em andebol, em 1997, no Japão. Logo na segunda e terceira participações, os sérvios viriam a alcançar uma medalha de bronze, os melhores resultados da nação balcânica na competição até hoje.

No entanto, a última década foi de decadência para o andebol sérvio. A equipa nacional começou a ficar de fora na primeira fase do Euro e parte agora apenas para o segundo Mundial que disputa desde 2013, tendo caído para a Taça do Presidente em 2019. No que a jogos de preparação diz respeito, a Sérvia fez dois jogos frente à Suécia, perdendo um e vencendo o outro pela margem mínima. Na lista de convocados, consta mais um nome conhecido dos portugueses. O de Petar Djordlic, lateral esquerdo do Benfica.

Argélia

A Argélia segue para a décima sexta participação num Mundial, tendo por apenas 4 vezes (a última em 2021) passado a primeira fase do Mundial. A nível continental, os argelinos têm um registo muito mais assinalável, com sete títulos de campeões africanos, o último dos quais foi alcançado em 2014 quando a Argélia foi anfitriã. Apenas em quatro ocasiões, incluindo na mais recente, em 2022, é que falharam as medalhas.

Para preparar o Mundial, a Argélia jogou frente ao Egito e á Roménia. Perdeu ambas as partidas de forma clara e abriu o ano com dois jogos e duas derrotas frente á Tunísia. Desta forma, o grupo E parece ter uma equipa na Argélia, destinada a ficar com o quarto lugar, uma Sérvia que vai tentar surpreender a Alemanha e o Catar mas que parece estar inclinada para ficar atrás das duas equipas que vão lutar entre si pelo primeiro lugar do grupo.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai ao mercado de janeiro: eis as posições prioritárias a reforçar

O Sporting prepara-se para ir ao mercado de janeiro. 1 ou 2 extremos e um médio (posição 8) são as prioridades leoninas.

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.