Champions du Monde

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA França conquistou hoje o seu 6º campeonato do mundo, o segundo consecutivo. A principal candidata à vitória final confirmou o seu estatuto de favorita demonstrando um andebol com grande qualidade e velocidade. Mas não só a equipa francesa fez este Mundial…. Tivemos grandes e dececionantes prestações de outras nações. Já aqui foi analisada a fase de grupos e agora iremos analisar a fase final.

Oitavos de final

Noruega 34 x Macedónia 24

O primeiro jogo da Fase Final colocou frente a frente o segundo classificado do Grupo A e o terceiro classificado do grupo B. A Noruega era a favorita, mas seria de esperar que a equipa de Kiril Lazarov criasse algumas dificuldades, algo que só aconteceu na primeira parte (12-10). Magnus Jondal, Eivind Tangen (Noruega) e Kiril Lazarov (Macedónia) foram os melhores marcadores com seis golos cada. Torbjorn Bergerud, o guardião da Noruega, fez 10 defesas.

França 31 x Islândia 25

Como seria de esperar a equipa da casa superou o carrasco de Portugal no apuramento para o Mundial, mas a equipa islandesa saiu de cabeça erguida da competição, criando algumas dificuldades à equipa francesa, principalmente na primeira parte (14-13). Runar Karason (Islândia) fez o que conseguiu para ajudar a sua equipa a lutar pelos quartos de final, tendo sido o melhor marcador, com sete golos. O veterano francês “Titi” Omeyer fez impediu o golo por parte da equipa islandesa por 11 vezes.

Rússia 26 x Eslovénia 32

Um dos jogos que se esperava mais equilibrado nos oitavos até começou melhor para a equipa russa, que vencia 15-13 ao intervalo. Na segunda parte a equipa eslovena “puxou dos galões” e deu a volta ao resultado. Darko Gingesar (Eslovénia) foi importantíssimo na reviravolta marcando seis golos e tendo uma eficácia de 100%. Matevz Skok também foi importantíssimo com as suas 10 defesas.

Brasil 27 x Espanha 28

Era expectável que a equipa espanhola vencesse o seu jogo. O que não era expectável era que a equipa sul-americana desse tanto trabalho, tendo até acabado a primeira parte na frente do marcador (18-16). Quase que tivemos a primeira surpresa da Fase Final ao quarto jogo. João Pedro Silva e Cesar Almeida não mereciam ter perdido este jogo após a grande exibição de ambos, terminado o central com sete golos e o guarda redes com 14 defesas.

O Qatar surpreendeu meio mundo ao vencer a Alemanha Fonte: France Handball 2017
O Qatar surpreendeu meio mundo ao vencer a Alemanha
Fonte: France Handball 2017

Bielorrússia 22 x Suécia 41

Um jogo sem história. Foi um completo atropelo por parte da equipa escandinava. Jim Gottfridsson marcou as oito vezes que rematou à baliza da equipa adversária. Andreas Palicka defendeu 50% dos remates da equipa bielorussa, o que equivale a 11 defesas.

Hungria 27 x Dinamarca 25

Que jogo! Um hino ao andebol! Csoda, milagre em húngaro, é a melhor palavra para definir o que aconteceu neste jogo. Uma vitória categórica dos húngaros, eliminando, assim, a campeã olímpica. Um jogo marcado essencialmente pelo grande equilíbrio entre as duas equipas, mas com um pouco mais de domínio por parte, claro, da Hungria. O genial Mikkel Hansen bem lutou contra a maré, marcando oito golos, mas isso não foi suficiente para impedir a eliminação da sua equipa. O húngaro Roland Mikler, conhecido, principalmente, pela irregularidade das suas exibições foi brilhante e defendeu 15 remates.

Alemanha 20 x Qatar 21

A campeã olímpica já havia sido eliminada, ninguém acreditava numa nova surpresa… Mas o Qatar mostrou-nos que afinal o segundo lugar no Mundial de 2015 não foi mera sorte ao eliminar a campeã europeia. Duas surpresas num só dia? A seleção campeã europeia e seleção campeã olímpica eliminadas no mesmo dia? Qual o único desporto onde tal é possível? No andebol, claro. Uma segunda parte espetacular permitiu aos (agora ex) vice-campeões mundiais dar a volta ao jogo. Rafael Capote (Qatar) foi completamente espetacular, marcando uns incríveis nove golos. De pouco valeu as 19 (!) defesas do gigante Andreas Wolff, que não conseguiu impedir a derrota da sua equipa.

Croácia 21 x Egipto 19

No último jogo dos oitavos de final a Croácia, já avisada pelas surpresas da Hungria e do Qatar, fez uma primeira parte fortíssima (13-7) e na segunda parte teve apenas de gerir o jogo e o resultado. Zlatko Horvat (Croácia) foi o melhor marcador do encontro, com seis golos. Ivan Pesic (Croácia) fez 11 defesas.

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.