Flávio Sá Leite, A catedral do Andebol

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesPara os seguidores do andebol, o nome Académico Basket Clube é algo que está presente no pensamento quando falamos dos principais clubes portugueses. Para os adeptos que pouco conhecem deste desporto, o que eu vou referir a seguir pode deixá-los um pouco espantados…

Por mais conquistas que os “Três Grandes” consigam, e apesar de a qualidade que apresentam, o ABC é o clube português com mais história no andebol nacional e europeu. Mas a história do ABC terá de ficar para outro dia, porque hoje vou escrever sobre a sua “casa”, o Flávio Sá Leite.

Para mim, um dos aspetos que falta melhorar no andebol nacional é a mentalidade dos adeptos. Os benfiquistas têm aparecido cada vez mais no Pavilhão Nº2 da Luz (mas só em jogos grandes), os sportinguistas idem. Houve momentos em que considerei os portistas os adeptos que criavam um melhor ambiente e mais próximo do que se vê na Alemanha, Dinamarca, ou seja, nos principais palcos europeus, mas a época 2015/2016, sem grandes resultados (a mudança da estrutura do Andebol 1 para playoff e a grande campanha na EHF Champions League deixaram mossa, sendo mesmo esta boa prestação o único ponto positivo da época), afastaram os adeptos do Dragão Caixa.

Fonte: ABC
O fantástico apoio dos adeptos tem trazido o ABC de volta à ribalta
Fonte: ABC

Já o Flávio Sá Leite é outro mundo: é um apoio genuíno, um ambiente diferente que se cria naquela catedral amarela (um pouco ao estilo do Signal Iduna Park), são adeptos que vão ao andebol não porque o jogo é contra o FC Porto ou o SL Benfica, mas sim porque é aquilo que estão habituados a fazer desde sempre!

Acredito que se a EHF tivesse permitido que o ABC jogasse a Liga dos Campeões no Flávio Sá Leite, os resultados do ABC teriam sido diferentes e a Europa teria ficado com outra ideia dos seus adeptos. Se alguma vez quiser sentir verdadeiramente o que é o andebol no seu estado mais genuíno, e não quiser sair de Portugal, dirija-se a Braga para ver um jogo do ABC (ou aqui ao Alentejo, mais propriamente a Serpa, onde também se vive um ambiente magnífico nas tardes de sábado).

Foto de capa: ABC

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas confirma interessados em Victor Froholdt e elogia: «Um dos candidatos a jogador do ano»

André Villas-Boas jantou com os deputados adeptos do FC Porto. Antes da refeição, o presidente dos dragões falou de Victor Froholdt.

André Villas-Boas e os rumores de José Mourinho a caminho do Real Madrid: «Não sou adepto do Real Madrid, mas é o treinador mais...

André Villas-Boas jantou com os deputados adeptos do FC Porto. Antes da refeição, o presidente dos dragões falou de José Mourinho.

André Villas-Boas faz confidência sobre Diogo Costa: «Fiz-lhe o desafio de no próximo ano envergar a camisola número 2 do FC Porto»

André Villas-Boas jantou com os deputados adeptos do FC Porto. Antes da refeição, o presidente dos dragões falou de Diogo Costa.

André Villas-Boas revela estado de Jan Bednarek depois do violento assalto: «Encontra-se agora com o seu pai a recuperar do impacto psicológico»

André Villas-Boas jantou com os deputados adeptos do FC Porto. Antes da refeição, o presidente dos dragões falou de Jan Bednarek.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas perspetiva mercado do FC Porto: «A ideia base é manter o plantel e manter os jogadores mais importantes»

André Villas-Boas jantou com os deputados adeptos do FC Porto. Antes da refeição, o presidente dos dragões falou de mercado.

André Villas-Boas garante Francesco Farioli no FC Porto na próxima época: «Há mudanças abruptas às vezes, mas estou confiante que se manterá»

André Villas-Boas jantou com os deputados adeptos do FC Porto. Antes da refeição, o presidente dos dragões falou de Francesco Farioli.