📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Gaia, Boavista FC e Vitoria FC na prova rainha do andebol nacional

- Advertisement -

A edição 2019/2020 da 1ª divisão do campeonato português de andebol – vulgarmente conhecido como Andebol1 – irá contar com a presença de mais dois emblemas do distrito do Porto e um do distrito de Setúbal, são estes: FC Gaia, Boavista FC e o Vitória FC, respetivamente.

Contrariamente àquilo que tem vindo acontecer nos últimos anos, a presente época irá contar com a subida de três equipas à divisão de elite do andebol nacional. Duas por entrada direta – como é o caso dos gaienses e dos axadrezados (1º e 2º classificados da principal prova do 2º escalão) – e uma de forma indireta, em detrimento da desistência do CCR Fermentões que, dessa forma, deixou o seu lugar à disposição.

Assim, ainda que tendo ficado em 4º lugar, atrás do FC Porto B, com um número de pontos insuficiente para garantir o acesso à 1ª divisão, os sadinos puderam festejar à mesma, após a sua 3ª presença numa fase final nos últimos cinco anos.

Isto porque, tanto o Arsenal Devesa como o AC Fafe, recusaram o convite da federação para permanecer na liga, deixando assim, o seu legado para o 4º classificado do 2º escalão, uma vez que em 3º classificado ficou a equipa B dos dragões, e esta nunca poderia subir.

Os “Sadinos” vão participar na 1ªdivisão este ano
Fonte: Vitória FC

Numa altura em que as suas participações na mais ilustre prova nacional estão em contagem decrescente, os três clubes conjuntos recém-chegados não perderam tempo, e, como já seria esperar reforçaram-se em peso, fazendo-se sentir impetuosamente no mercado de transferências deste verão.

Os boavisteiros, por exemplo, abriram mão de seis jogadores, tendo contratado nove.
Neste lote, o destaque vai para o regresso de Nuno Pimenta, pivô de 38 anos (ex-Águas Santas), que regressa ao Bessa 15 anos depois.

O FC Gaia, por sua vez, optou deixar sair seis elementos, e somou nove caras novas no plantel, entre as quais estão a de Hugo Rosário e Tiago Heber, dois jogadores que merecem particular atenção, tanto pelo sua envergadura e capacidade física, como pela sua vasta experiência no andebol nacional.

Por último, o Vitória FC, dos três promovidos o mais discreto na hora de vender e comprar jogadores. Registou apenas três saídas do plantel, e contratou oito praticantes, cinco a título definitivo e três por empréstimo do clube da luz, como é o caso de Tiago Costa, Tiago Silva e Joaquim Nazaré, todos com uma idade inferior aos 20 anos.

Resta agora esperar pelas jornadas inaugurais para perceber quais as metas com que os três clubes (FC Gaia, Vitória FC e Boavista FC) podem sonhar. Uma coisa é certa, emoção não vai faltar!

Foto de Capa: Bola na Rede/Tiago Gomes

Revisto por: Jorge Neves

Fábio Dias Costa
Fábio Dias Costahttp://www.bolanarede.pt
Um jovem estudante com um amor enorme por jornalismo e desporto. Estuda atualmente na Universidade Lusófona do Porto no curso de Ciências e Comunicação. Desde tenra idade é fanático por quase todas as modalidades e, sempre almejou poder desfrutar do melhor dos dois mundos, que, embora paralelos, em muito se complementam - jornalismo e desporto.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim reage ao empate do Manchester United frente ao Wolverhampton

O Manchester United empatou frente ao Wolverhampton, num encontro válido pela 19.ª jornada da Premier League.

Eis o valor da cláusula de rescisão de Sidny no Benfica

Sidny foi confirmado esta terça-feira como reforço do Benfica. O jogador conta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

RD Congo, Senegal e Benim apuram-se para os oitavos de final da CAN

Durante a noite desta terça-feira, a RD Congo, o Senegal e o Benim conseguiram apurar-se para os oitavos de final da CAN.

Lusitânia Lourosa bate Torreense e regressa aos triunfos na Segunda Liga

O Lusitânia Lourosa venceu o Torreense por uma bola a zero, num encontro válido pela 16.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivo Pinto e a carreira de Alen Halilovic: «Era esquerdino, baixinho, tinha ginga, era muito parecida à do Messi. O que complicou foi mesmo...

Ivo Pinto representa atualmente o Fortuna Sittard. O lateral direito português é colega de Alen Halilovic, antiga promessa mundial.

José Sá faz uma das defesas do ano frente ao Manchester United de Ruben Amorim

José Sá está a ser um dos protagonistas do encontro entre o Wolverhampton e o Manchester United, jogo da Premier League.

Chelsea tropeça contra o Bournemouth e Nuno Espírito Santo soma empate

O Chelsea e o Bournemouth empataram a duas bolas durante a noite desta terça-feira, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.