📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Análise das Seleções Presentes no Mundial | Andebol

GRUPO G

- Advertisement -

Egito

Campeão Africano em 2022, o Egito tem vindo a crescer enquanto referência no andebol. A seleção egípcia apurou-se para 17 mundiais, nomeadamente para todas as edições desde 1993. O melhor resultado obtido foi o quarto lugar em França, no ano de 2001.

Os “Faraós” chegam numa condição curiosa, com melhoria constante de resultados entre o campeonato do Mundo de 2015 (com um décimo quarto lugar)  e o de 2021 (com um sétimo lugar). A esta melhoria acresce o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, numa campanha que viu o Egito ultrapassar equipas como Portugal, Suécia e Alemanha, caindo apenas perante a França nas meias-finais e perante a Espanha no jogo pelo bronze

Nos jogos de preparação o Egito fechou 2022 com uma vitória esmagadora sobre a Argélia e outra vitória, desta feita sobre a Eslováquia. No início deste ano, venceu a Chéquia, mas perdeu pela margem mínima contra a França. É, portanto, uma seleção com possibilidades de chegar longe neste campeonato do Mundo, sendo uma potencial candidata às medalhas.

O guarda-redes egípcio, Karim Hendawy é um dos melhores jogadores da seleção. Atua ao serviço do Zamalek, tem 34 anos e brilhou na campanha olímpica mais recente dos egípcios, com uma percentagem de defesas igual aos guarda-redes da Dinamarca e da Alemanha. Para além de Hendawy, os “Faraós” contam com nomes sonantes como o lateral esquerdo do Dinamo Bucareste, Ali Zein e o ponta direito do Nimes, Mo Sanad.

Croácia

Duas vezes campeões olímpicos e uma vez campeões do Mundo, aos croatas só falta o Campeonato da Europa. A Croácia ganhou o Mundial em Portugal, no ano de 2003. Passou sempre para a “Main Round” e apenas em 3 ocasiões, duas delas nos últimos dois Mundiais, é que a Croácia não passou a “Main Round”.

Desde que ganharam a possibilidade de se qualificar em 1995, a Croácia nunca falhou uma presença no Mundial. A Croácia já não chega, contudo, á final de um Campeonato do Mundo desde que foi anfitriã em 2009 e não conquista uma medalha desde o bronze conquistado na Espanha em 2013. No que aos jogos de preparação diz respeito, a Croácia marcou 40 golos numa vitória por 40-34 contra a Itália. Em seguida, abriu o ano com demonstrações de talento ofensivo ao ganhar por 40-34 á Macedónia do Norte e de forma esmagadora por 38-23 a Israel.

Os croatas estão prontos para o Mundial, mas não sem baixas, sobretudo na defesa. Os centrais, Tin Lucin e Domagoj Pavlovic, bem como os laterais esquerdos, Halil Jaganac e Marko Mamic. Aos problemas na defesa, acresce a ausência do ponta direito, Ivan Cupic que ajudou a equipa a chegar às medalhas em 2009 e em 2013.

Marrocos

Marrocos parte para a oitava participação num Mundial, tendo apenas por uma ocasião fechado acima do vigésimo posto. Os marroquinos repetem a presença conquistada em 2021, na altura, quebrando um jejum de 14 anos no que a presenças no Mundial diz respeito. A nível continental, Marrocos repetiu em 2022 o melhor resultado da sua história num Campeonato Africano de Seleções, ao fechar na terceira posição, tal como em 2006.  Fez três jogos de preparação e perdeu frente á Bélgica, Polónia e Irão. Tirando o resultado frente á Polónia, as demais derrotas foram todas pela margem mínima.

Estados Unidos

Já os Estados Unidos vão para a sétima presença em campeonatos do Mundo, sendo que nunca passaram da fase preliminar, nem foram capazes de vencer uma única partida. Em 2021, os americanos tiveram uma situação igual á dos caboverdianos, com a abundância de infeções por COVID 19 a impedir os EUA de alinhar no Mundial desse ano.

Com essa exclusão os americanos chegam á Suécia para disputar o primeiro jogo num Mundial de andebol, desde 2001. Os EUA contam com algumas conquistas no palmarés mas apenas uma no século XXI: a vitória no Campeonato da América do Norte, em 2022. Nos Pan-americanos, os EUA já não ganham uma medalha desde o bronze de 1996, tendo a falhado a qualificação para a última edição deste torneio, em 2018. A partir daí, passou a existir uma divisão entre as duas américas, tal como no futebol.

Os EUA são a única seleção da América do Norte no Mundial e prepararam-se na Noruega, tal como Portugal e Brasil.

Para os americanos, a participação na Gjensidige Cup não foi nada positiva, com a equipa dos Estados Unidos a perder frente ao Brasil, a Portugal e á Noruega e de forma clara nos últimos dois encontros, em particular frente aos noruegueses, com um resultado de 43-26. Frente á “Canarinha” os americanos ainda tiveram uma palavra a dizer, mas perderam na mesma com uma desvantagem de cinco golos, o jogo mais competitivo por parte dos americanos.

O Grupo G é, desta forma, encabeçado pelos titãs Egito e Croácia. Para Marrocos e EUA, o jogo entre africanos e americanos tem tudo para ser decisivo na luta que se adivinha pelo terceiro lugar do grupo.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Borges bate Eliot Spizzirri e vai defrontar Novak Djokovic na terceira ronda do ATP Atenas

Nuno Borges está na terceira fase do ATP Atenas. O tenista português bateu Eliot Spizzirri em três sets e vai agora defrontar Novak Djokovic.

Eis a atualização do Ranking UEFA depois do empate do Sporting contra a Juventus

Já é conhecido o mais recente Ranking UEFA, depois dos encontros relativos à quarta jornada da Champions League.

Bayern Munique segue imparável… mas não é a única equipa invicta na Europa: sabes qual é a outra?

O Bayern Munique ainda não sabe o que é perder esta temporada, somando 16 vitórias em 16 encontros, após o triunfo sobre o PSG.

Luciano Spalletti deixa aviso para os jogadores da Juventus após empate com Sporting: «Se jogarmos assim, não será fácil»

Luciano Spalletti reagiu ao encontro entre o Sporting e a Juventus, a contar para a quarta jornada da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges desvia-se de polémica com o FC Porto e elogia Pedro Gonçalves: «A mim não me surpreende. A amizade entre todos é extraordinária»

Rui Borges reagiu ao encontro entre o Sporting e a Juventus, válido pela quarta jornada da fase de liga da Champions League.

Dusan Vlahovic: «O Sporting tem muito bons jogadores»

Dusan Vlahovic reagiu ao encontro entre o Sporting e a Juventus, válido pela quarta jornada da fase de liga da Champions League.

Noronha Lopes fala da recusa de Mário Branco em trabalhar com a sua lista e ataca FC Porto: «É o FC Porto de volta às...

João Noronha Lopes falou também do processo instaurado ao FC Porto, devido a denúncia de Fábio Veríssimo. O candidato às eleições do Benfica falou também de Mário Branco.