Clubes da frente continuam a marcar passo

- Advertisement -

À medida que as jornadas vão passando, a 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Andebol Masculino aproxima-se do fim da primeira fase e começam a delinear-se os contornos daquilo que podemos esperar na segunda fase.

No dia 2, realizaram-se a maioria dos jogos da 21ª jornada do campeonato, restando assim mais cinco jornadas até ao fim da primeira fase e aquilo a que assistimos foi a mais uma demonstração de força dos grandes.

Tarde repleta de andebol, começando no histórico Pavilhão Acácio Rosa, com o CF Belenenses a receber e a vencer o Boa Hora por 37-39. A equipa de Belém tem realizado um grande campeonato, estando neste momento em quinto lugar, à frente de equipas como ABC ou Madeira SAD. Uma partida que se antevia como equilibrada, mas que rapidamente se percebeu que não seria o caso.

Com João Ferreira, Nuno Roque e Pedro Sequeira a assumirem o papel de artilheiros (cada um assinou sete golos, marcando 56% dos golos da equipa), os comandados de João Florêncio assumiram o comando da partida e não mais largaram, com a jovem equipa do Boa Hora a ser incapaz de implementar o seu jogo e surpreender o Belenenses.

De seguida foi a vez do SL Benfica receber a equipa açoriana do Sporting da Horta, vencendo confortavelmente por 32-14. Uma equipa sem grande história. Ao intervalo o resultado já se firmava em 14-5 favorável aos comandados de Carlos Resende.

O lateral esquerdo português, Nuno Grilo, assumiu o papel de focal do ataque benfiquista, terminando a partida com doze golos marcados! Os encarnados mantêm assim a segunda posição do campeonato, apenas atrás do FC Porto que recebia no Dragão Caixa o ABC.

Pelas 18 horas foi altura do 11.º classificado, CCR Fermentões, receber o 10º classificado, Artística de Avanca. Em jogo com as duas equipas a precisarem de pontos, o Avanca foi mais forte, em grande parte devido ao excelente jogo coletivo, com Jenilson Monteiro, Diogo Silva e Nuno Carvalho a serem os melhores marcadores da equipa com cinco golos cada. A equipa do Fermentões fica assim a seis pontos do 10º classificado e vê a equipa do AC Fafe aproximar-se, estando a apenas um ponto de distância.

AC Fafe que perdeu em casa frente aos Águas Santas por 23-29. Uma partida bastante disputada nos minutos iniciais, que conseguiu manter a partida equilibrada, em grande parte devido aos sete golos de Gualther Furtado, mas com o passar do tempo a força da equipa visitante foi-se tornando visível, com o aparecimento de Mário Lourenço, Gonçalo Vieira e José Barbosa, que marcaram sete, sete e seis golos respetivamente, fazendo a diferença quando era necessário.

Equipa do ABC não conseguiu parar a força portista
Fonte: FPA

De seguida foi o jogo grande da jornada, com o primeiro classificado FC Porto a receber o ABC, surpreendente (pela negativa), sexto classificado do campeonato. Uma partida com duas partes distintas. A primeira marcada pode ser apelidada de “parada e resposta”. O Porto entrou mais forte nos minutos iniciais, ganhando uma vantagem de quatro golos, mas o ABC respondeu, aproximando o resultado para apenas um golo de diferença.

A equipa portista respondeu novamente com um parcial de 5-0, colocando o resultado em 11-5 e cavando um fosso que o ABC não conseguiu tapar. Ao intervalo, o Porto já vencia por 20-9 e demonstrava a sua superioridade. A segunda parte foi mais equilibrada, com a equipa de Braga a disputar melhor o jogo e a acompanhar o ritmo portista, mas a não ser suficiente. O resultado final foi de 36-22, com os jovens Yoan Blanco e Miguel Martins a serem os melhores marcadores do lado azul-e-branco com seis e cinco golos.

No último jogo do dia, o MAIA/ISMAI venceu em casa o último classificado, Arsenal da Devesa, por 29-23, numa partida mais disputada do que se podia esperar. A equipa de Braga conseguiu ir equilibrando o marcador e foi para o intervalo a perder apenas por dois golos.

No segundo tempo, o equilíbrio manteve-se, mas a maior experiência por parte do MAIA/ISMAI foi determinante, com os maiatos a manterem a vantagem e a saírem vencedores, com André Azevedo a ser o mais esclarecido com sete golos marcados.

Já no dia 3, a equipa do Sporting CP deslocou-se à Madeira para defrontar o Madeira SAD no último jogo da jornada. Uma partida que foi equilibrada apenas nos minutos iniciais. O maior poderio sportinguista começou a sentir-se rapidamente e ao intervalo a vantagem dos leões já era de sete. A segunda parte foi de maior equilíbrio, mas manteve-se o domínio do Sporting, com o ponta direita Valentin Ghionea a ser o mais esclarecido ao apontar nove golos.

A cinco jornadas do fim começam a delinear-se os contornos da tabela final e os clubes da frente não mostram sinais de abrandar.

Foto de Capa: FPA

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.