FC Porto versão 2017/2018

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Depois de vários anos com o domínio completo do Andebol em Portugal, os azuis e brancos não vencem qualquer título há dois anos. Apesar de estarem sempre próximos das conquistas, nos momentos decisivos a equipa tem falhado. A época que se segue terá como principal objetivo, certamente, voltar às conquistas.

Os maus resultados das últimas épocas levaram Ricardo Costa a deixar o comando da equipa. Para o seu lugar foi contratado o dinamarquês Lars Walther. O antigo lateral-direito iniciou em 2001 a carreira de treinador nos dinamarqueses do Virum e no seu percurso já passou pelos campeonatos alemão, esloveno, italiano, polaco, romeno e suíço. O treinador soma três títulos de campeão nacional (Wisla Plock, em 2011, na Polónia; Baia Mare, em 2015, na Roménia; e Kadetten, em 2016, na Suíça) e duas Taças (Baia Mare, em 2015; e Kadetten, em 2016).

Em 2011, no ano em que levou ao título o Wisla Plock (clube em que jogam agora o ex-Dragão Gilberto Duarte) foi considerado o melhor treinador na Polónia. De relembrar também que já jogou em Portugal pelo Sporting CP e pelo Marítimo. O treinador foi apresentado dia 20 de julho e definiu os objetivos da época: “O objetivo é levar a equipa para um nível superior. Pelo que vi, penso que a equipa precisa de minimizar os erros que cometia ao longo do jogo, precisa de ser mais estável. Quero que os jogadores percebam como e porquê jogam um determinado tipo de andebol. Quero que todos percebam o que vão fazer, quando têm que o fazer e porquê. Queremos formar uma equipa, porque individualmente nunca vamos ganhar nada.”

Depois de 13 anos a servir os azuis e brancos, Ricardo Moreira termina uma vitoriosa carreira Fonte: FC Porto
Depois de 13 anos a servir os azuis e brancos, Ricardo Moreira termina uma vitoriosa carreira
Fonte: FC Porto

Em relação a transferências, pouco ou nada se tem visto. O ex-capitão Ricardo Moreira terminou a carreira depois de 13 anos ligado ao clube nortenho. Nos azuis e brancos – que representa desde 1997, após os primeiros anos de formação no CPN, de Ermesinde –, Moreira foi por sete vezes campeão nacional (entre 2008/09 e 2014/15), sendo um dos três atletas que estiveram presentes em todas as temporadas do hepta (os outros são Hugo Laurentino e Gilberto Duarte).

Para além disso tem no palmarés duas Taças de Portugal (2005/06 e 2006/07), três Supertaças (2001/02, 2009/10 e 2014/15) e duas Taças da Liga (2004/05 e 2007/08). O pivot Alexis Borges foi emprestado ao FC Barcelona com opção de compra. É provável que o lateral-direito Gustavo Rodrigues abandone a equipa.

Apesar destas saídas o plantel azul e branco vai continuar forte e com condições para lutar por títulos. A contratação de um treinador estrangeiro de qualidade e com a experiência de Lars Walther será também um fator decisivo.

Foto de Capa: FC Porto

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence o Jimbee Cartagena e conquista a Internacional Masters Futsal

O Sporting goleou por 6-2 o Jimbee Cartagena. Com este resultado os leões venceram a Internacional Masters Futsal.

Belenenses vence Lusitano e segue em frente na Taça de Portugal: eis os resultados do dia na Prova-Rainha

O Belenenses derrotou o Lusitano por 2-1. A comitiva dos Cruz de Cristo reservou presença na segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Souffian El Karouani a caminho do Benfica: eis o valor da opção de compra e o modelo para o pagamento dos salários no empréstimo

Souffian El Karouani vai reforçar o Benfica por empréstimo com opção de compra. Esta opção está avaliada em 10 milhões de euros.

Negócio fechado: Deniz Gul troca o FC Porto pelo Galatasaray e já são conhecidos os valores do negócio

Deniz Gul está a caminho do Galatasaray. Negócio está selado, com o avançado a deixar já 11 milhões de euros nos cofres do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha contratação de Souza e vai pagar 0 euros além dos salários: eis todos os detalhes

Souza vai reforçar o FC Porto. Acordo com o Tottenham muito bem encaminhado para empréstimo sem opção de compra.

Famalicão e Gil Vicente empatam 0-0 e FC Porto passa a ser a única equipa só com vitórias na Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente empataram por 0-0 no último jogo de domingo da Primeira Liga. Gilistas perdem primeiros pontos.

Já chegou a Portugal o próximo reforço do FC Porto

Santiago Giménez já está na cidade Invicta. Avançado mexicano prepara-se para reforçar o ataque do FC Porto de Francesco Farioli.