Demasiada distância para surpresas? | Académico Viseu FC x SL Benfica

    modalidades cabeçalho

    A ANTEVISÃO: DAVID RECEBE GOLIAS

    O SL Benfica é o único dos três grandes a entrar no último fim de semana com jogos da I Divisão. Na última jornada da primeira volta, as águias tentam colar-se aos dragões que já jogaram o seu encontro antecipadamente no meio de novembro [vitória por 35-26 ao Marítimo] e ultrapassar os leões que adiaram o seu jogo frente ao ADA Maia para fevereiro de 2023.

    A formação de Chema Rodriguez tem conseguido ultrapassar os obstáculos no Campeonato, à exceção dos rivais diretos. Contudo, a campeã em título da Liga Europeia tem tido alguma dificuldade para se impor nos jogos europeus e este jogo pode servir para que a equipa volte às vitórias antes do final de 2022.

    Apesar de ser também um dos melhores ataques, é na forma como defende que a equipa se destaca mais, num 6×0 muito agressivo em termos de pressão. Obviamente os guarda redes, Sergey Hernández e Gustavo Capdeville, reforçam ainda mais a segurança defensiva. Na frente, o pivot Alexis Borges está muito presente nos movimentos ofensivos e Djordjic parece ser o jogador que acaba para desequilibrar mesmo quando falta alguma inspiração à equipa.

    Já o Académico de Viseu que está na sua época de estreia na I Divisão tem a sua primeira receção a um candidato ao título depois de já ter ido ao Dragão Arena [derrota por 25-35 contra o FC Porto] e ao Pavilhão João Rocha [derrota por 19-39 frente ao Sporting CP]. A equipa treinada por Rafael Ribeiro perdeu os jogos contra os adversários diretos pela manutenção, exceto com o Santo Tirso, e precisa de pontos para sair do penúltimo lugar que dá a descida direta para a nova Divisão de Honra.

    Apesar dos resultados negativos, a formação viseense parece mostrar melhorias no seu jogo. Mais sólida em termos defensivos do que ofensivos, o Académico está a conseguir fazer mais golos o que lhe permitiu estar na luta pelo resultado até perto do fim na maioria dos encontros. A contratação, a meio da campanha, de André Lima foi importante para dar maior profundidade na ponta direita.  No entanto, a equipa anfitriã nesta jornada tem algumas falhas nomeadamente no capítulo do passe no movimento ofensivo e ainda alguma dificuldade nas transições rápidas tanto na reorganização defensiva como nos contra ataques, apesar de se notar uma evolução positiva neste último capitulo.

    As bancadas do Pavilhão Cidade de Viseu têm estado pouco preenchidas nos jogos do Académico. O duelo com o Benfica provavelmente atraíra mais público, correndo o risco de o próprio anfitrião ter menos apoio do que o visitante. Em declarações ao Bola na Rede, o treinador do Académico de Viseu, Rafael Ribeiro, afirma que gostava mesmo “entendessem todos os jogos como com o do Benfica, o do Sporting ou o do Porto e aparecessem no pavilhão porque gostava de ter essa pressão vinda da bancada. Era sinal que tínhamos mais gente a apoiar-nos”.

    Em conclusão, o Benfica é claramente favorito para estar partida e, se estiver em alta rotação na primeira parte, pode até cavar. No entanto, o Académico tem, para além de talento e trabalho, muita vontade e nalguns períodos pode-se aproximar no marcador. António Silva e Rúben Sousa precisarão também de fazer grandes exibições para manter a equipa em jogo o maior tempo possível.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Estreia absoluta nos confrontos oficiais entre as duas equipas;
    2. As duas vitórias que o Académico de Viseu tem no Campeonato foram em casa (Santo Tirso e Marítimo);
    3. Na I Divisão esta época, o SL Benfica só não tirou pontos ao FC Porto [derrota por 29-33] e ao Sporting CP;
    4. O Académico de Viseu é a segunda pior defesa (369 golos sofridos) e o segundo pior ataque (308 golos obtidos) da competição;
    5. Já o Benfica é o segundo melhor ataque (391) e a terceira melhor defesa (307) da I Divisão;
    6. O Académico de Viseu conseguiu atingir a marca dos 30 golos marcados nos últimos dois jogos [30 contra FC Gaia e 32 frente ao Artística de Avanca], algo que ainda não tinha acontecido esta temporada;
    7. Os lisboetas só não chegaram aos 30 golos marcados na I Divisão frente a FC Porto e Sporting CP;
    8. O Benfica vem de três jogos sem ganhar, incluindo os dois encontros na Liga Europeia;
    9. Os viseenses vêm de três derrotas consecutivas na competição;
    10. O central Miguel Cortinhas é o melhor marcador na competição do Académico com 53 golos, enquanto do lado Benfica é o lateral sérvio Petar Djordjic também com 53 tentos obtidos. 

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Petar Djordjic (SL Benfica) – O lateral é o melhor marcador da equipa encarnada no Campeonato e, nos períodos em que o Académico se fechar mais, é previsível que seja o internacional sérvio a entrar em ação para apontar à baliza.

    Miguel Cortinhas (Académico Viseu FC) – O central do Académico é um dos elementos mais concretizadores da equipa, mas não é só nisso que poderá ajudar. Parece ser o jogador com maior capacidade para aproveitar os contra ataques para finalizar, mas precisa de melhorar no capitulo do passe para que a equipa não falhe no processo ofensivo.

    EQUIPAS PROVÁVEIS

    Académico Viseu FC: António Silva, Rúben Sousa, Aldrin Andrade, Miguel Cortinhas, Diogo Liberato, André Lima, Benjamim João, João Macedo, Eduardo Almeida, Diogo Quintas, Miguel Vieira, Tiago Heber , Dusan Maric, Alejandro Guerra, Kevin Diaz, Matheus Victor

    Treinador: Rafael Ribeiro

    Estamos insatisfeitos pelos resultados que temos tido e obviamente pelo facto de ser contra o Benfica a expectativa para ter um resultado positivo não é melhor. É uma equipa completa com muitas opções e obviamente não será a equipa ideal para defrontarmos neste momento, mas acho que pode ser um jogo interessante para a nossa parte defrontar o Benfica quando estamos a cimentar alguma qualidade de jogo, apesar dos resultados não o comprovarem. Vamos ter de estar perfeitos em todos os capítulos do jogo para podermos contrariar a vantagem do Benfica.”

    SL Benfica: Sergey Hernández, Gustavo Capdeville, Ádám Juhász, Bélone Moreira, Ander Izquierdo, Carlos Martins, Ole Rahmel, Arnaud Bingo, Paulo Moreno, Alexis Borges, Vladimir Vranjes, Demis Grigoras, Tadej Kljun, Leandro Semedo, Luciano Silva, Petar Djordjic

    Treinador: Chema Rodriguez

    Sem declarações feitas aos órgãos de comunicação de antevisão ao duelo com o Académico de Viseu.

    Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.