Flávio Sá Leite, A catedral do Andebol

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesPara os seguidores do andebol, o nome Académico Basket Clube é algo que está presente no pensamento quando falamos dos principais clubes portugueses. Para os adeptos que pouco conhecem deste desporto, o que eu vou referir a seguir pode deixá-los um pouco espantados…

Por mais conquistas que os “Três Grandes” consigam, e apesar de a qualidade que apresentam, o ABC é o clube português com mais história no andebol nacional e europeu. Mas a história do ABC terá de ficar para outro dia, porque hoje vou escrever sobre a sua “casa”, o Flávio Sá Leite.

Para mim, um dos aspetos que falta melhorar no andebol nacional é a mentalidade dos adeptos. Os benfiquistas têm aparecido cada vez mais no Pavilhão Nº2 da Luz (mas só em jogos grandes), os sportinguistas idem. Houve momentos em que considerei os portistas os adeptos que criavam um melhor ambiente e mais próximo do que se vê na Alemanha, Dinamarca, ou seja, nos principais palcos europeus, mas a época 2015/2016, sem grandes resultados (a mudança da estrutura do Andebol 1 para playoff e a grande campanha na EHF Champions League deixaram mossa, sendo mesmo esta boa prestação o único ponto positivo da época), afastaram os adeptos do Dragão Caixa.

Fonte: ABC
O fantástico apoio dos adeptos tem trazido o ABC de volta à ribalta
Fonte: ABC

Já o Flávio Sá Leite é outro mundo: é um apoio genuíno, um ambiente diferente que se cria naquela catedral amarela (um pouco ao estilo do Signal Iduna Park), são adeptos que vão ao andebol não porque o jogo é contra o FC Porto ou o SL Benfica, mas sim porque é aquilo que estão habituados a fazer desde sempre!

Acredito que se a EHF tivesse permitido que o ABC jogasse a Liga dos Campeões no Flávio Sá Leite, os resultados do ABC teriam sido diferentes e a Europa teria ficado com outra ideia dos seus adeptos. Se alguma vez quiser sentir verdadeiramente o que é o andebol no seu estado mais genuíno, e não quiser sair de Portugal, dirija-se a Braga para ver um jogo do ABC (ou aqui ao Alentejo, mais propriamente a Serpa, onde também se vive um ambiente magnífico nas tardes de sábado).

Foto de capa: ABC

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho desiludido com Rui Costa

José Mourinho encontra-se desiludido com Rui Costa. O treinador esperava que o presidente falasse com ele sobre o futuro.

‘Crise’ para o AVS SAD: Sporting com craques indisponíveis e outros jogadores em risco

O Sporting não vai poder contar com uma série de jogadores para o encontro frente ao AVS SAD, para a 31.ª jornada da Primeira Liga.

Não há volta a dar: Hidemasa Morita de saída do Sporting

Hidemasa Morita prepara-se para deixar de ser jogador do Sporting após o final da época, já que está em final de contrato.

Luís Tralhão responde ao Bola na Rede: «É o dilema de uma equipa que gosta de dominar o jogo e sabe que a qualquer...

Luís Tralhão analisou a vitória do Torreense sobre o Fafe. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Mário Ferreira agradece aos adeptos do Fafe e destaca trajeto na Taça de Portugal: «Algo que o clube e a cidade nunca vão esquecer»

Mário Ferreira fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal.

Filipe Cardoso não esconde frustração e não esquece percurso do Fafe na Taça de Portugal: «Orgulho enorme na caminhada, eliminámos 3 equipas da Primeira...

Filipe Cardoso fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal e terminou com apuramento do Torreense.

David Bruno foi herói no apuramento do Torreense: «Estava guardado para um grande momento»

David Bruno fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal e terminou com apuramento do Torreense.