- Advertisement -

Quando chegou a Alvalade tinha apenas 17 anos. Era ainda júnior o jogador do Académico de Leiria chegado ao Sporting em 2007. Começou a ganhar de imediato – dois campeonatos nacionais de juniores na formação do Sporting CP e integração quase instantânea na equipa principal de andebol. A partir da chegada ao clube, Pedro Portela foi-se tornando um pilar da equipa e uma incontornável figura do andebol do Sporting. O ponta direita contabilizou um total de 476 jogos, nas 11 épocas de leão ao peito, uma média de 43 jogos por época. Um número digno de destaque, assim como os golos marcados. Canhoto e com muita técnica, qualquer guarda redes teme quando vê Pedro Portela na sua direção em posição de remate. No Sporting, foram 2287 os golos marcados – 208 golos por temporada.

Estreou-se pela Seleção Nacional no dia 28 de dezembro de 2011, precisamente na sua cidade natal, em Leiria. Em 2010, foi vice-campeão europeu de sub-20.

Pedro Portela esteve presente nas duas Challenge Cup conquistadas pelo Sporting, em 2010 e em 2017 – é um dos quatro jogadores que venceu ambas (juntamente com Bosko Bjelanovic, João Pinto e Pedro Solha. Foi uma peça fundamental nos campeonatos conquistados no ano anterior e já esta época, sagrando-se bicampeão. Um feito que não era alcançado pelo clube de Alvalade há mais de 30 anos.

Pedro Portela, durante os 11 anos no clube, tornou-se num dos favoritos dos adeptos leoninos
Fonte: Sporting CP

Ainda no clube que representou tanto tempo, conquistou três taças de Portugal e uma supertaça. Foi ainda distinguido com os prémios Stromp na categoria especial Europeu, em 2010, e na categoria de atleta do ano, em 2014.

Com o lugar cimentado na seleção nacional, o ponta direita de 28 anos procura um novo desafio e vai rumar a França. Numa das melhores ligas do mundo, Pedro Portela vai jogar pelo Tremblay, equipa que acabou o campeonato francês em 11º, muito perto da despromoção. De qualquer forma, relançar a carreira em França abre a Pedro Portela novos horizontes e uma recompensa só ao alcance dos melhores jogadores de andebol portugueses – jogar numa das melhores ligas do mundo, como é o caso do campeonato francês.

Com certeza que se continuarão a ouvir muitas coisas boas deste magnifico ponta direita. Um jogador com atitude exemplar, de grande qualidade técnica, e que sai do Sporting CP pela porta grande – bicampeão nacional e indiscutivelmente um dos melhores pontas do campeonato nacional.

A despedida foi em lágrimas, no pavilhão João Rocha no dia 19 de maio. Foi um prazer para qualquer apreciador de andebol ver este Pedro Portela jogar em Portugal e ainda maior o de vê-lo dar o salto para o Tremblay. Espera-se agora que corresponda e continue a sua invejável carreira, agora, em terras gaulesas.

Foto de Capa: Sporting CP

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Olympique Marselha oficializa contratação de Quinten Timber ao Feyenoord

Quinten Timber foi confirmado como o mais recente reforço do Marselha. O médio neerlandês chega a França, onde terá a sua primeira experiência fora dos Países Baixos.

Tondela pode contratar defesa-central português que já passou pelo Sporting e pelo Braga

O Tondela está muito perto de contratar João Silva ao Sport Recife num negócio de empréstimo até ao final da temporada.

Sporting: Luis Suárez entre o 11 ideal da jornada 7 da Champions League

Luis Suárez está na equipa da semana da Champions League, depois de ter bisado pelo Sporting contra o PSG.

Estrela Amadora inscreve médio que chega do PSG e pode ser utilizado contra o Benfica

O Estrela Amadora já inscreveu Eddy Doué na Liga. Médio-defensivo ainda não foi oficializado pelo clube tricolor.

PUB

Mais Artigos Populares

Na Pedreira não há Floresta que cresça: Minhotos nunca controlaram mas acabaram por triunfar | Braga 1-0 Nottingham Forest

Assim, o Braga sobreviveu num jogo difícil no qual nenhuma das equipas assumiu o controlo durante o jogo. Esta vitória não só é importante relativamente às contas para o apuramento direto para as eliminatórias da Europa League, como também para a moral do grupo e dos adeptos, que ainda não esqueceram as derrotas diante do Vitória SC e do Fafe.

FPF vai liquidar de imediato cerca de 2,6 milhões de euros após notificação da Segurança Social

A Federação Portuguesa de Futebol paga, de imediato, dívida relativa a contratos com a Femacosa, de Fernando Santos. Eis o comunicado oficial.

Pep Guardiola elogia Bernardo Silva e Rúben Dias e elege a melhor equipa do mundo na atualidade

Pep Guardiola elogiou o grupo de capitães do Manchester City e elegeu o Arsenal como a melhor equipa da atualidade.