- Advertisement -

Quando chegou a Alvalade tinha apenas 17 anos. Era ainda júnior o jogador do Académico de Leiria chegado ao Sporting em 2007. Começou a ganhar de imediato – dois campeonatos nacionais de juniores na formação do Sporting CP e integração quase instantânea na equipa principal de andebol. A partir da chegada ao clube, Pedro Portela foi-se tornando um pilar da equipa e uma incontornável figura do andebol do Sporting. O ponta direita contabilizou um total de 476 jogos, nas 11 épocas de leão ao peito, uma média de 43 jogos por época. Um número digno de destaque, assim como os golos marcados. Canhoto e com muita técnica, qualquer guarda redes teme quando vê Pedro Portela na sua direção em posição de remate. No Sporting, foram 2287 os golos marcados – 208 golos por temporada.

Estreou-se pela Seleção Nacional no dia 28 de dezembro de 2011, precisamente na sua cidade natal, em Leiria. Em 2010, foi vice-campeão europeu de sub-20.

Pedro Portela esteve presente nas duas Challenge Cup conquistadas pelo Sporting, em 2010 e em 2017 – é um dos quatro jogadores que venceu ambas (juntamente com Bosko Bjelanovic, João Pinto e Pedro Solha. Foi uma peça fundamental nos campeonatos conquistados no ano anterior e já esta época, sagrando-se bicampeão. Um feito que não era alcançado pelo clube de Alvalade há mais de 30 anos.

Pedro Portela, durante os 11 anos no clube, tornou-se num dos favoritos dos adeptos leoninos
Fonte: Sporting CP

Ainda no clube que representou tanto tempo, conquistou três taças de Portugal e uma supertaça. Foi ainda distinguido com os prémios Stromp na categoria especial Europeu, em 2010, e na categoria de atleta do ano, em 2014.

Com o lugar cimentado na seleção nacional, o ponta direita de 28 anos procura um novo desafio e vai rumar a França. Numa das melhores ligas do mundo, Pedro Portela vai jogar pelo Tremblay, equipa que acabou o campeonato francês em 11º, muito perto da despromoção. De qualquer forma, relançar a carreira em França abre a Pedro Portela novos horizontes e uma recompensa só ao alcance dos melhores jogadores de andebol portugueses – jogar numa das melhores ligas do mundo, como é o caso do campeonato francês.

Com certeza que se continuarão a ouvir muitas coisas boas deste magnifico ponta direita. Um jogador com atitude exemplar, de grande qualidade técnica, e que sai do Sporting CP pela porta grande – bicampeão nacional e indiscutivelmente um dos melhores pontas do campeonato nacional.

A despedida foi em lágrimas, no pavilhão João Rocha no dia 19 de maio. Foi um prazer para qualquer apreciador de andebol ver este Pedro Portela jogar em Portugal e ainda maior o de vê-lo dar o salto para o Tremblay. Espera-se agora que corresponda e continue a sua invejável carreira, agora, em terras gaulesas.

Foto de Capa: Sporting CP

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez comenta escolhas no 11 inicial de Portugal para a estreia no Mundial 2026

Roberto Martínez explicou as escolhas do 11 inicial de Portugal frente à RD Congo. Jogo é já esta quarta-feira pelas 18h00.

Surpresa: Marco Silva quer ver jogador que fez apenas 5 jogos pelo Benfica B em 2025/26

Marco Silva quer analisar Joshua Wynder na próxima pré-temporada do Benfica. O defesa vai tentar convencer o novo treinador das águias.

AC Milan em mudanças: diretor desportivo português pode acompanhar Ruben Amorim

O AC Milan está em busca de um novo diretor desportivo e José Boto é um dos nomes que interessa aos rossoneri.

Voleibol: Benfica anuncia Sakis Psarras como novo treinador da equipa masculina

O Benfica anunciou esta quarta-feira a contratação do treinador grego Sakis Psarras para as próximas duas temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Portugal x RD Congo na estreia lusa no Mundial 2026

Portugal e RD Congo têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Atenção: Já são conhecidos os 11s oficiais do Portugal x RD Congo

Portugal enfrenta a RD Congo na primeira jornada da fase de grupos do Mundial 2026. Fica com os onzes iniciais da partida.

Vasco Matos pode rumar à Grécia: eis o que o Bola na Rede sabe

O PAOK está interessado em Vasco Matos. Técnico português encontra-se em conversações com o emblema da Grécia.