Época 2016/2017: O que se passou durante o ano?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Depois de Portugal ter falhado a qualificação para o Campeonato Europeu de 2018 na Croácia terminou a época em Portugal. É altura, antes de partirmos de férias, de fazer um rescaldo de tudo o que se passou ao longo deste longo ano.

Vamos começar pelo Campeonato Nacional de Andebol 1. Este ano a principal competição nacional voltou ao seu formato habitual. A primeira fase com 14 equipas que depois se dividem em dois grupos na Fase Final: o grupo A, com as seis melhores equipas da Primeira Fase, onde se decide o campeão e quem se apura para as competições europeias, e o grupo B, o grupo de manutenção.

Este ano ficou marcado pela incerteza com uma grande luta até ao final entre o Sporting CP e o FC Porto. Os azuis e brancos, a certa altura do ano, pareciam estar na frente da corrida (foram invencíveis durante a grande maioria da época) mas os verdes e brancos nunca desistiram e venceram na reta final, mesmo mudando de treinador e com algumas “escorregadelas” (podem agradecer aos rivais SL Benfica a conquista do campeonato).

O Sporting CP qualificou-se para a EHF Champions League, o FC Porto e o SL Benfica qualificaram-se para a EHF Cup (apesar de ainda existirem hipóteses de o FC Porto participar na EHF Champions League) e o ABC para a EHF Challenge Cup, mas decidiu não participar em provas europeias até recuperar o dinheiro investido devido à participação na Champions League este ano. O SC Horta e o AA São Mamede desceram de divisão. O CD São Bernardo e o CD Xico Andebol fazem o caminho inverso.

O Sporting CP voltou aos títulos vários anos depois. Fonte: Sporting CP
O Sporting CP voltou aos títulos vários anos depois
Fonte: Sporting CP
Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andreas Schjelderup com marca pessoal no Sporting x Benfica: 1º golo de penálti pelas águias

Andreas Schjelderup marca pela primeira vez de penálti pelo Benfica. Extremo norueguês abriu o marcador contra o Sporting.

Passaram 44 anos: Eis a última vez que 1 jogador do Sporting falhou um penálti contra o Benfica

Luis Suárez falhou uma grande penalidade no Sporting x Benfica. 1982/1983 foi a última vez que um jogador leonino falhou contra as águias.

Vítor Campelos conduz o NK Celje à conquista da Liga Eslovena

O NK Celje de Vítor Campelos foi sagrado campeão da Liga Eslovena, depois de uma vitória por 2-0 frente ao Mura.

Eis os onzes iniciais do FC Porto x Tondela

O FC Porto recebe o Tondela na 30.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes iniciais dos dois conjuntos.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Pereira após goleada do Nottingham Forest na Premier League: «Estamos vivos e preparados para lutar até ao último jogo»

Vítor Pereira analisou o desfecho do Nottingham Forest x Burnley. Equipa do técnico português goleou por 4-1 na Premier League.

Andreas Schjelderup mostra como se faz a Luis Suárez e adianta Benfica contra o Sporting de penálti

O Benfica colocou-se a vencer o Sporting em Alvalade. Andreas Schjelderup, de penálti, deu vantagem aos encarnados.

WWE WrestleMania (Noite 1): Se calhar é só Mania sem wrestling

A primeira noite da edição de 2026 da WrestleMania já ocorreu, novamente em Las Vegas, tal como no ano passado.