FC Porto versão 2017/2018

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Depois de vários anos com o domínio completo do Andebol em Portugal, os azuis e brancos não vencem qualquer título há dois anos. Apesar de estarem sempre próximos das conquistas, nos momentos decisivos a equipa tem falhado. A época que se segue terá como principal objetivo, certamente, voltar às conquistas.

Os maus resultados das últimas épocas levaram Ricardo Costa a deixar o comando da equipa. Para o seu lugar foi contratado o dinamarquês Lars Walther. O antigo lateral-direito iniciou em 2001 a carreira de treinador nos dinamarqueses do Virum e no seu percurso já passou pelos campeonatos alemão, esloveno, italiano, polaco, romeno e suíço. O treinador soma três títulos de campeão nacional (Wisla Plock, em 2011, na Polónia; Baia Mare, em 2015, na Roménia; e Kadetten, em 2016, na Suíça) e duas Taças (Baia Mare, em 2015; e Kadetten, em 2016).

Em 2011, no ano em que levou ao título o Wisla Plock (clube em que jogam agora o ex-Dragão Gilberto Duarte) foi considerado o melhor treinador na Polónia. De relembrar também que já jogou em Portugal pelo Sporting CP e pelo Marítimo. O treinador foi apresentado dia 20 de julho e definiu os objetivos da época: “O objetivo é levar a equipa para um nível superior. Pelo que vi, penso que a equipa precisa de minimizar os erros que cometia ao longo do jogo, precisa de ser mais estável. Quero que os jogadores percebam como e porquê jogam um determinado tipo de andebol. Quero que todos percebam o que vão fazer, quando têm que o fazer e porquê. Queremos formar uma equipa, porque individualmente nunca vamos ganhar nada.”

Depois de 13 anos a servir os azuis e brancos, Ricardo Moreira termina uma vitoriosa carreira Fonte: FC Porto
Depois de 13 anos a servir os azuis e brancos, Ricardo Moreira termina uma vitoriosa carreira
Fonte: FC Porto

Em relação a transferências, pouco ou nada se tem visto. O ex-capitão Ricardo Moreira terminou a carreira depois de 13 anos ligado ao clube nortenho. Nos azuis e brancos – que representa desde 1997, após os primeiros anos de formação no CPN, de Ermesinde –, Moreira foi por sete vezes campeão nacional (entre 2008/09 e 2014/15), sendo um dos três atletas que estiveram presentes em todas as temporadas do hepta (os outros são Hugo Laurentino e Gilberto Duarte).

Para além disso tem no palmarés duas Taças de Portugal (2005/06 e 2006/07), três Supertaças (2001/02, 2009/10 e 2014/15) e duas Taças da Liga (2004/05 e 2007/08). O pivot Alexis Borges foi emprestado ao FC Barcelona com opção de compra. É provável que o lateral-direito Gustavo Rodrigues abandone a equipa.

Apesar destas saídas o plantel azul e branco vai continuar forte e com condições para lutar por títulos. A contratação de um treinador estrangeiro de qualidade e com a experiência de Lars Walther será também um fator decisivo.

Foto de Capa: FC Porto

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ben Davies analisa derrota contra Portugal e elogia Cristiano Ronaldo: «Um dos melhores jogadores do mundo»

Ben Davies foi titular na derrota do País de Gales diante de Portugal. Defesa analisou o jogo e elogiou Cristiano Ronaldo.

Já é conhecido o árbitro do Noruega x Portugal da Liga das Nações

François Letexier é o árbitro escolhido para apitar o Noruega x Portugal. Este é o segundo jogo da fase de grupos da Liga das Nações.

Sporting: foi a revelação da pré-temporada e deve ser novamente aposta de Rui Borges

Rui Borges deverá ter de apostar em Rodrigo Dias no jogo frente ao Braga. O lateral foi um dos destaques da pré-temporada.

Maxi Araújo prepara-se para assumir novo papel no Sporting

Maxi Araújo vai assumir mais vezes a braçadeira de capitão. Imprensa nacional garante que o ala se prepara para ganhar protagonismo.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire e Mateus Fernandes projetam duelo dos Sub-21: «É um jogo-chave para a qualificação»

Luís Freire e Mateus Fernandes perspetivaram um duelo exigente e decisivo da seleção de Sub-21 portuguesa frente à Bulgária.

Rúben Dias em análise ao Portugal x País de Gales: «Tudo é mais fácil quando as coisas fazem sentido»

Rúben Dias analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

Jorge Jesus e o sentimento da estreia como selecionador nacional: «Uma emoção, o meu país, a minha bandeira, o meu povo»

Portugal venceu o País de Gales por 1-0, no Estádio José de Alvalade. Em conferência de imprensa, Jorge Jesus fez uma análise a alguns acontecimentos do jogo.