FC Porto 27-30 Sporting CP: Resultado dita luta a dois

- Advertisement -

O clássico deste sábado, em que o Sporting saiu vitorioso (30-29), foi marcado pela estreia de Carlos Martingo no comando técnico do Porto, após a saída de Lars Walther. O pavilhão do FC Porto, Dragão Caixa, tinha a lotação quase esgotada. As equipas entraram em campo separadas por seis pontos, o Sporting em 1.º lugar com 50 pontos e o Porto em 3.º com 44.

Com este resultado, o Porto fica praticamente fora do título – perde três pontos para o Benfica, que venceu o ABC em Braga por 31-30 e fica com 49 pontos – e fica a oito pontos do líder, Sporting, que passa a somar 53 pontos. O Porto tem ficado muito aquém das expectativas nesta fase final do campeonato nacional: soma dois empates, duas derrotas e apenas uma vitória em cinco jogos.

O Sporting começou o jogo mais forte com Frankis Carol a marcar os dois primeiros golos do jogo. O Porto rapidamente se recompôs e, aos sete minutos, já estava em vantagem (4-3). Evidenciava-se Nikola Spelic, a lateral esquerdo, na equipa dos Dragões. Aos 13 minutos, o Sporting a vencer por um golo (6-7) conseguiu superioridade numérica com a exclusão de Daymaro Salina mas o Porto conseguiu anular os ataques precipitados do Sporting e ainda empatar com um golo de Miguel Martins (7-7 aos 15 minutos da primeira parte).

Frankis Carol foi substituído por Edmilson Araújo, que cumpriu muito bem o papel, e o Sporting conseguiu a primeira vantagem de três golos no jogo (9-12 aos 22 minutos). Nesta altura do jogo, a equipa do FC Porto encontrava-se “desnorteada”, com dificuldade em encontrar soluções de ataque. Ao intervalo, depois de uma primeira parte muito equilibrada e bem disputada, o resultado estava empatado 14-14.

O Sporting marcou primeiro na segunda parte por Frankis Carol, o 5º golo do jogador no jogo. O equilíbrio manteve-se entre Porto e Sporting no Dragão Caixa, com o Sporting ligeiramente mais forte. Aos cinco minutos da segunda parte, José Carrillo, ponta esquerda do FC Porto, apontava também o seu quinto golo no jogo (16-17).

Aos cinco minutos e 50, Pedro Portela foi excluído dois minutos por falta defensiva e Francisco Tavares por fazer a substituição de forma ilegal. De espantar é o facto de o Sporting, com dois jogadores a menos, ainda ter conseguido ampliar a vantagem de dois para três golos – fase do jogo muito acesa, com cinco golo em pouco mais de 2 minutos.

Esta boa fase do Sporting foi interrompida por um time out pedido por Carlos Martingo, e pela reação do FC Porto a este time out, com dois golos de Carrillo (20-21 aos 11 minutos).

Carlos Ruesga foi uma baixa de peso na equipa dos leões. Nikcevic também não jogou por lesão
Fonte: Andebol SCP

O Porto ia desperdiçando e, perto dos quinze minutos da segunda parte, o Sporting conseguia uma vantagem de quatro golos pela primeira vez no jogo (21-25) – ia-se notando cada vez mais a ausência de Carlos Ruesga no Sporting, apesar do resultado dilatado. Cláudio Pedroso estava a realizar um grande jogo, não só pelos golos apontados mas também pelas assistências para o pivot do Sporting, Tiago Rocha.

Na fase final do jogo, o Sporting foi gerindo as vantagens de três ou quatro golos com algum controlo, a utilizar bem o tempo de ataque e a dominar o jogo.

Destaque para as exibições de Cláudio Pedroso, que liderou a equipa na fase mais apertada e apontou seis golos. Do lado do Porto, José Carrillo realizou um excelente jogo com oito golos apontados – grande eficácia da ponta esquerda.

Vitória clara do Sporting ao Porto por 30-27, segunda vez esta época em casa do Porto e desde o ano 2000. O Sporting soma a 26ª vitória consecutiva no campeonato e ameaça o recorde do FC Porto (27 vitórias consecutivas). Os leões seguem no 1º lugar a quatro pontos do segundo classificado, Benfica.

O título parece que vai ser disputado entre o Sporting e o Benfica. Faltam apenas cinco jogos e Benfica e Porto ainda se deslocam ao pavilhão João Rocha.

EQUIPAS INICIAIS:

FC Porto:

Alfredo Quintana, António Areia, José Carrillo, Nikola Spelic, Rui SIlva, Daymaro Salina e Angel Zulueta

Sporting:

Aljosa Cudic, Carlos Carneiro, Frankis Carol, Cláudio Pedroso, Pedro Portela, Pedro Solha e Tiago Rocha

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão criticado pela reação à substituição na derrota frente à Lazio: «Deveria mostrar essa raiva em campo»

Rafael Leão reagiu mal ao facto de ser substituído aos 66 minutos da derrota do AC Milan diante da Lazio. Massimo Ambrosini deixou fortes críticas ao português.

Conselho de Disciplina rejeita queixa do FC Porto e absolve Morten Hjulmand

A queixa do FC Porto contra Morten Hjulmand foi rejeitada, esta segunda-feira, pelo Conselho de Disciplina da FPF, que aplicou o princípio do 'field of play doctrine'.

Oskar Pietuszewski destaca-se em registo no qual só Cristiano Ronaldo e Rodrigo Mora fizeram melhor

Com o golo apontado frente ao Moreirense, Oskar Pietuszewski tornou-se o terceiro mais jovem de sempre a marcar três golos ou mais na Primeira Liga.

Antigo selecionador de França arrasa opções no ataque do Lyon de Paulo Fonseca e não poupa ex-Benfica: «É uma catástrofe»

Raymond Domenech apontou o dedo a Endrick e Roman Yaremchuk devido à má fase do Lyon, orientado por Paulo Fonseca. O antigo jogador e treinador do clube disse que o ex-Benfica é uma «catástrofe».

PUB

Mais Artigos Populares

A frustração de Arne Slot no Liverpool: eis as razões apontadas para a quebra da equipa

Arne Slot lamentou a ineficácia e os erros defensivos do Liverpool após o empate frente ao Tottenham. O técnico neerlandês assumiu uma forte frustração com os pontos perdidos nos minutos finais.

Benfica: recurso de José Mourinho rejeitado pelo Conselho de Disciplina

O Conselho de Disciplina da FPF rejeitou o recurso de José Mourinho relativo às suspensões que resultaram da expulsão no Clássico.

Neymar abre o jogo sobre o Mundial 2026: «Esteja presente ou não…»

A participação de Neymar no próximo Mundial continua incerta. No empate entre o Santos e o Corinthians, teve uma exibição discreta, que foi acompanhada de perto por elementos da CBF.