Andebol: O resumo da época com brilho português

    Nas competições europeias de clubes a história foi um pouco diferente.

    O Sporting CP participou na EHF Champions League. Estava inserido no grupo C, onde terminou em 2ª lugar, participando no Play-off de acesso aos Oitavos-de-final. Defrontou e eliminou o CS Dinamo Bucuresti pelo agregado de 59-57. Nos Oitavos-de-final saiu em sorte aos leões os colossos húngaros Veszprém, que eram claros favoritos à vitória. Apesar da boa réplica do Sporting CP este favoritismo confirmou-se e o Veszprém eliminou os “leões”. O Veszprém chegou à final da competição, mas acabou por perder contra o Vardar. Esta é uma participação da qual o Sporting CP se deve orgulhar, já que nenhuma equipa portuguesa tinha chegado aos Oitavos-de-final neste formato da competição.

    Foi uma participação histórica a do Sporting CP na principal prova europeia de clubes
    Fonte: Sporting CP

    O FC Porto participou na EHF Cup onde teve de passar pelas três rondas de qualificação, eliminando o Potaissa Turda, o SKA Minsk e o Magdeburg, até chegar à fase de grupos. Nesta fase qualificou-se no 1º lugar do Grupo C com seis vitórias em seis jogos. Nos Quartos-de-final eliminou o Saint-Raphael (64-60), participando assim na Final Four. Os “dragões” terminaram no 3º lugar, após ser eliminado nas Meias-Finais pelo Fuchse Berlin e vencer o Holstebro no jogo de atribuição do 3º/4º lugar. Mais uma participação histórica duma equipa portuguesa numa competição europeia. A EHF Cup acabaria por ser vencida pelo THW Kiel.

    O SL Benfica também participou na EHF Cup, vencendo os finlandeses do FH Hafnarfjordur na 2ª Ronda, mas sendo eliminado pelo Hannover Burgdorf na 3ª Ronda.

    Como já foi referido, a Seleção Nacional conseguiu a qualificação para o Europeu 2020, qualificação marcada pela vitória histórica frente à França. No Europeu 2020, Portugal está inserido no grupo Grupo D com a Noruega, França e Bósnia-Herzegovina. A Seleção deve lutar pelo 3º lugar do grupo com a Bósnia, mas quem sabe… esta Seleção já nos habituou a grandes surpresas.

    Nas principais ligas europeias o Flensburg foi campeão alemão, o Barcelona campeão Espanhol e o PSG campeão Francês.

    Este foi um ano de grande equilíbrio a nível nacional e é de esperar que o SL Benfica e o Sporting CP para o ano aumentem o nível para tentar conquistar o título nacional. A época também fica marcada pelas grandes prestações europeias do FC Porto e do Sporting CP, que foram fulcrais para a qualificação da Seleção para o Europeu, colocando assim Portugal de novo no radar do Andebol Europeu.

    Foto de Capa: Federação Portuguesa de Andebol

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Palma
    Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
    Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.