📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto versão 2017/2018

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Depois de vários anos com o domínio completo do Andebol em Portugal, os azuis e brancos não vencem qualquer título há dois anos. Apesar de estarem sempre próximos das conquistas, nos momentos decisivos a equipa tem falhado. A época que se segue terá como principal objetivo, certamente, voltar às conquistas.

Os maus resultados das últimas épocas levaram Ricardo Costa a deixar o comando da equipa. Para o seu lugar foi contratado o dinamarquês Lars Walther. O antigo lateral-direito iniciou em 2001 a carreira de treinador nos dinamarqueses do Virum e no seu percurso já passou pelos campeonatos alemão, esloveno, italiano, polaco, romeno e suíço. O treinador soma três títulos de campeão nacional (Wisla Plock, em 2011, na Polónia; Baia Mare, em 2015, na Roménia; e Kadetten, em 2016, na Suíça) e duas Taças (Baia Mare, em 2015; e Kadetten, em 2016).

Em 2011, no ano em que levou ao título o Wisla Plock (clube em que jogam agora o ex-Dragão Gilberto Duarte) foi considerado o melhor treinador na Polónia. De relembrar também que já jogou em Portugal pelo Sporting CP e pelo Marítimo. O treinador foi apresentado dia 20 de julho e definiu os objetivos da época: “O objetivo é levar a equipa para um nível superior. Pelo que vi, penso que a equipa precisa de minimizar os erros que cometia ao longo do jogo, precisa de ser mais estável. Quero que os jogadores percebam como e porquê jogam um determinado tipo de andebol. Quero que todos percebam o que vão fazer, quando têm que o fazer e porquê. Queremos formar uma equipa, porque individualmente nunca vamos ganhar nada.”

Depois de 13 anos a servir os azuis e brancos, Ricardo Moreira termina uma vitoriosa carreira Fonte: FC Porto
Depois de 13 anos a servir os azuis e brancos, Ricardo Moreira termina uma vitoriosa carreira
Fonte: FC Porto

Em relação a transferências, pouco ou nada se tem visto. O ex-capitão Ricardo Moreira terminou a carreira depois de 13 anos ligado ao clube nortenho. Nos azuis e brancos – que representa desde 1997, após os primeiros anos de formação no CPN, de Ermesinde –, Moreira foi por sete vezes campeão nacional (entre 2008/09 e 2014/15), sendo um dos três atletas que estiveram presentes em todas as temporadas do hepta (os outros são Hugo Laurentino e Gilberto Duarte).

Para além disso tem no palmarés duas Taças de Portugal (2005/06 e 2006/07), três Supertaças (2001/02, 2009/10 e 2014/15) e duas Taças da Liga (2004/05 e 2007/08). O pivot Alexis Borges foi emprestado ao FC Barcelona com opção de compra. É provável que o lateral-direito Gustavo Rodrigues abandone a equipa.

Apesar destas saídas o plantel azul e branco vai continuar forte e com condições para lutar por títulos. A contratação de um treinador estrangeiro de qualidade e com a experiência de Lars Walther será também um fator decisivo.

Foto de Capa: FC Porto

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e comenta corrida pela Primeira Liga: «É uma maratona»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

André Lima não concorda com as críticas do Benfica e atira: «Acabou com um justo 2-2»

O antigo jogador e treinador do Futsal do Benfica, André Lima, manifestou-se contra as críticas das águias em relação à arbitragem do encontro frente ao Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Histórico: Moçambique garante apuramento para os oitavos de final da CAN 2025

Moçambique está nos oitavos de final da CAN 2025. A equipa africana não jogou nesta segunda-feira, mas ficou a saber que já é, pelo menos, uma das equipas entre as melhores terceiras classificadas.

Samu Aghehowa responde às críticas após bis pelo FC Porto: «Sigo focado no que faço»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

West Ham de Nuno Espírito Santo faz proposta de 13,7 milhões de euros por alvo do Benfica

O West Ham está de olho na contratação de Rafiu Durosinmi. O avançado nigeriano do Viktoria Plzen está também na mira do Benfica.