📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Clubes da frente continuam a marcar passo

- Advertisement -

À medida que as jornadas vão passando, a 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Andebol Masculino aproxima-se do fim da primeira fase e começam a delinear-se os contornos daquilo que podemos esperar na segunda fase.

No dia 2, realizaram-se a maioria dos jogos da 21ª jornada do campeonato, restando assim mais cinco jornadas até ao fim da primeira fase e aquilo a que assistimos foi a mais uma demonstração de força dos grandes.

Tarde repleta de andebol, começando no histórico Pavilhão Acácio Rosa, com o CF Belenenses a receber e a vencer o Boa Hora por 37-39. A equipa de Belém tem realizado um grande campeonato, estando neste momento em quinto lugar, à frente de equipas como ABC ou Madeira SAD. Uma partida que se antevia como equilibrada, mas que rapidamente se percebeu que não seria o caso.

Com João Ferreira, Nuno Roque e Pedro Sequeira a assumirem o papel de artilheiros (cada um assinou sete golos, marcando 56% dos golos da equipa), os comandados de João Florêncio assumiram o comando da partida e não mais largaram, com a jovem equipa do Boa Hora a ser incapaz de implementar o seu jogo e surpreender o Belenenses.

De seguida foi a vez do SL Benfica receber a equipa açoriana do Sporting da Horta, vencendo confortavelmente por 32-14. Uma equipa sem grande história. Ao intervalo o resultado já se firmava em 14-5 favorável aos comandados de Carlos Resende.

O lateral esquerdo português, Nuno Grilo, assumiu o papel de focal do ataque benfiquista, terminando a partida com doze golos marcados! Os encarnados mantêm assim a segunda posição do campeonato, apenas atrás do FC Porto que recebia no Dragão Caixa o ABC.

Pelas 18 horas foi altura do 11.º classificado, CCR Fermentões, receber o 10º classificado, Artística de Avanca. Em jogo com as duas equipas a precisarem de pontos, o Avanca foi mais forte, em grande parte devido ao excelente jogo coletivo, com Jenilson Monteiro, Diogo Silva e Nuno Carvalho a serem os melhores marcadores da equipa com cinco golos cada. A equipa do Fermentões fica assim a seis pontos do 10º classificado e vê a equipa do AC Fafe aproximar-se, estando a apenas um ponto de distância.

AC Fafe que perdeu em casa frente aos Águas Santas por 23-29. Uma partida bastante disputada nos minutos iniciais, que conseguiu manter a partida equilibrada, em grande parte devido aos sete golos de Gualther Furtado, mas com o passar do tempo a força da equipa visitante foi-se tornando visível, com o aparecimento de Mário Lourenço, Gonçalo Vieira e José Barbosa, que marcaram sete, sete e seis golos respetivamente, fazendo a diferença quando era necessário.

Equipa do ABC não conseguiu parar a força portista
Fonte: FPA

De seguida foi o jogo grande da jornada, com o primeiro classificado FC Porto a receber o ABC, surpreendente (pela negativa), sexto classificado do campeonato. Uma partida com duas partes distintas. A primeira marcada pode ser apelidada de “parada e resposta”. O Porto entrou mais forte nos minutos iniciais, ganhando uma vantagem de quatro golos, mas o ABC respondeu, aproximando o resultado para apenas um golo de diferença.

A equipa portista respondeu novamente com um parcial de 5-0, colocando o resultado em 11-5 e cavando um fosso que o ABC não conseguiu tapar. Ao intervalo, o Porto já vencia por 20-9 e demonstrava a sua superioridade. A segunda parte foi mais equilibrada, com a equipa de Braga a disputar melhor o jogo e a acompanhar o ritmo portista, mas a não ser suficiente. O resultado final foi de 36-22, com os jovens Yoan Blanco e Miguel Martins a serem os melhores marcadores do lado azul-e-branco com seis e cinco golos.

No último jogo do dia, o MAIA/ISMAI venceu em casa o último classificado, Arsenal da Devesa, por 29-23, numa partida mais disputada do que se podia esperar. A equipa de Braga conseguiu ir equilibrando o marcador e foi para o intervalo a perder apenas por dois golos.

No segundo tempo, o equilíbrio manteve-se, mas a maior experiência por parte do MAIA/ISMAI foi determinante, com os maiatos a manterem a vantagem e a saírem vencedores, com André Azevedo a ser o mais esclarecido com sete golos marcados.

Já no dia 3, a equipa do Sporting CP deslocou-se à Madeira para defrontar o Madeira SAD no último jogo da jornada. Uma partida que foi equilibrada apenas nos minutos iniciais. O maior poderio sportinguista começou a sentir-se rapidamente e ao intervalo a vantagem dos leões já era de sete. A segunda parte foi de maior equilíbrio, mas manteve-se o domínio do Sporting, com o ponta direita Valentin Ghionea a ser o mais esclarecido ao apontar nove golos.

A cinco jornadas do fim começam a delinear-se os contornos da tabela final e os clubes da frente não mostram sinais de abrandar.

Foto de Capa: FPA

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai ao mercado de janeiro: eis as posições prioritárias a reforçar

O Sporting prepara-se para ir ao mercado de janeiro. 1 ou 2 extremos e um médio (posição 8) são as prioridades leoninas.

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.