📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

O Sporting, o Porto e o Madeira Sad conseguiram seguir em frente nas competições europeias. Prestações gigantes para as equipas portuguesas que têm agora mais trabalho pela frente. O Benfica não teve a mesma sorte e foi eliminado da Taça EHF.

O Sporting nem precisou de jogar as duas finalíssimas que completavam o calendário da fase de grupos da Liga dos Campeões. Bastou uma frente ao Besiktas Mogaz para levar os leões à próxima fase da prova – um feito inédito, que nenhuma equipa portuguesa alcançou até hoje no novo formato da competição. O Tatran Presov acabou por ser derrotado pelo Chekhovski Medvedi, antecipando o apuramento dos verde e brancos, que asseguraram o 2º lugar do grupo. Agora falta o playoff de acesso aos 1/8 de final.

O rendimento do Sporting na prova é, de facto, espetacular – em nove jogos, registaram sete vitórias e duas derrotas (ambas em casa), e um total de 276 golos marcados (segundo melhor registo do grupo) e 248 sofridos (terceira melhor defesa do grupo) – um saldo positivo de 28 golos.

O caminho até agora é impressionante e destaco, ainda, a posição de Carlos Ruesga na lista de melhores marcadores. O espanhol é o 8º jogador com mais golos da Liga dos Campeões, com 46 tentos (16% dos golos do Sporting): um pilar essencial do plantel, treinado por Hugo Canela.

O Benfica e o Porto tinham uma tarefa muito complicada na 3ª eliminatória da Taça EHF.

O Porto, ao contrário daquilo que seria esperado, conseguiu virar a eliminatória frente ao 2º classificado da Bundesliga, Magdeburg, e apurar-se para a fase de grupos. Uma exibição de excelência premiou os dragões com uma vitória por 34-27. Os alemães, que já venceram a Liga alemã e eram favoritos, traziam uma vantagem de 3 golos do 1º jogo, mas o Porto mostrou um andebol de excelência e de grande eficácia. O Magdeburg foi finalista da Taça EHF no ano passado, ficando, nesta fase, pelo caminho. Com base naquilo que o Porto mostrou nesta eliminatória, é justo dizer que a equipa portuguesa pode ter uma palavra a dizer nesta competição.

O Porto tinha pela frente uma tarefa quase impossível: eliminar os alemães do Magdeburg
Fonte: FC Porto

O Madeira Sad também tem motivos para festejar. Os madeirenses venceram os dois jogos da 3ª eliminatória e garantiram um lugar nos 1/8 de final da Taça Challenge. Frente ao JD Techniek Hurry-Up, o Madeira Sad venceu por 21-37 no 1º jogo e por 32-28 no 2º –domínio da equipa portuguesa, com um resultado bastante expressivo no agregado das duas mãos (69-49).

Já o Benfica foi eliminado pelo Hannover-Burgdorf, que ocupa o 10º lugar da Bundesliga. Os alemães venceram o 1º jogo da eliminatória por cinco golos, o que acabou por sentenciar as águias – um empate no 2º jogo a 33 golos não serviu para o Benfica seguir em frente na prova.

O Benfica sentiu grandes dificuldades frente aos alemães do Hannover-Burgdorf
Fonte: SL Benfica

A prestação das equipas portuguesas é, até agora, muito positiva: o Sporting apresenta o maior destaque ao alcançar uma vitória inédita do andebol português. É um grande sinal para o futuro. O Porto tinha uma tarefa quase impossível, mas conseguiu surpreender o Magdeburg e chegar à fase de grupos da Taça EHF, contrariando a teórica superioridade dos alemães. O Madeira Sad correspondeu às expetativas e o Benfica acabou por cair perante outra equipa alemã, o Hannover-Burgdorf.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Sporting CP

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Rui Costa quer atingir os 500 mil sócios: «Reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

PUB

Mais Artigos Populares

Hugo Oliveira após derrota no Dragão: «Vou ser honesto convosco, sinto orgulho»

O Famalicão perdeu com o FC Porto por 4-1 e foi eliminado da Taça de Portugal. Declarações de Hugo Oliveira em conferência de imprensa.

André Lima critica arbitragem do Santa Clara x Sporting: «Faltava o penálti fantasma para a Taça»

O Santa Clara x Sporting proporcionou várias reações e uma delas é de André Lima, antigo jogador de futsal do Benfica.

Francesco Farioli e a evolução de Samu: «O que está a fazer agora é muito melhor do que antes»

O FC Porto venceu o Famalicão por 4-1 e avançou na Taça de Portugal. Declarações de Francesco Farioli em conferência de imprensa.